Isto é, um rendimento total de 76 753 euros. Como património imobiliário possui um prédio urbano em Évora e dois prédios rústicos em Elvas.
Isto é, um rendimento total de 76 753 euros. Como património imobiliário possui um prédio urbano em Évora e dois prédios rústicos em Elvas.

Conforme os acordos estabelecidos entre os dois paises, e de forma a que a construção do tramo Évora / Mérida possa contar com financiamento europeu, a futura estação tem já proposta de localização, tendo sido publicado no diário oficial espanhol a proposta de situa-la bem junto à linha de fronteira em território espanhol mas com infraestruturas no Concelho de Elvas.
Também o nome da estação está aprovado pelo estado espanhol, e ao contrário do que o Zé de Mello avançou à umas semanas, na proposta apresentada a Estação Internacional deverá chamar-se Badajoz-Elvas e não Badajoz-Caia.
A proposta do Ministerio de Fomento, que se encontra em discussão pública, indica que a Estação do TGV Ibérico terá as plataformas e edificios no lado espanhol e algumas infraestruturas no lado português como seja um parque de estacionamento, ao qual se acederá por uma ponte pedonal sobre o Rio Caia.
No projecto espanhol, que deverá depois ser aprovado pelos dois paises, a estrutura terá seis vias de bitola internacional com quatro plataformas, e duas de bitola ibérica com uma plataforma.
SOCIEDADE
2006 - Equipas "Um Dia pela Vida" de Elvas da Liga Portuguesa contra o Cancro
2005 - José Rondão Almeida
DESPORTO
2007 - Clube Elvense de Natação
2006 - Vanda Santos
2005 - Clube de Futebol "Os Elvenses"
CULTURA
2007 - Museu de Arte Contemporanea de Elvas - Colecção António Cachola.
2006 - Festival Internacional de Folclore Povos do Mundo
2005 - Festival de Música de Câmara de Elvas
ECONOMIA
2007 - Grupo Nabeiro / Loja Alentejo
2006 - Azeite Ouro d'Elvas - Sociedade Agrícola Fonte do Pinheiro
2005 - Eventos no Centro de Negocios Transfronteiriço
INTERNET
2007 – www.rr-elvas.com
2006 - http://www.tudoben.com/
2005 - http://www.radioelvas.com/
BLOGOSFERA
2007 – www.disfuncionais.com
2006 - fotografosdeelvas.blogspot.com
Para além destes galardoados, na edição’07 foi distinguida com um Prémio Especial D. Maria José Rijo, como reconhecimento à mulher, avó, poetisa, artesã da alma e dos seus afazeres, por toda uma vida de mais de 80 anos e pelo amor que transmite aqueles que a conhecem e a todos a que a cumprimentamos.
As nomeações serão conhecidas dia 19 de Dezembro, e até lá podem os visitantes do blogue enviar sugestões de nomeações para zedemelo@gmail.com.
Este ano serão seis as áreas a premiar (Sociedade, Desporto, Cultura, Economia, Blogosfera Elvense e Blogosfera Regional).
- Circular à Cidade - 3ª Fase;
- Requalificação Paisagistica, Ambiental e Urbana da Parada do Castelo;
- Requalificação Paisagistica, Ambiental e Urbana da Encosta Sudoeste às Muralhas - Viaduto;
- Requalificação Paisagistica, Ambiental e Urbana do Jardim das Laranjeiras;
- Programa de Salvaguarda e Recuperação de Elvas - Reabilitação de Infraestruturas - 6ª Fase;
- Recuperação e Reconversão Urbanistica no Centro Histórico;
- Recuperação Ambiental e Paisagistica da Envolvente às Muralhas;
- Estudo sobre os Espaços Verdes Urbanos;
- Dinamização de Actividades Culturais em Espaço Urbano;
- Criação de Roteiros e Circuitos Urbanos;
- Iluminação dos Monumentos;
- Acções Associadas à Animação da Parceria Local e á Dinamização do Programa de Acção.
O eixo iberico, quando este completo, deverá ter as seguintes caracteristicas, dotações e vocações:
- Infraestruturas de comunicação de primeira ordem, que deverão ser acompanhadas de ramais e ramificações conexas, capilares e multimodais. Por uma parte, o TGV Madrid-Lisboa que o recorrerá em tempo record; e, por outro lado, a auto-estrada que une já Lisboa a Madrid.
- Intercomunicação aeroportuaria nacional e internacional, desde os aeroportos antigos e novos de Madrid, Lisboa, Extremadura e Beja.
- Um sistema portuario conexo e com implantação internacional: Lisboa, Sines, Setúbal e Huelva.
- Uma plataforma logistica conjunta do Sudoeste Ibérico na Eurocidade Elvas/Badajoz.
- Vários AECT (Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial) eurocomarcais fronteiriços, para integrar a fronteira (caso do ExtremAlentejo).
- Um AECT para a Euroregião Alentejo, Centro e Extremadura, que permita desenvolver o espaço fronteiriço, de uma vez por todas.
- Um AECT na Eurocidade Elvas/Badajoz, para desenvolver este centro urbano hegemónico iberico.
- Parques cientificos e tecnologicos nacionais de Madrid e Lisboa e internacionais na fronteira.
- Europarques empresariais capitais e fronteiriços, organizados en cluster e dotados de novas tecnologias e amientalmente adaptados.
- Uma rede educativa e de saúde independentes e dotações euroregionais binacionais conjuntas e sinergicas na prestação de serviços de qualidade e multifuncionais aos cidadãos fronteiriços.
- Uma definição do Espaço Europeu de Ensino Superior adaptado às caracteristicas, condições, necessidades e oportunidades do Espaço Iberico e Euroregional.
- Um desenvolvimento bilingue ou trilingue fronteiriço (espanhol, português e inglês).
- Uma melhoria cultural, demografica e de actividade economica e de emprego nos espaços interiores (actualmente desertificados populacionalmente), onde a redifinição do conceito de qualidade de vida, propiciando um meio social mais desenvolvido para o turismo, mas também para a vivência e o investimento.
Confiamos no bom trabalho conjunto de Portugal e España para construir e dotar de progresso e desenvolvimento o eixo iberico Madrid – Lisboa ao completo.
Ontem o canal autonomico da Extremadura apresentou um fantastico documental na rubrica Esfera sobre as vivências das populações que vivem na raia.
Imperdível!http://extremaduratv.canalextremadura.es/tv-a-la-carta/videos/esfera-3-diciembre
GABINETE DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA Nº 17
edição: Zé de Mello publicado a 27 de Março'08
Não existem informações em línguas estrangeiras, alguns espaços estão em actualização e o mais grave não existem imagens apelativas! Apenas uma imagem muito "rádio elvas"! Já é tempo demais não acham!"
Como este Velho Conselheiro variadissimas vezes aqui alertou a passagem do serviço público de abastecimento de água à população do Concelho para o sector privado, pode tornar-se num presente envenenado. Olhe-se o que se passa aqui ao lado em Campo Maior.
Cuidado Elvenses!
Recordamos mais uma vez, e conforme se pode ler também aqui, ou na legislaçao que cria o SUB de Elvas que as urgências do Hospital de Sta. Luzia poderão ser apenas asseguradas por dois médicos e dois enfermeiros e ponto final. O Regedor tem "apertado" com o Ministério mas só conseguiu um carácter excepcional que acalme o povinho em época pré eleitoral.
Cuidado Elvenses!
Apartir deste sábado o Coliseu de Elvas recebe uma pista de gelo, que poderá tornar-se um atractivo para chamar à Cidade os forasteiros e quem sabe levá-los até ao Centro Histórico, para que junto dos comercios locais aproveitem para adquirir algumas prendas de natal.
Para tal é necessário lançar uma campanha junto dos utilizadores deste espaço, principalmente aos fins-de-semana, oferecendo-lhes a possibilidade de adquirir vários produtos no comércio tradicional do burgo. Lojas abertas, espaços de bar e cafetaria abertos e uma boa equipa de promoção no Coliseu podem salvar o Natal economico de empresários do Centro da Cidade.
Re-infraestruturar os Bairros Periféricos da Cidade, nomeadamente rede de água e esgotos.
O tempo da travesia do deserto parece que está findando. Muitos foram os blogues que este Velho Conselheiro aqui anunciou e recomendou que tinham a sua origem ou a sua temática base no nosso Concelho. Hoje uma nova listagem de blogues se unem à blogosfera elvense:
http://www.elvascidadeviva.blogspot.com/
http://elvasmelhor.blogspot.com/
http://flama-unex.blogspot.com/
http://sorayabranco.blogspot.com/
Benvindos e longa vida a estes novos espaços!
Recordemos que um acordo internacional deste género já existe entre o Norte de Portugal e a Galiza, onde se incluí a Eurocidade Chaves / Verín, e que se prepara para usufruir de 97 milhões de euros.
É a hora de toda a região Alentejo e a Extremadura avançarem para esta realidade, e urge que Elvas e Badajoz se criem como Capital desta futura Euroregião, avançado em direcção à criação da Eurocidade.
Várias e repetidas vezes já chamou este Velho Conselheiro a atenção para a urgência da criação e promoção nacional e além fronteiras da marca ELVAS.
Quem não tem visibilidade não existe. E Elvas, cidade, produtos, comércio e serviços não existem!
Um plano de marketing institucional, criando uma imagem forte, à qual se uniriam empresas e produtos locais, é à muito urgente para dar uma vida renovada à Cidade que cada vez tem menos empresários de sucesso, menos visitantes e imensas potencialidades!
Fica o conselho ao Palácio para esta urgência, recordada recentemente pelas novas associações empresariais.
Chegou recentemente à caixa postal dos Elvenses uma folha publicitária do Palácio do Regedor alertando para o facto de a Requalificação do Centro Histórico ser um projecto global e estudado visando um melhor Centro Histórico para quem lá habita, para quem por lá circula e para os que visitam o burgo.
Depois de enumerar várias obras que totalizam um esforço financeiro neste projecto que ultrapassa os 20 milhões de euros, o Gabinete do Regedor, anuncia, ou reanuncia, alguns projectos:
- Colocação de contentores subterrâneos, ao igual de outras muitas outras localidades. O lixo no Centro depois das 19.00h transmite ainda mais a ideia de deserto em que o mesmo se transforma apartir de essa hora.
- Requalificação do Parque Habitacional, onde além dos projectos nacionais (Recria e Solarh), o maldito Elvas, Cidade Branca, promete continuar a desvirtuar o Centro Histórico.
- Requalificar o Jardim das Laranjeiras e a Parada do Castelo, dois projectos ao abrigo do Programa Polis que espera este Velho Conselheiro transformem estes dois espaços em dignos representantes da nobreza da nossa Cidade.
- Requalificação do viaduto das Portas de Évora.
- Iluminação de Monumentos, uma obra repetidamente anunciada, e orçamentada, que não passa de intenção à vários mandatos.
- Criação de microclima na zona comercial. Até que enfim!
- Sinalização turística e abertura de monumentos. Até que enfim!
- Higiene canina nas ruas, mas por enquanto só as comerciais e no Centro Histórico.
- Zona de Estacionamento para residentes - só com habitantes o Centro Histórico tem futuro!
- Requalificação do Largo do Mamarracho (da Misericórdia), já assim denominado pelo Regedor!
- Incentivos financeiros aos jovens casais para a sua fixação no Velho Burgo.
- Plano Geral de urbanismo e gestão da zona histórica.
- etc...
Nunca Elvas ou o Alentejo assistiram um espectáculo com o glamour, charme, elegancia e qualidade daquele que o Palácio apelidou de "Maior Musical do Alentejo". Parabéns a quem organizou (José Gonçalez) e aos que rumaram ao multiusos elvense para assistir a este espectáculo.
A agenda destes últimos dias de outubro, fez com que os Elvenses andassem de evento em evento até finalizar na grande gala de amanhã. Vamos por partes.
O Palácio do Regedor recebeu a itinerância que a Comissão instaladora da nova Região de Turismo está a efectuar pelo Alentejo, para alargar este evento a uma iniciativa que reuniu vários oradores para falar do Turismo. O destaque vai para uma proposta tendente à criação em Elvas de um pólo da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, bem como a intenção de qualificar Elvas, como um dos seis primeiros destinos turísticos de referência ao nível de todo o Alentejo.
Horas depois foi a vez da ADE efectuar o seu encontro-debate "“comércio, indústria e serviços”, numa sessão de casa cheia no Grémio.
Para finalizar o Coliseu Cidade de Elvas tem a inauguração dos 4 bares exteriores e a Gala do 2º aniversário, com apresentação de José Carlos Malato e as actuações de Simone de Oliveira, Mafalda Arnauth, Lenita Gentil, Rita Guerra e António Pinto Basto.
Bom Fim de Semana a todos e a todas.
Texto enviado por Endovelico Bronconcios
Quando comecei a escrever estas linhas, fiquei na dúvida sobre se devia ou não escreve-las, mas depressa fiquei sem dúvidas e resolvi abordar o demagogo e sua demagogia. Decidi ir verificar se as definições que constam nos vários dicionários ainda eram as mesmas.
Vamos ver o que o dicionário da P.E. nos diz sobre o que é um demagogo - indivíduo que excita as paixões do povo, mostrando-se defensor dos seus interesses, mas tendo em vista a prossecução dos seus próprios pontos de vista.
Reli pausadamente um prospecto em folha A4 azul e letras a negro emanado do Palácio do Regedor e por ele assinado.
Parece que a Regedoria dá ouvidos a boatos, pois a génese desse comunicado tem como inspiração um boato.
Peço desculpa, mas quando se gasta o nosso dinheiro para desmentir boatos, temos aí o espelho de quem nos governa.
Bem, vamos lá ver qual é o boato, ou a desculpa para que e em nome do boato façamos apologia da demagogia.
Perguntei a alguns Elvenses, e em verdade nada sabiam do boato, aquilo que sim sabiam era que a Igreja do Cemitério estava fechada para umas supostas obras de recuperação, este era o boato, e fala o célebre prospecto azul que a Capela do Complexo, não o do cemitério, está aberta a todos.
Mas afinal, em que ficamos, seremos agora obrigados a deixar de que a Igreja fique fechada porque alguém tem interesse em que seja usada a Capela do Complexo.
Mas que obras, se no interior da mesma nem andaimes existem.
É um boato, e como a Igreja está fechada a 7 chaves, sempre o Regedor pode ir inventando os boatos que quiser para assim fazer "propaganda" da Capela, e defender mais uma privatização.
Mas não fiquem boquiabertos, se no próximo dia de Finados quem ao Cemitério for, encontrar a Igreja de S. Francisco vulgo do Cemitério, de portas abertas ao culto, ostentando uma bonita passadeira vermelha que também cobre o Altar Mor.
Estas foram as tão apregoadas obras de restauro
Pura Demagogia de um demagogo, ou a defesa de algo com mais interesse.
Apresentada como um grande espectáculo de música portuguesa, onde irão estar presentes nomes consagrados (???????) do panorama da canção portuguesa. Sem mais!
As entradas oferecidas aos portadores dos cartões sociais do Município já estão à disposição dos mesmos, bem como as entradas a preços populares para quem se queira unir à Festa do Coliseu Cidade de Elvas.
Quantas fotografias do Regedor aparecem no último Boletim do Palácio?
- Ocupação Municipal Temporária de Jovens, Ocupação Municipal de Tempos Livres, pagamento dos medicamentos aos idosos e a isenção do pagamento de água nos primeiros 3 metros cúbicos, são iniciativas que partiram do PS e da equipa de Rondão Almeida.
- Cartão do Idoso (Idade de Ouro), Cartão Jovem Municipal e Câmara Mão Amiga, foram iniciativas apresentadas pelos partidos da oposição de direita, bem como a isenção e/ou redução dos impostos municipais.
Se há Concelho em que o património pode desempenhar um papel fulcral no seu desenvolvimento esse é Elvas.
O CNT - Centro de Negócios Transfronteiriço, à Av. da Europa, acolhe apartir de hoje a 1ª edição do Salão Patrimonius, numa organização do Palácio do Regedor e que pretende ser uma montra de divulgação sobre o património.
Uma visita a Elvas e a esta Feira é o convite que deixamos para este fim de semana!
Das grandes opções da politica do Ministério das Obras Públicas encontramos que são atribuidas verbas à ligação ferroviária Sines/Caia bem como ao projecto de alta velocidade, embora estas últimas continuem adjudicadas mais um ano a estudos e projectos. Quanto à Plataforma Multimodal do Caia não encontrou este Velho Conselheiro uma única linha.
Quanto ao Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, vulgo PIDDAC, para o ano de 2009 e para o concelho, este é contemplado com a Construção do Estabelecimento Prisional em Vila Fernando com 1 250 000€, prevendo-se para 2010/12 um investimento de 23 750 000€
Fica a questão : Plataforma Multimodal - não há!?!?
Assim, entre a rotunda do Combatente e a rotunda do Desportista, teremos um primeiro troço, seguindo-se outro até à Av. da Boa-Fé e Av. da Europa. Do lado norte da Cidade, entre o Parque da Fonte da Prata até à nova rotunda da Estrada de Portalegre teremos o 3º tramo, que apartir daí, e em direcção ao Aqueduto completa a Circular, constituíndo o 4º tramo.
Tem sido politica do Palácio do Regedor, ir homenageando os Elvenses ilustre já falecidos, mas sobretudo manifestar aos Elvenses que em algum sector da sociedade se destacam, um agradecimento e reconhecimento em vida, facto que merece toda a aprovação deste Velho Conselheiro.
Para estas 4 novas, ou renovadas, avenidas são vários os nomes que mereceriam tal distinção, tendo em atenção que estas vias são marcas de identidade da Cidade e pontos de referência para quem por Elvas circula, mas quer este Velho Conselheiro abrir a discussão aos visitantes do blogue: Que Elvense ilustre ou instituição merece que o seu nome seja perpetuado na toponimia destas vias?
Tenho conversado com milhares de Elvenses ao longo dos últimos anos; procuro sempre a maneira de pensar da maioria das pessoas e as necessidades colectivas. Assim, sobre o nosso São Mateus, tenho duas ideias fortes: trata-se de uma festa verdadeiramente de todos os Elvenses e muitos desejam que o essencial dos festejos se mantenha, mas com a adaptação inevitável às comodidades proporcionadas pela evolução dos tempos. Nesta, como noutras matérias, o
Povo é sempre sábio; sabe bem o que quer, mas distingue na perfeição aquilo que não quer.
José Rondão Almeida, in Boletim do Palácio do Regedor de 15 de Outubro'08
Do blogue Ó mê belo Campo Maiore:
O certo é que já passaram alguns meses desde o acidente e essas mesmas baias continuam danificadas, sem nenhuma intervenção de fundo, apenas alguns sinais indicativos (já não é mau), os que conhecem o local sabem que é uma zona de muito perigo, é verdade que esta sinalizada, sendo o limite de velocidade de 50 km/h, porém aquelas baias podem salvar vidas, pois depois das mesmas só resta mesmo o abismo até ao solo que fica uns bons metros abaixo da ponte.
Passam naquela via centenas de veículos pesados e ligeiros durante o dia, o que quer dizer que o arranjo destas baias deveria ser uma urgência, de maneira a evitar males maiores.
As Câmaras de Elvas e Campo Maior, não podem ser acusadas directamente da não reparação do dito, porém cabe a estas intervir junto das autoridades competentes de maneira a que se proceda a reparação.
Os mais “espertos”, poderão dizer que o Município de Campo Maior nada têm a ver com isto, uma vez este local encontrar-se no Concelho de Elvas, correcto! Porém, são os Campomaiorenses e Elvenses quem mais usufruem desta via, como tal, compete às Câmaras “olhar” pelos seus munícipes. Digo mais, a culpa dos Municípios nesta estrada já vêm detrás, pois existia um projecto para o alongamento da mesma que não foi cumprido, se existia por algo seria, digo eu!
Mais vale prevenir do que evitar…esperemos que este problema tenha uma resolução breve!
Que acham desta situação?
Cumprimentos
Dentro deste novo espaço será também construído um templo católico que, segundo alguns populares, será dedicado à Virgem de Fátima. Sabe este Velho Conselheiro que a imagem, a venerar nessa igreja, em mármore branco da região, será oferecida por uma importante personalidade do burgo, conhecido pela sua devoção mariana.
Recordando o édito que este Velho Conselheiro fez na data: "Foi um dia de festa em Elvas com a inauguração do Coliseu, devidamente emoldurado pelo S. Mateus. Foi um dia em que todos os Elvenses se sentiram orgulhosos de mais uma obra, ou, da Obra do Regedor. As felicitações vão também para o próprio Rondão Almeida e para toda a sua equipa e trabalhadores do Palácio que concluiram as obras do Coliseu."
Passados dois anos, e só agora, é tempo de fazer uma primeira avaliação sobre o projecto. Muitos, e alguns bons, concertos musicais têm sido apresentados à população de Elvas e a toda a população da zona de influência do Coliseu. Eventos desportivos de nível internacional têm utilizado o recinto do Morgadinho, demonstrando a sua versatilidade, indo muito além do espectáculo tauromáquico, que ultimamente tem sido promocionado pelas forças vivas da Cidade.
Se numa primeira fase se pensou em concessionar a exploração do dito à iniciativa privada, rapidamente o Regedor se apercebeu que tal estrutura, numa cidade pobre do interior, não era apetecível aos promotores de eventos nacionais: «Até arranjaram a expressão “elefante branco” para o novo equipamento elvense. Sinceramente: se o Coliseu é um elefante, branco não é com certeza; tem muitas e variadas cores, tal a sua polivalência funcional.» Assim conclui Rondão Almeida o seu último editorial. Completa o Zé de Mello que espera pelo bem dos Elvenses que este não seja um "elefante arco-íris".», escreveu este Velho Conselheiro no 1º aniversário do Coliseu Cidade de Elvas.
Se a nível musical não tem faltado os grandes nomes da música popular e tradicional nacional, falta trazer de novo a Elvas nomes que possam interessar aos jovens e jovens-adultos demonstrando que a acção cultural do munícipio se destina a toda a população, ainda que esta seja cada vez menor e mais envelhecida. Neste terceiro ano de vida do Coliseu, espera-se ansiosamente a abertura dos bares do espaço que irão transformar as noites de Elvas, espera-se pelo concretizar da promessa de uma corrida de touros à antiga portuguesa, espera-se pela pista de gelo no Natal, espera-se pelos grandes nomes internacionais que atraiam os espanhóis, espera-se que este grande investimento do Regedor continue a ser uma bandeira da modernidade de e em Elvas.
