edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 12.12.08


No inicio deste mês chamou o Regedor todos os jornalistas do Concelho para uma conferência de imprensa no Palácio do Regedor para anunciar que o investimento na requalificação do Centro Histórico atingiria até 2013 os 30 milhões de euros, 21 milhões já concretizados e 8,7 milhões de euros aé 2013, data em que finalizam as aportações europeias à coesão, e que teve ampla cobertura na imprensa nacional.


Ontem é levado ao Conclave do Palácio a decisão da CCDRAlentejo que outorga ao Palácio do Regedor 8,7 milhões de euros integrados no instrumento de política “Parcerias para a Regeneração Urbana”, decorrente da nova Política de Cidades Polis XXI, no âmbito do programa INALENTEJO. Para além de Elvas, Santiago do Cacém, Évora, Beja e Portalegre são os municípios que recebem verbas.


Dentro de este programa das Cidades Polis XXI, o Palácio irá efectuar as seguintes intervenções:


  • Circular à Cidade - 3ª Fase;
  • Requalificação Paisagistica, Ambiental e Urbana da Parada do Castelo;
  • Requalificação Paisagistica, Ambiental e Urbana da Encosta Sudoeste às Muralhas - Viaduto;
  • Requalificação Paisagistica, Ambiental e Urbana do Jardim das Laranjeiras;
  • Programa de Salvaguarda e Recuperação de Elvas - Reabilitação de Infraestruturas - 6ª Fase;
  • Recuperação e Reconversão Urbanistica no Centro Histórico;
  • Recuperação Ambiental e Paisagistica da Envolvente às Muralhas;
  • Estudo sobre os Espaços Verdes Urbanos;
  • Dinamização de Actividades Culturais em Espaço Urbano;
  • Criação de Roteiros e Circuitos Urbanos;
  • Iluminação dos Monumentos;
  • Acções Associadas à Animação da Parceria Local e á Dinamização do Programa de Acção.
Como novidade no plano de gestão patrimonial e de promoção turistica da monumentalidade de Elvas está a Construção do Centro Interpretativo do Património, peça importante para a preparação do dossier de candidatura das Fortificações Elvenses e estrutura central para o turismo local.

Mais uma vez Rondão Almeida mostra-se o magnifico gestor e um dos melhores autarcas no aproveitamento dos fundos comunitários, embra sem o publicitar desta forma.

Para além do Palácio, também a Escola Superior Agrária de Elvas, vê como o seu projecto de Recolha e Avaliação de Espécies Herbáceas é incluído nesta parceria.

2 comentários:

Elvascidade disse...

É uma virtude saber aproveitar todas as oportunidades mas também seria uma grande virtude reconhecer de onde vêm essas oportunidades.
O ficar bem na fotografia é uma ferramenta essencial na politica.

issope disse...

Vocês têm mesmo medo de algumas possoas da oposição a Rondão Almeida!

Eu percebo que cada vez que alguém diz bem da Câmara há logo um tipo da oposição a Rondão Almeida a tentar ofender.

Foi o que aconteceu com o amigo Cidadelvas no seu blog. Fez dois ou três posts positivos e recebeu um comentário da oposição a insinuar que estava colado à Câmara. Logo o Cidadelvas voltou a fazer comentários com "uma no cravo e outra na ferradura", mas a dar mais na ferradura do que no cravo.

É o que faz na maioria das vezes o Zé de Mello (o que não acontece neste post) mas, como muitos outros, o identifico com o PSD pelas posições que normalmente assume, não estranho.

Ninguém tem que ter medo de reconhecer o que está bem feito. Devemos ter receio de dizer é o que não sabemos, como é o caso, porque depois dizemos coisas erradas e que induzem a fazer mau e falso juízo dos outros.

O amigo Cidadelvas não me leve a mal, porque o respeito, mas sabia que ainda ontem o Presidente Rondão Almeida anunciou publicamente que o Secretário de Estado das Cidades vem a Elvas na próxima semana para homologar o financiamento destas obras, apresentá-las e mostrar a fonte de financiamento?

Search