edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 30.1.06

Mais uma vez este Velho Conselheiro tenta que este blogue tenha a maior diversidade possível, e assim, inicia hoje a publicação de respostas às suas curiosidades sobre vários elvenses notórios, emigrados, anónimos ou outros cuja opiniões queiram partilhar connosco. Esta iniciativa, que resulta da troca de correspondência electrónica, tem como estreante Cláudio Ramos, um africano de nascimento e elvense de adopção que hoje em dia chega a casa dos elvenses via SIC.



Continua a residir no concelho de Elvas ou já se mudou para Lisboa?
Passo a semana inteira em Lisboa e alguns fins-de-semana por força do trabalho, mas a minha base é em Vila Boim onde tenho família e onde construí a minha casa, onde, de resto faço questão de educar a minha filha e ver a terra crescer, viver histórias e desenvolver.
Que distancia existe entre a RR-Elvas, onde começou, e a SIC?
Uma distância enorme. Nunca me foi dado o valor profissional que tenho em nenhuma das estações de rádio por onde passei. Antes da RR-Elvas tive a possibilidade de colaborar com a extinta RDP – Elvas, onde fui muito mal tratado profissionalmente, porque não me reconheceram capacidades nem oportunidades me deram. O que consegui foi a pulso. É óbvio que um dia de trabalho na RR-Elvas não tem comparação com o de trabalho numa estação de televisão. O que gosto mesmo de fazer é televisão, é onde me sinto feliz e é para isso que trabalho diariamente para aprender muito e cada vez mais. Em Elvas, na rádio valia-me o apoio de quem me ouvia e gostava de mim, dos colegas e da enorme vontade de se fazer sempre bem, mesmo remando com pouco dinheiro e falta de meios. Em termos profissionais, entrego-me de igual forma ás duas tarefas. O que faço, faço questão de fazer bem.
Entre o croquete e o espumante barato, o saldo de amigos é favorável ou colheu mais inimigos no “social”?
Não tenho amigos no mundo da televisão. Tenho gente de quem gosto, e uma ou duas pessoas em quem posso realmente confiar. Nesse aspecto a minha vida não mudou. Os meus amigos de sempre – poucos, por sinal – estão no Alentejo. São os que me conhecem e me tratam por Cláudio.
É talvez uma das figuras mais polémicas da TV lusa, é esse o Cláudio Ramos ou é apenas a personagem de um actor?
O que eu não gostaria de ser era uma figura indiferente. Não acho que deva passar pela vida dessa forma. Se me perguntar se esta era a imagem que eu gostaria de ter, não lhe vou mentir, e seria mais gratificante se as pessoas me achassem simpático no lugar de arrogante, simpático no de antipático… mas nada na vida é como nós queremos, comigo não seria diferente. Ninguém é como os outros o julgam, nem mesmo – muitas vezes – como nos julgamos nós.
Sendo um homem da imagem que faz falta para que a marca “Elvas” deixe de estar associada ao Processo Casa Pia e passe a significar Turismo Cultural?
Não acredito que a imagem de Elvas esteja ligada a esse processo. É um caso isolado que se vai resolver na justiça como acontece em milhares de outros lugares. Acho que Elvas precisa obviamente apostar mais na divulgação nacional da sua cidade, porque ela tem bastantes atractivos e actividades, que por vezes pecam apenas e só, pela pouca promoção. A promoção por si só não resulta, tem que ser bem feita e no alvo certo.
Tem uma filha, dois livros publicados e pressuponho que já tenha plantado uma árvore. Que lhe falta alcançar?
Mais dois livros que estão quase prontos. Um infantil e um outro romance. Falta-me fazer muita coisa, quase tudo e cada dia que passa tenho a noção de que me falta ainda mais e que em 33 anos fiz muito pouco daquilo que poderia ter feito.
Raiano por adopção, entre a Hola! E a Caras fica com….
A Caras que é Portuguesa e a directora é irmão de uma grande amiga minha J Além disso é portuguesa e, tal como amo apaixonadamente o Alentejo, sou português em demasia para trocar uma açorda por um arroz à valenciana.
Que separa a “Tertúlia Cor-de-rosa” dos programas do coração das Televisões Espanholas?
Nada. Apenas, que em Espanha este tipo de programas são sustentados por uma enorme industria. Que só agora começa a ser conhecida em Portugal. Nós somos pioneiros numa coisa em Portugal, que em Espanha se faz há décadas. É como comparar as novelas da Globo com as da NBP.
Escreveu em tempos: “No Alentejo e na minha Vila Boim, tenho tudo o que preciso... só me falta uma estação de televisão para seguir carreira :)”. Agora que Elvas se prepara para ser servida por televisão por cabo, é esta a oportunidade para um canal local ou estamos condenados a ser servidos pela Localia, TeleFrontera e Canal Extremadura?
Preciso fazer o que me dê prazer e ganhar dinheiro com isso. Sofro copiosamente por estar longe do meu habitat natural, mas seis que por muita televisão por cabo que Elvas tenha, não tem o dinheiro que preciso para viver. Além disso tudo é muito complicado. Já tive um convite para trabalhar numa estação em Badajoz. Mas chega a uma altura em que não se pode trabalhar só por prazer, o dinheiro faz-me falta. Sendo eu quem sou, não faz sentido pagar para fazer rádio – como me pediram quando sugeri uma colaboração, na altura me que tive que me vir embora – só na cabeça de gente pequena que não tem a mais pequena noção do valor de mercado.
Se tivesse que escolher como “décor” um monumento elvense qual seria e porque?
Permita-me que escolha a praça de Vila Boim. Que me viu crescer e onde passei tão bons momentos. É linda.
De todos os trabalhos já concluídos em Televisão qual o que lhe deu mais prazer fazer?
Todos me deram um prazer especial, trabalhar com a Teresa Guilherme a fazer reportagens de exteriores para o Rosa Choque foi um dos que me deu mais prazer. Porque nesse papel, tinha uma função diferente da que tenho agora. Apresentar as “Noites Interactivas” na TV Cabo com a Luísa Castelo-branco também foi uma enorme mais valia. Gosto de tudo o que fiz até hoje, porque mesmo o que menos me agradou, serviu para eu crescer profissionalmente.
Daqui a 10 anos a sua filha vai chegar a casa e vai dizer: “Pai, Elvas é…..”
A minha cidade!

23 comentários:

Unknown disse...

que desilusão!
Poderia ao menos ter escolhido para "primeiro" uma outra personalidade bem mais vincada e marcante da Nossa Querida Cidade.
Sei lá, assim do seu gabarito!

Unknown disse...

zapping amigo zé, sabe o que é o zapping?

Anónimo disse...

Quem é este cromo?

Dina disse...

Ehehehe!! Gostei da forma como contornou a questão da ida à televisão!!
O pessoal a pensar que ia desvendar a pergunta do século...ehehehe!!

Ze de Mello disse...

e para Fevereiro há mais!

helder sabino disse...

O Claudio Ramos, chegou lá...onde sempre quiz.A partir daí, cabe-lhe a obrigação de ser pelo menos humilde, simples e não cair na "onda" da banalidade.

Anónimo disse...

quem é este Claudio Ramos? aquele que faz a piroseira da tertulia cor de rosa? ò querido tem uma popa no cabelo mto grande só faz lembrar o Elvis...diz mal da vida das outras pessoas...e a do menino?è divorciado? ( ora conte lá!)a sua amiga Maya já lhe leu a sina? Qual vai ser o seu futuro?..hum !acho que vai para o lugar do Penim...O que achava se neste blog lhe dessem na cabeça como voçê faz com outras pessoas?
podemos fazer aqui uma tertulia cor de rosa cuja figura central é o menino...vai ver como os outros se sentem...acho que como manequim na loja de uma montra ficava melhor...ora comporte-se...mostre que é alentejano

Anónimo disse...

Este chavalo disse um dia que tinha colocado Vila Boim no Mapa de Portugal. Só de loucos. Então e o Jornalista e escritor Maneta Alhinho? Não há comparação possivel. Antes desse maricas nascer, Vila Boim já estava no mapa.

Anónimo disse...

Tem de se admitir que o cláudio ramos é lindo e bastante interessante!Dá prazer ouvi-lo

Anónimo disse...

O claudio ramos é excelente profissional!!gosto muito d o ouvir..wise words!

Anónimo disse...

QUEM HAVIA DE DIZER ESTA JUNTOU-SE AO LOOBI DOS GAYS HERMAM E COMPANHIAS SÓ ASSIM É QUE LA CHEGOU ESTA PANDELEIRA FRUSTADONA BIXA NÃO SIJAS TÃO ORDINARIA CLAUDIOª, SUA BIXAROCA. MÁ ELAS SÃO PÉSIMAS AS BIXAS MUITO MAS UMAS PRA OUTRAS E ESTA ENTÃO É SÓ FALAR MAL DAS OUTRAS SUA OURDINARIA

Nuno Gonçalo disse...

Não sou de Elvas. Sou de Coimbra. Mas não resisti! Este senhor é crítico social! Sabem o que é? Então informem-se! Este senhor, porque este sim, pode ser chamado de senhor, é o MELHOR a fazer o que faz! A frontalidade não é crime, é uma qualidade! O trabalho dele é este criticar o mundo social, constatar o bem e denunciar o que está mal! É uma pessoa formada, com cabeça para pensar e formular ideias próprias. É um amor de miúdo (falo por experiência própria). Se ele é casado, divorciado, solteiro, pai de filha, órfão...a ele diz respeito. Se se querem fazer passar por críticos sociais, formem-se, leiam, comentem (mas com cabeça, por amor de Deus).
Este senhor é pois um exemplo em todos os aspectos, para mulheres e principalmente para homens. Sempre impecávelmente vestido, penteado e maqueado. Um exemplo do que o homem, português e não só, devia ser. Em vez de criticarem, porque devido a mentes pouco desenvolvidas reprovarem a diferença, que tal educarem-se para a diferença e pôr os olhos neste exemplo? Portugal tem que crescer! Portugal precisa de pessoas como o Cláudio para crescer. Adeus, abraço ou beijo.

Anónimo disse...

Este a consultar a Wikipédia sobre Vila Boim e descobri que o paneleiro do Claúdio Ramos nasceu em Angola. Depois venha dizer que colocou esta terra no mapa? Ainda por cima denomina-o de Vila boinense famoso. Porra, Francisco Braz, sim. O Alhinho, sim. Agora este maricas, não.

Anónimo disse...

Portugal precisa de Cláudios Ramos para crescer. Onde é que já ouvi isto. As pessoas não querem ver. Consultem o portal www.tudoben.com e vejam um Vilaboinense (Maneta Alhinho)a escrever e o panasca a dizer baboseiras. Há comparação possivel, meu Deus?

Anónimo disse...

Se o Avô deste senhor fosse vivo íria sentir vergonha por ele ganhar a vida a falar mal dos outros!!!

Anónimo disse...

Falam mal do Cláudio Ramos, por inveja, como Angolano ou Alentejano é um excelente profissional da Rádio e TV, pena os Elvenses nunca terem reconhecido o mérito deste artista.
Já agora a todos os “ordinarotes” que por tudo e por nada vem agitar os fantasmas dos “Gays e paneleiros”, tentando denegrir a imagem de artistas, não passam de ignorantes, por acaso não sabem que o amor é livre e não tem sexo, cada qual é como Deus quis. Força Cláudio, és mais homem, que aqueles machos frustrados, que por inveja te tentam denegrir neste Fórum.
Muitos sucessos o Alentejo está contigo.
Manuel Silva

Anónimo disse...

Mas o homem é artista de quê? O ser bichona ou não é uma opção sexual que ninguém tem a ver com isso, mas artista? Qual é a sua arte afinal?

Anónimo disse...

Como Vilaboinense não o posso desculpar de ter dito que colocou a minha terra no mapa. Ela sempre existiu...O rapaz tem expediente e em terra de cegos quem tem olho é rei. Mais nada! Uns trabalham e outros dão palheta. É um facto que existem pessoas em Vila Boim que deram nome à terra e pugnam para enaltecer esta gente. É verdade que o falecido Francisco Braz e agora o jornalista e escritor Joaquim Maneta Alhinho sempre pugnaram no silêncio por fazer algo pela vila. O Cláudio é um pássaro de arribação.

Anónimo disse...

quem é anonimo não pode dizer nada que seja de sua justiça uma vez que não é justo. esta gente morre de inveja porque o claudio nao tem de andar a lamber o chao por onde os outros passam para ganhar a sua vida. ele fala o que pensa é pago para tal e n tem rodeios nem se faz de amigo como a kerida maya k desde sempre tenta enfiar o barrete da burlice a todos os que lhe passam plo caminho. claudio ramos é a excepção à regra e é de acordo com este k muitos deveriam ser para gerir a sua vida. quanto à sexualidade deste senhor.. por amor de Deus.. é tao gay que os outros é k gostam de falar dele. os k se dizem HOMENS passam a vida a falar dele.. entao vamos la a ver.. kem é k esta a ser verdadeiramente bichinha? ele porque é capaz de usar uma t-shirt cor de rosa que lhe fica bem com o bronze e a cor do cabelo, ou os que coçam os tomates e cospem no chao mas, incoerentemente, ficam irritados pk o claudio ramos tem uma t-shirt cor de rosa de marca, k eles n podem ter? sim pk em cada comentario ignorante, a intenção com que é feito tem muito k s lhe diga.
crescam
PARABENS Claudio Ramos

Anónimo disse...

Cludia esse devia ser o teu nome e não claudio pois isto é nome de homem.
O beijinho para ti minha BICHONA.

Anónimo disse...

Conheço-o muito muito bem. sou de Elvas... se esta boca falasse ... !!!! BICHONA BICHONA BICHONA

Anónimo disse...

Mas ele é artista de que área? Já o disseram. Há quem viva de expediente e este jovem é um deles, mas dão-lhe cobertura e aparece que nem um pavão. Estou de acordo que não se deve tocar na orientação sexual de cada um, mas ver a ex-mulher dele nas festas de Vila Boim dá para pensar que não tinha estofo para aquele bronze.

Anónimo disse...

Cláudio... sou alguém que te conhece desde que vieste de Angola... Conheço-te melhor do que muita gente da tua família... porque não deixas de ser tão fino... sabes toda a verdade não sabes????? porque dizes mentiras na televisão...ainda o outro dia por causa de uns gatos disses-te que quando ias a casa da tua avó não sei quê... mas Cláudio que avó conheceste?????? a materna faleceu muito antes de tu nasceres...a paterna...não preciso de dizer nada pois não ?.... a outra que poderia ser também nunca a conheceste... preciso de te explicar melhor?
ou queres um boneco? se as pessoas soubessem...!!!!!! enfim...continua a brincar a profissional de televisão...só tenho pena do dia em que levares o pontapé mestre...

Search