"Senhor Zé de Mello:
Aqui vão as fotografias de duas intervenções feitas em escadas de Elvas:
- No Arco do Bispo os as vetustas e acastanhadas lajes antigas de bordos arredondados pelo tempo foram substituídas por angulosas lajes modernas e a calçada de pedra irregular substituída por calçada de paralelepípedos cúbicos;
- As escadas do terreno militar, junto ao quiosque do Aqueduto, parcialmente cobertas com cimento.
Em ambos os casos as intervenções me parecem pouco conseguidas, adulterando o nosso ancestral Património!
Todos Somos Elvas.
Cumprimentos A. E."
2010 ANO DA EUROCIDADE
Como em anos anteriores voltamos a olhar para o Orçamento de Estado e tentamos ler o que o Governo da Nação guarda do seu mealheiro para o Concelho.
2010 ANO DA EUROCIDADE
O deputado social-democrata, Cristovão Crespo, em declarações ao jornal Fonte Nova, disse que "existe uma estratégia que visa retirar importância aos Hospitais Distritais do Alentejo". No Distrito de Portalegre "ela passa por promover o Hospital de Elvas e não deixar desenvolver o Hospital de Portalegre, o que conduzirá ao aniquilamento dos dois hospitais", acrescenta o deputado, salientando que "a nossa dúvida é se essa estratégia é definida pelo Ministério da Saúde em Lisboa ou pela Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), em Évora".
"Caro Zé de Mello enviou-lhe este mail porque a situação que lhe vou relatar merece ter eco e não é digna da nossa cidade.
2010 ANO DA EUROCIDADE
2010 ANO DA EUROCIDADE
"Boas.
Venho por este meio fazer uma questão aos órgãos responsáveis por esta triste imagem.
Será que também é para criar raízes o banco "histórico" que destruíram juntamente com a antiquissima árvore e um dos símbolos da cidade?
Espero respostas, não só para mim, mas para todos os Elvenses."
TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
Mais uma vez queremos partilhar convosco um novo evento no Coliseu Cidade de Elvas.
2010 ANO DA EUROCIDADE
A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e o Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, vão estar amanhã, dia 23, na inauguração da exposição “Jogo de Espelhos”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) às 18 horas.
A 6ª exposição do MACE é concretizada a partir de uma nova montagem da Colecção António Cachola (CAC) apenas com peças inéditas. O título escolhido para esta nova etapa expositiva refere não apenas uma das obras centrais da nova montagem, o novo conjunto escultórico e monumental de ferro, vidro e espelhos de José Pedro Croft, ao qual se sumam desenhos e gravuras do próprio, as restantes salas do Museu e a habitual extensão da montagem ao Paiol de Nossa Senhora da Conceição apresentam obras inéditas da colecção, contando com obras de Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, Rui Sanches, Nuno Silva, Filipa César, Alexandre Farto, Inês Botelho, João Jacinto, Edgar Martins, Maria Lusitano, João Onofre, Luís Palma, Mauro Cerqueira, Noé Sendas, Isabel Simões, Fátima Mendonça, Daniel Barroca, Pedro Portugal, Ricardo Leandro e César Engstrom, João Louro, João Paulo Feliciano, entre outros. Também é apresentada, pela primeira vez em Elvas, a obra “Valquíria Excesso” da artista Joana Vasconcelos.
Mais informação aqui
TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
A decisão de anular o traçado, previsto pela REFER, para o troço Sines-Grândola da linha ferroviária de mercadorias Sines-Elvas, foi hoje anunciado.
2010 ANO DA EUROCIDADE
Encerrando, por agora este tema do re-re-remodelado Largo da Misericórdia e da estátua, faltava a este Velho Conselheiro refletir sobre a vertente política e o "timming" em que este foi trazido à ribalta.
Recordemo-nos que o PSD/CDS utilizaram o regresso da Fonte ao Largo homónimo como arma política nas últimas eleições locais, não tendo posteriormente tomado outra qualquer postura sobre o tema ou apresentado propostas quer ao Executivo quer à Assembleia Municipal! Inclusive esta sua postura sobre a Fonte coincidiu com o facto de a mesma estar oculta por um poster gigante da sua líder nacional.
Quanto ao Regedor, que por primeira vez fez retirar uma placa com o seu nome, obviamente substituindo-a por outra, demonstrou-se um líder nato e um político perspicaz, afirmando que o tema era passível de referendo local, isto é, não se sente ele mandatado para tomar essa decisão, calando assim aqueles que se manifestaram contra a solução que se inaugurava. É mais perante este tema, e concerteza não pondo em causa os técnicos municipais, propôs a criação da Comissão de Sábios para o aconselhar...
Enfim passou a batalha eleitoral e o assunto caiu no esquecimento, quer dos adversários políticos do Regedor quer do mesmo ou mesmo daqueles que muito se manifestaram sobre o tema nessa data.
Para terminar transcrevo aqui uma frase que nos deixaram no facebook: "o pobre Rei parece saído do anúncio da "AXE" , pequenino e castanho feito de chocolate!!!"
2010 ANO DA EUROCIDADE
A estátua é indigna do Rei e indigna de Elvas. A única solução é apeá-la. Campanha para derrubar a estátua e fazer outra, ou outro monumento, homenageando o mesmo rei a ser feita por um escultor de renome reconhecido ao nível nacional e colocada num local digno e escolhido por quem saiba. E já agora os senhores da Câmara vão aprender o que fez este rei em relação a Elvas e as respectivas datas. A ignorância é má conselheira e só isso permite aquele mamarracho que devia envergonhar qualquer elvense.
2010 ANO DA EUROCIDADE
Num ataque de autoridade, sem qualquer estudo prévio, ou infra-estruturas para a sua peatonização (recordemos que foi infra-estruturizada para trânsito de viaturas), o Regedor levado pela febre da campanha eleitoral num gesto prepotente de "o povo quer eu faço" fecha a Rua de Évora ao trânsito automovel, declarando-a pedonal, no meio da inauguração do re-re-remodelado Largo da Misericórdia.
2010 ANO DA EUROCIDADE
Sobre este tema iremos divagar nestes próximos dias. Para já fica o alerta ao Gabinete de Informação e Propaganda que El Rei D. Manuel elevou Elvas a Cidade em 1513. Que Elvas conta com Foral desde 1229, reformulado posteriormente em 1512, quando este Rei moderniza o governo do Reino.
A iniciativa decorreu festiva e concorrida, com mais de 1500 participações, fazendo desta edição dos Prémios Zé de Mello a mais concorrida de sempre, e uma certeza da sua continuação nos próximos anos.
A emoção foi total até ao fim, tendo algumas categorias, ao longo do tempo de votação, tido diversas alterações no sentido de voto, pelo que os vencedores só se decidiram nos últimos dias.
A todos os Elvenses que participaram na eleição agradece-se e espera-se pela sua participação diária no blogue.
TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
2010 ANO DA EUROCIDADE
2010 ANO DA EUROCIDADE
2010 ANO DA EUROCIDADE
Conforme aqui anunciamos no blogue no passado dia 14 de Dezembro'09, o projecto de impacto ambiental suspenso até 31 de Janeiro'10, sabendo-se agora que desde o Litoral Alentajano sao várias as vozes que protestam contra o traçado apresentado pela REFER.
Uma das vozes do descontentamento é a do presidente da Câmara Municipal de Santiago de Cacém, Vítor Proença, «a Refer prevê para o troço entre Sines e Grândola uma linha diagonal que não olhou para as consequências que vai implicar. É um corredor que, ao entrar no concelho de Santiago, vai passar a 200 metros do novo hospital, vai destruir quintas históricas, quintas em classificação». Uma obra que de acordo com Vítor Proença coloca, inclusivamente, «em causa a área de reserva da Lagoa de Santo André e o jardim zoológico Badoca Park».
O mesmo responsável diz, ainda, que em consequência do futuro troço ferroviário serão abatidos «pelo menos sete mil sobreiros». O traçado da linha férrea percorre o segundo maior montado de sobro alentejano, com 148 mil hectares e muitas árvores centenárias.
Chefe e Adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal do Presidente da Câmara, e Secretários dos Gabinetes de Apoio Pessoal dos Vereadores em regime de tempo inteiro
Para os devidos efeitos se torna público, que por meus despachos datados de 26 e 30 de Outubro de 2009, de acordo com o disposto no n.º 1, alínea c) e n.º 2, alínea b), do artº. 73, bem como o n.os 3 e 4 do artº. 74, da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, nomeei Cristina de Jesus Ferro Rondão Almeida e Manuel Augusto Abreu de Carvalho, respectivamente, Chefe e Adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal do Presidente, Maria Luísa Carrasco Salabarda Garrido e Eurico Domingos Cabeças Candeias, Secretários dos Gabinetes de Apoio Pessoal dos Vereadores a tempo inteiro, Vitória Júlia Damião Rita Branco e João Manuel Matias Vintém, respectivamente.
Elvas, 23 de Dezembro de 2009. - O Presidente da Câmara, José António Rondão Almeida
2010 ANO DA EUROCIDADE
Eis que a Rádio Elvas apresentou no fim de semana de 19/20 Dez'09 a sua nova casa móvel.
Este novo estúdio móvel está preparado para as grandes reportagens que esta rádio nos tem acostumado.
Espera agora este Velho Conselheiro que desde a sua redação no Centro Histórico ou desde este novo estúdio possam começar a facultar informação de pesquisa e neutralidade que muito necessita o Concelho.
Parabéns a todos os que fazem a rádio todos os dias, aos sócios da SER e aos ouvintes que assim terão um melhor serviço desta empresa.
TODOS SOMOS ELVAS!!
- Um livro de fotografias da Eurocidade;
- Disco com temas tradicionais de Elvas e Badajoz;
- Disco com grupos de música moderna das duas Cidades;
- Concerto de música clássica, em Primavera, em Elvas e em Badajoz;
- Livro de poesia bilingue com autores Elvenses e Badajocenses;
- Livro de poesia referida a Elvas e Badajoz;
- Regata entre Elvas e Badajoz;
- Torneio de Futebol entre clubes de Elvas e Badajoz;
- Concerto Jovem de Verão na zona do Caia;
- Corrida Ciclista entre Elvas e Badajoz;
- Encontro Gastronómico dos dois lados do Caia;
2010 ANO DA EUROCIDADE
José-António Chocolate, poeta natural de Santa Eulália, Elvas, e radicado em Setúbal há mais de 30 anos, acaba de editar mais um livro de poesia, "Escrito(s) no Ar".
Autor de extensa obra publicada, colaborador em jornais e revistas regionais, o seu nome, muito conhecido nos meios culturais setubalenses, figura também em colectâneas de poesia.
Poeta de fina sensibilidade, cidadão solidário, tem promovido a publicação de outros autores, incluindo algumas Notas de Apresentação e Prefácios. Tem participado também em júris de concursos de poesia e jogos florais.
"Escrito(s) no Ar" , tem a originalidade de ser distribuido com um CD, com voz do cantor, compositor e guitarrista JR, a que o músico L. Fernando, em bateria acústica, dá também excepcional contribuição. Um livro para ler atentamente...