edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 11.1.10
Etiquetas:


No âmbito da candidatura em série das Fortificações Abaluartadas da Raia, que lidera Elvas, seria benefico para a nossa sub-região contar com Campo Maior nesta primeira fase da candidatura à UNESCO.

Infelizmente nos primeiros dias deste 2010, desmoronou-se parte da muralha abaluartada desta Vila vizinha. Para além das perdas histórico-patrimoniais, foram várias as famílias de etnia cigana que residiam nesta zona que ficaram sem teto.

Segundo declarações do autarca campomaiorense, Ricardo Pinheiro, existe o risco de outras derrocadas, cabendo a responsabilidade da conservação ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

Quanta à situação das pessoas desalojadas, o deputado Miranda Calha, em visita ao local declarou: ""É necessário que haja iniciativas, não só para instalar estas pessoas, que estão em risco, num outro local, como também encontrar saídas para toda aquela área".

É uma perda importante da nossa história regional a que ocorreu dia 6 em Campo Maior.

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE

5 comentários:

portasdolivenza disse...

muito bem ze de melo,recuperar este patrimonio amuralhado de campo maior, faz falta a campo maior e à sub-região de elvas,na região de turismo ALENTEJO,defendo esta sub-região dos concelhos limitrofes a elvas criam-se sinergias e potencia o turismo e não só,há em elvas riquezas unicas em monumentos e é o centro de convergencia dos demais concelhos,mas tb no concelho de campo maior(ouguela),concelho de alandroal(juromenha/terena),concelho de arronches e concelho de monforte,actuando em harmonia estes municipios podem beneficiar de um turismo de qualidade.Ontem fui ao castelo de elvas ver a neve,pergunto quem é o responsável pelo turismo desta cidade?havia muitos espanhois a ver a neve e as vistas lindas que a nossa cidade proporciona do castelo,na parada do castelo é uma vergonha as casa a cair,tudo destruido,que vergonha, que alguem responsável ponha mão se é que o turismo diz algo á camara,parece que não?

Registos Pessoais disse...

Sou um velho comunista e vejo que antigamente havia vergonha. Os meus camaradas do Bloco de Esquerda têm bons carros "AUDI", certamente à custa do seu trabalho e ninguém lhos inveja.

Mas dizia eu os meus camaradas do Bloco de Esquerda querem sacrificar os Senhorios e Proprietários pobres com um aumento do IMI para as casas desabitadas em Elvas.

Esses proprietários pobres foram vítimas de Salazar e Caetano, que durante 50 anos congelaram as rendas urbanas, aniquilando o Fascismo toda uma classe de proprietários urbanos, hoje na sua maior parte perto da indigência.

Agora vem este Senhor de seu nome "portasdolivenza" que até se diz "social-democrata", atacar os proprietários pobres, incapazes de despejar os inquilinos que pagam de renda um café por mês, queixando-se o "portasdolivenza" - "vergonha as casa a cair".

Ora as coisas são exactamente ao contrário. Baixe-se o IMI para as casas desabitadas e liberalizem-se as rendas.
Deixem que o mercado funcione e o património Urbano reabilitar-se-á.

Os arquitectos e engenheiros municipais deixem funcionar a criatividade privada sem complexos de património da UNESCO.

E sobretudo devolvam o estacionamento no Centro Histórico.

Contra os privados, a começar pelos proprietários pobres é que não vamos a lado nenhum!

Isabel I disse...

Na candidatura a património mundial das fortificações de fronteira, em serie e por ciclos que Elvas lidera, entram nesta primeira fase Marvão, Almeida, Valença e Estremoz. E Elvas, claro. Campo Maior não integra esta lista devido à degradação e ocupação indevida que agora se confirma. E dificilmente integrará se não forem tomadas medidas urgentes. E é uma pena.

portasdolivenza disse...

ilustre"comunista atento",é sempre um prazer responder quando as questões são colocadas com seriedade,se leu o meu post com atenção não me refiro nem a senhorios nem inquilinos,constatei um facto que foi o seguinte;fui ver a neve á parada do castelo e deparei com casas a cair,tudo destruido e que era uma vergonha, estando estas junto a um monumento como o castelo de elvas,faltou escrever que as casas estão devolutas, penso que tenha esclarecido v.exa.

cantosdacarreira disse...

para o comunista que aqui escreveu,fazia um grande favor ao partido chamar o pepone o vieirinha para reforçar os quadros do partido,assim não andam a meter a foice em seara alheia.

Search