edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 12.9.08


Uma das primeiras intervenções "estéticas" que o Regedor operou no Centro Histórico de Elvas foi precisamente no Largo da Misericórdia, eliminando o estacionamento ali existente e criando uma praça com arborização e bancos e uma fonte ornamental.

Passados mais de 10 anos desta intervenção aquela fonte transformou-se num charco que em nada dignifica um dos eixos de entrada no centro histórico e comercial do burgo.

Quem entra pela Avenida de Badajoz, sobe o Viaduto das Portas de Évora e encontra a Fonte Seiscentista de Mármore não espera encontrar na continuação uma fonte multicolor de deficiente funcionamento, como aperitivo para o arranjo urbano da Rua da Cadeia, mais sóbrio e dentro da linha que se espera encontrar num Centro Histórico que se quer preservado, mas vivido.

Sugere este Velho Conselheiro que aquela "poça" seja objecto de um trabalho de reestruturação por iniciativa do Regedor, aproveitando os conhecimentos que os técnicos do Palácio já demonstraram noutros espaços urbanos do Concelho.

21 comentários:

Registos Pessoais disse...

O rondão não põe a fonte a funcionar porque está envergonhado do que encomendou ao arquitecto.

Depois vem o Mausoléu/Cascata da Rua da Cadeia, um aberrante conjunto modernista em granito cinzento.

Este Mausoléu/Cascata contrasta com as cantarias castanho claras que ANTES existiam onde está a Fidelidade/Mundial-veja-se a foto do blog cidadelvas, há poucos dias publicada.

Depois temos o BBVA e o Santander, ambos em predra escura, obras privadas autorizadas pela Câmara.

Na praça de República temos a magnífica combinação entre o mármore branco do Jazigo/Elevador e as paredes da câmara forradas a granito cinzento, escondendo as antigas e bonitas cantarias de mármore.

Nas traseiras do MACE abriu um portão e inventou uma cantaria(rodapé) de mármore até ao 2.º andar...

E mais me lembraria, se não estivesse já bêbado!

Registos Pessoais disse...

"...foi precisamente no Largo da Misericórdia, ELIMINANDO o estacionamento ali existente e criando uma praça com arborização e bancos e uma fonte ornamental..."

DIZ O ZÉ DE MELLO NESTE POST, ELIMINA-SE O ESTACIONAMENTO, OS CARROS VÃO PARA A MANUTENÇÃO MILITAR E DEPOIS SÃO ROUBADOS.

É ASSIM QUE SE QUER RECUPERAR E DAR VIDA AO CENTRO?

Registos Pessoais disse...

Mas o ódio Camarário contra quem vive e/ou trabalha no Centro é tão grande que até planos têm para suprimir o estacionamento na Manutenção Militar quando aí fizerem o tal Museu Agrícola e Etnográfico.

HIC, hic, (soluços), vou beber mais um copo!

Elvascidade disse...

Um local que já merecia a atenção por parte da edilidade elvense. Uma entrada para o centro da cidade que em nada dignifica o centro histórico

Três horas da manhã disse...

De facto acho que deve ser alvo de intervenção, não custará nada a Câmara admitir que errou neste projecto e remodelar o mesmo.

Cumprimentos

Zé Camões disse...

Sou da opinião do senhor 3 horas da manhã, se realmente o projecto falhou deve acontecer uma remodelação. No entanto não podemos criticar quando alguem actua com o objectivo de melhorar.
Deixo aqui o convite para passar no meu blog. felicidades.

Tiago Abreu disse...

Foram este tipo de intervenções "pimbas" que puseram em causa a tal candidatura a patrimonio da humanidade. Autênticos crimes foram feitos em Elvas, basta lembrar as "cataratas" da rua da cadeia...

issope disse...

Concordo com o Três da Manhã, e pelo que já ouvi dizer, é essa a intenção da Câmara. Todos nós, incluindo os arquitectos e os engenheiros, podemos ter ideias que funcionam melhor ou pior e, por essa razão, não somos criminosos. Somos só humanos.

Então, por que raio é que o Tiago Abreu tem que vir aqui continuar a escrever estas barbaridades. O rapazinho ainda não percebeu que ele é que é o verdadeiro pimba da cidade. É vulgar, até na linguagem.

issope disse...

Ó verdadeiro Patrício, então nunca mais escreveu os seus comentários? Ficou com medo do Tiago Abreu? Não se deixe amesquinhar por este maldoso. É verdade que ele cometeu uma estupidez para consigo, mas você tem que reagir.
Queremos saber as suas opiniões sobre os vários temas nos vários blogs. Vá lá amigo bloguista, venha contribuir para elevar o nível da blogosfera elvense.

Unknown disse...

Acabei de assistir a uma festa maravilhosa que não posso deixar de vos dar nota.

Foi uma festa social, área que me interessa muito por motivos profissionais. Fui dar apoio a idosos na Festa da Idade de Ouro que a Câmara Municipal de Elvas realizou este sábado, no Coliseu da cidade.

Foi magnífico. Havia pessoas com lágrimas nos olhos porque era a primeira vez que entravam naquele espaço grandioso e sentiam-se comovidas pela importância que a autarquia lhes estava a dedicar.

A sala estava linda, bem decorada e cheia com mais de duas mil pessoas da chamada Idade de Ouro. Um evento de grande realce. Fiquei verdadeiramente impressionada.

O discurso do senhor Presidente da Câmara também empolgou a multidão que o aplaudia. Um discurso sentido, de quem se dedica ás pessoas. E as pessoas sentem quando as palavras são sinceras.

Digo-vos que tinha uma ideia muito diferente do senhor Rondão de Almeida e desta iniciativa da Câmara. O que sempre ouvi dizer às pessoas que contacto no dia a dia é que o senhor se tratava de uma pessoa antipática e rude, e que esta festa era só para dar de comer aos idosos e caçar votos.

O que pôde constatar foi algo de muito diferente: conheci um Presidente de Câmara sensível, mas muito forte e amigo dos mais carenciados. Assisti a uma festa para pessoas que precisam disto, já que muitas delas poucas vezes têm momentos de tanta felicidade. Vi sinceridade de sentimentos puros dos dois lados, e limitei-me a assistir...

Eu, que sempre trabalhei nesta área social que me é tão grata, acabo por ter que concluir que Elvas tem sorte por ter um Presidente e uma Câmara com esta sensibilidade social e sinto a obrigação de o divulgar publicamente. Bem-hajam.

Registos Pessoais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Registos Pessoais disse...

Acabei de assistir a uma festa maravilhosa que não posso deixar de vos dar nota.

Foi uma festa social, área que me interessa muito por motivos pessoais. Fui-me embebedar ali a Varche naquela festa havaiana promovida por aquele jornal da NOSSA CIDADE.

Foi magnífico. Havia muitas pessoas bêbadas porque era a primeira vez que entravam naquele espaço grandioso e sentiam-se comovidas pela importância que o jornal lhes estava a dedicar.

A espaço estava lindo, bem decorado e cheia com mais de duas mil pessoas do chamado Jet-Set. Um evento de grande realce. Fiquei verdadeiramente impressionado.

Lá estava Presidente da Câmara que empolgou a multidão com um lindo fato beje, acompanhado pelo ex-comunista Vintém e o Bagorro, também elegantemente vestidos, que se sentiam quando as palavras que lhes eram dirigidas eram sinceras.

Digo-vos que tinha uma ideia muito diferente do senhor Rondão de Almeida e desta iniciativa da jornal. O que sempre ouvi dizer às pessoas que contacto no dia a dia é que o senhor se tratava de uma pessoa antipática e rude, e nesta festa revelou-se um verdadeiro "gentleman".

O que pôde constatar foi algo de muito diferente: conheci um Presidente de Câmara sensível, muito alegre e amigo do Jet-Set. Assisti a uma festa para pessoas que precisam disto, já que muitas delas poucas vezes têm momentos de tanta felicidade. Vi sinceridade de sentimentos puros dos dois lados, e limitei-me a assistir...

Eu, que sempre trabalhei nesta área do social que me é tão grata, acabo por ter que concluir que Elvas tem sorte por ter um Presidente e uma Câmara com esta sensibilidade social e sinto a obrigação de o divulgar publicamente. Bem-hajam.

Unknown disse...

Tenho a confirmação daquilo que me diziam, mas eu não acreditava. Quem escreve bem da Câmara tem o senhor Tiago Abreu a atacá-lo usando os mais diversos nomes e as mais diversas formas. Uma vergonha.

A mim já me acusou de querer tacho, como anónimo, como lhe convém!

À minha amiga Joana, como se pode ver acima, plagiou-lhe a mensagem e alterou o seu conteúdo para tecer insinuações parvas a respeito de pessoas da Câmara e de uma fest organizada por uma pessoa que muito estimo, o senhor João Alves Almeida. Uma vergonha, repito!

Tal como já escrevi noutro blog a estas acusações, digo ao Tiago Abreu que tenho um execelente emprego, onde ganho muito mais do que em aulaquer lugar de "tacho", como diz.

Lamento que seja este o tratamento que os que considerava "dos meus" dão aos que se têm considerado "dos seus", só porque temos a coragem de relatar a realidade e escrever o que pensamos. Fico triste e, reforça que afinal quem tem razão não são os que sempre criticam tudo.

Digo-vos que esse não é o caminho a seguir para contribuir para a melhoria do nosso Concelho.

E aquele a que chama Sobreiro, não será a mesma pessoa que está agora a fazer o relato do jogo entre O Elvas e o Boavista em directo do estádio do Bessa, no Porto?

Não me confunda propositadamente com outras pessoas Tiago. O meu nome está assinado, não preciso de falar pela boca de ninguém.

PATRÍCIO disse...

Tal como já disse à sua amiga Maria Paes Barradas, têm toda a razão, é com atitudes como essa do senhor Tiago Abreu (com os vários nomes que ele usa), de hostilizar todos aqueles que discordam deles e de tratar de achincalhar que se atreve a dizer uma palavra positiva a favor da Câmara, que a oposição em Elvas vai tendo cada vez menos credibilidade.

É assim que nos fazem passar para outro lado, e depois ficam admirados de tanta gente que antes se identificava com a direita agora apoiar o Presidente da Câmara Rondão Almeida.

Não somos obrigados a concordar com tudo de um lado nem de outro. Mas ninguém tem o direito de tratar mal quem opina de forma educada. Isso só nos faz pensar que a razão está do outro lado, neste caso, de quem não nos desrespeita, que, neste caso é a Câmara.

Como dizia um amigo meu há pouco: "É tempo de os bons não se calarem perante os maus!"

Bem-hajam as duas pela vossa coragem. Deixo-vos a minha solidariedade, porque também já eu fui vítima desses mesmos ataques e dessas mesmas pessoas que agora a atacam a si.

ELVAS MILHOR disse...

ADIVINHA;

Já que o Manuel Sobreiro não se cansa de escrever com diversos nomes (Joana, Patricio, issope). Já que responde a uns e outros como se fossem pessoas diferentes. Deixo-vos uma adivinha;

- No dia em que Rondão Almeida nomeou a filha para chefe de gabinete adivinhem quem foi o bufo que foi a correr bater à porta do vizinho com a "bomba"? O vizinho está hoje ligado ao turismo, mas na altura era ainda membro da oposição.

Quem será esta pessoa falsa que adora envenenar tudo e todos por puro gozo pessoal. Esta pessoa tem o sindroma de Nero, gosta de ver arder tudo à sua volta, até entre aqueles que lhe dão de comer!!

Adivinhem, adivinhem, não é dificl.

PATRÍCIO disse...

Como este traste continua a usar o nome (embora distorcido) que copiou do meu blog Elvas Melhor pode passar, a partir de hoje a contar-me entre os apoiantes do actual (e com esta oposição, será também o futuru, sem dúvida!) Presidente da Câmara de Elvas, Rondão de Almeida.

Pela madade que demonstra e pelos sentimentos de perseguição e vingativos que revela o senhor Tiago Abreu, desejo-lhe a ele e aos seus colegas (que para o terem como colega só podem ser do mesmo tipo de gentinha)que tenham os piores resultados de sempre e que deus lhes pague um dia todas as madades que têm feito e o achincalhamento a que têm sujeitado pessoas honestas e de boa-fé como eu.

Até breve e muito boa noite para os cidadãos bons de Elvas.

ELVAS MILHOR disse...

Mas isto é para rir?

Porque raios seria eu o Tiago Abreu?

Então e quem é o sr. Patricio?

Quer se identificar? É que Patricio nada quer dizer.

E diz que apoia o sr. Rondão agora? Então e antes?

Não nos faças rir caro Manel Sobreiro!

Tiago Abreu disse...

E se o senhor "patricio" fosse chamar traste a alguem da sua família. Aprenda a ser educado caro Manuel, ou gostava de ver a sua familia aqui exposta e atacada indecentemente??? Tenha juizo.

PATRÍCIO disse...

Este cometário exigente e, como já estamos habituados, malcriado, do Tiago Abreu deve ser para rir à gargalhada.

No blog dele é a lixeira da falta de educação, ataca a família dos outros e ainda vai gozando, faz insinuações, publica desenhos ofensivos e vergonhosos...

E vem aqui, com todo o desplante, com uma cara de pau do tamanho de um cipreste, chamar mal educado a outro que não lhe respondeu e a queixar-se de ataques indecenntes, etc, etc, etc.

Uma maravilha de exibição este Tiago Abreu;
Uma vergonha de pessoa;
Uma falta de carácter;
Ou será, uma personalidade distorcida?
Talvez seja uma mente perversa?

Talvez seja isso tudo.

Toma juizo, rapazote!

Registos Pessoais disse...

rapazote, qual rapazote, aquele que foi ministro do interior?

Só quero saber onde me situar...


http://www.trasosmontes.com/forum/viewtopic.php?p=10289&sid=634706ee7cc494c70a826a13e9c4ae5e

Badji disse...

Afinal exceptuando um ou dois comentários ninguém se debruçou sobre a péssima imagem que transmite a fonte, deixem lá os comentários pessoais, é que por estes dias não será uma mais valia muito grande para a nossa cidade em plenas festas do Srº Jesus da Piedade ter a fonte logo na entrada do centro histórico.
Cpts.
Badji

Search