edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.1.10
Etiquetas: , ,



Este fim de semana deixamos-vos um desafio... venham até ao Centro Histórico.

Se estás fora vem até Elvas.
Se estás em Elvas sobe "à cidade"

Motivos não faltam... (re)descobre o centro do burgo. Visita os nossos monumentos, vai aos saldos, disfruta do centro de Elvas!

Vemo-nos por lá!



TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE

16 comentários:

Scottish disse...

Eu irei :) Espero que de uma vez por todas, os elvenses não se esqueçam do Coração da nossa terrinha, e que a frase "não me lembro da última vez que fui à Cidade" desapareça.
O Centro Histórico merece e há sempre coisas por ver ou locais por visitar, que muitas vezes passamos ao lado e não olhamos com a devida atenção.
A "Cidade" é também uma zona que nos faz lembrar muitos momentos da nossa vida. Revivamo-los!
Abraço

Registos Pessoais disse...

Que sejamos os Elvenses e sobretudo os Elvenses intra-muros a desfrutar da nossa Cidade. As imbecilidades(JARDINZINHOS E AFINS) dos últimos 17 anos tornaram-nos a vida impossível.

DEIXO AQUI UMA REFLEXÃO DO MEU CAMARADA EUGÉNIO DOS SANTOS A PROPÓSITO DE ÓBIDOS:

"O candidato da CDU à Câmara de Óbidos, Eugénio dos Santos, quer que a vila histórica comece a ter mais vida própria. “Óbidos presentemente está muito morta, não tem vida da população”, considera.

Eugénio dos Santos recorda que chegaram a viver no interior das muralhas 2.200 pessoas e hoje “não chega às 200 pessoas”. Para o candidato não chega ter um património valioso como o que existe, é preciso também uma vida própria. “Os turistas chegam a perguntar porque é que a vila não tem vida. Só vêem as muralhas e as casas, mas não vêem pessoas às janelas ou na rua”, disse."

COM O LINK:

http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=1381

RONDÃO ALMEIDA INSISTE NUM MODELO DE DESENVOLVIMENTO ESGOTADO QUE CONDUZ À PENÚRIA À DESERTIFICAÇÃO, ÀS RUÍNAS.

UNESCO É DESESTRUTURAÇÃO SOCIAL UNESCO É HECATOMBE!

Ze de Mello disse...

Caro Comunista Atento,

em contrapartida o exemplo de Guimaraes é radicalmente oposto a Óbidos, fez-se a revitalizaçao urbana mas sem esquecer as pessoas...

Guimaraes é um bom exemplo para Elvas.

Isabel I disse...

Tem toda a razão Sr. Comunista. Basta ver a hecatmbe e a destruição que cairam em Florença, em Paris, em Granada, em...tantas outras cidades classificadas pela Unesco. Já experimentou sair do seu buraquinho e ver mundo? Olhe que lhe ia fazer bem.

Registos Pessoais disse...

"Negócios: CEC/Guimarães
comerciantes temem "desertificação" do centro
A Associação Comercial e Industrial de Guimarães teme que as obras para a Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC) perturbem o comércio e contribuam para a desertificação do centro urbano, disse, hoje, o seu presidente.
"Em declarações à agência Lusa, Carlos Teixeira disse que as obras previstas para o centro da cidade vão retirar 400 lugares de estacionamento, dificultando, por isso, o acesso das pessoas ao comércio local."

VEJA-SE O LINK:

http://www.netmadeira.com/noticias/economia/2009/12/17/comerciantes-temem-desertificacao-do-centro

Guimarães, 17 Dez (Lusa) - A Associação Comercial e Industrial de Guimarães teme que as obras para a Capital Europeia da Cultura 2012 perturbem o comércio e contribuam para a desertificação do centro urbano, disse, hoje, o seu presidente.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Teixeira disse que as obras previstas para o centro da cidade vão retirar 400 lugares de estacionamento, dificultando, por isso, o acesso das pessoas ao comércio local."

VEJA-SE O LINK:

http://aeiou.visao.pt/cec-2012-associacao-comercial-de-guimaraes-receia-que-as-obras-afectem-comercio-e-desertifiquem-centro-urbano=f541178

Registos Pessoais disse...

O que queria dizer é que UNESCO não implica descaracterizar o Centro, (COMO FEITO NOS ÚLTIMOS 17 ANOS)com obra inútil, feia e que estorva quem precisa do Centro.

INFELIZMENTE A MENSAGEM DE QUE É PRECISO CONSTRUIR MONOS TEM PASSADO.

Guimarães é outro caso de desenvolvimento "forçado" com supressão de estacionamento e consequente abandono para DESESPERO DO COMÉRCIO TRADICIONAL E RESIDENTES POBRES.

Hoje o Centro de Guimarães está como o de Elvas, Elvas o maior Pombal do Mundo.

Registos Pessoais disse...

À Senhora ISABEL I gostava de dizer que que a minha idade não me permite sair do Centro porque não tenho dinheiro para comprar casa fora, nem idade para contrair empréstimo.
As asneiras dos outros sofro-as todos os dias na pele

Além disso, D. Isabel I, nasci em Elvas e não beneficiei de UM REGIME DE FAVORECIMENTO PARA TER CASA.

Registos Pessoais disse...

Também não tenho estacionamento à borla no Centro.

Se os residentes pudessem estacionar gratuitamente no parque subterrâneo ainda se ficaria a dever muito estacionamento a quem dele precisa.

portasdolivenza disse...

ilustre zedemello,repito porque já publiquei,o problema de elvas do centro histórico é a falta de GENTE,somos menos 5000 habitantes do que em 1992,por conveniencia financeira o municipio deixou expandir elvas para fora de portas,onde fez encaixes financeiros que permitem á camara esbanjar em almoços e obras de fachada,o problema é que se deixou deteriorar segundo informações fiáveis mais de 1000 casas intra-muros,e revitalizar o centro historico passa por reabilitar monumentos,habitações e em consequencia a restauração a hotelaria o comercio e serviços ganham potencialidade,para tal é necessario conjugar esforços entre a AEE e a CAMARA para delinear uma politica de turismo e empresarial de forma séria e ordenada,penso ser possivel,elvas é o epicentro de uma vasta região ,tem potencial monumental unico,tradição comercial e uma oferta portentosa na restauração,corajem precisa-se.

Ze de Mello disse...

Repito o dito uma imensidao de vezes: é vergonhoso que os residentes nao tenham estacionamento prioritário e gratuíto no centro.

Quanto a Guimaraes é exemplo de boas praticas pela vida e residentes que vivem no centro.

Este fim de semana todos ao centro histórico!

Registos Pessoais disse...

Sr Portasdolivenza,

por favor não se deixe levar em "conversa fiada".

Quem vai recuperar as casas se não há condições para viver no centro?
É a Câmara?

Como não vivemos num regime comunista têm que ser os privados a construir/reconstruir.

Sem estacionamento como se pode investir se depois não há condições para colocar casas novas/reabilitadas?

O sr "portasdolivenza quer investir no Centro?
O Sr "portasdolivenza" quer viver no Centro?
Eu não quero!

Aqui esta um vídeo de Mestre Cutileiro que vai requerer o estacionamento para residentes em Évora:

http://www.youtube.com/watch?v=KGQuyNDyGZo

A Verdade contra o Mundo disse...

Apesar de tudo adoraria estar aí pois Elvas tal como Portugalsao coisas que estao além dos Homens e mais ainda dos homens...
de longe saúdo os visitantes do centro

A Verdade contra o Mundo disse...

De longe, muito longe, manifesto o meu desejo de poder ser um dos visitantes do centro. É que Elvas, tal como Portugal, está muito acima dos Homens e mais ainda dos homens e por isso está em nossos coraçoes.

cantosdacarreira disse...

ENTÃO ONDE NOS ENCONTRAMOS?É PARA LEVAR A MERENDA OU PETISCAMOS POR LÁ,TO TODO CONTENTE VOU CONHECER OS CAMARADAS AQUI DOS BLOGUES,É QUE O "CANTOS DA CARREIRA"ERA O SITIO ONDE Á NOITE SE JUNTAVAM UMA SÉRIE DE GENTE CÁ DO BURGO A DIZER MAL DE UNS E DE OUTROS,CONTAVAM-SE UMAS ANEDOTAS,ERA DIVERTIDA A TERTULIA,EIS A RAZÃO PORQUE ESCOLHI O NOME PARA O BLOGUE,SE O PATRÃO ME DEIXAR DAR UMA FUJIDINHA APAREÇO,MAS O GAJO É LIXADO,VOU VER SE O FINTO,QUE PASSEM UM BOM DIA E APROVEITEM PARA VER E FOTOGRAFEM AS CASAS ABANDONADAS E DEGRADADAS.

Anónimo disse...

E o que há no centro para nos atrair? Podia haver muita coisa, mas nos tempos que correm...

Júlia Galego disse...

E fui mesmo. À exposição no Paiol de Nª Srª da Conceição e no MACE.
Gostei.

Search