Júlio Botelho de Alcântara (1882-1930)
O primeiro foral de Barbacena é outorgado pelo seu novo senhor em 1273, ainda durante o reinado afonsino. Em 1519, D. Manuel daria novo foral à vila, na sequência do qual se terá erguido o actual pelourinho, de clara tipologia manuelina, embora consideravelmente rústico.
Estão já a ser redigidos os estatutos para a constituição da Associação Cívica, e que em breve serão apresentados publicamente.
Aos poucos a Cidade e o Concelho de Elvas apresentam uma variedade consideravel de arte pública, nomeadamente através de estátuas que homenageiam personalidades ilustres e artes tradicionais.
Este sábado realizou-se no CNT a apresentação da candidatura de Rondão Almeida ao seu 5º mandato à frente dos destinos do Concelho de Elvas.
O Governo prepara-se para deixar cair o projecto da alta velocidade. "Todas as opções estão em aberto", disse ao DN uma fonte do Executivo. Estava marcada para o início de Julho uma decisão provisória sobre o primeiro troço nacional, Poceirão-Caia, que poderá já não ser tomada. Decisões finais ficarão, garantidamente, para o Governo que sair das legislativas.
Chegou às casas do Concelho uma publicação, apresentada pela Comissão de Apoio à Recandidatura de Rondão Almeida às Autarquicas'09.




Um dos locais no centro do burgo que desde há largo tempo precisava de intervenção, e para a qual desde aqui temos repetidamente solicitado, está finalmente reabilitado.
No Concelho de Elvas o PS foi o partido mais votado para o Parlamento Europeu, atingindo os 34,46%, seguido pelo PSD, com 23,18%; sendo que o Bloco de Esquerda sobe a terceira força partidaria atingindo 11,22%.
Ao igual do pais a abstenção foi a grande vencedora no Concelho com apenas 27,53% entre os 20471 votantes.
Se olharmos para os resultados do último acto eleitoral para as autarquias, vemos que o PS regista um grande descida, justificada por estas serem eleições europeias, não atractivas para o eleitorado local. Por outro lado o PSD e o CDS por separado obtêm agora mais votos que na coligação ADElvas de 2005. Registo também para o BE que passa dos 4,14% obtidos na corrida à Assembleia Municipal para os agora 11,22%.
A primeira palavra é de desculpas para os comerciantes de Elvas. Os nossos empresários da restauração, que ao longo dos anos têm conseguido fazer com que o nome da Cidade e do Concelho fosse conhecido aquém e além fronteiras como um município, e onde, a gastronomia para além de boa qualidade tem permitido criar riqueza e postos de trabalho nao merceciam ser tratados pelo Regedor e sua equipa desta forma.
Em boa hora a Associação Empresarial de Elvas e um dezena de restaurantes fizeram a VERDADEIRA festa do marisco de Elvas. Não entende este Velho Conselheiro porque os empresários de Elvas e o Palácio têm que ser reféns de uma empresa extra-concelhia para fazer aquilo que também e dignamente aqui se faz a diário. Um festival deste género pode e deve ser organizado domesticamente.
Nota positiva para Rondão por criar o engodo que lhe permitirá descartar Eurico!
Nota negativa para Rondão que deve um pedido de desculpas formais aos empresários.
Situado em pleno Centro Histórico e comercial do burgo, no início da Rua de S. Francisco, esquinado com a Rua Tenente Passos Manuel é um edifício do sec. XVIII, composto por piso terreo e andar nobre, com sacada central e balcão saliente e grade de ferro forjado, acompanhado por outras 6 janelas guarnecidas de mármore.
Elvas acolhe apartir de hoje o 1.º Festival Ibérico do Marisco, que decorre no Rossio de S. Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira, até dia 7 de Junho.
Sendo que a entrada no recinto tem um custo de 1,50€, com direito a uma bebida, e sendo que foi apresentado como um espaço no qual serão praticados preços "populares" destacamos que hoje, noite da abertura, terá a animação assegurada pelo projecto Abba Gold, naquela que é anunciada como a noite europeia, seguindo-se-lhe, nas noites posteriores, o grupo “Flor de Lis” (que representou Portugal no Festival da Eurovisão deste ano), um grupo de sevilhanas e flamenco, e a banda “Canta Brasil”.
Anunciados ainda espectáculos pirotécnicos, dj set e animação para os mais novos.
Vale a pena ir até lá!
Atenção aos visitantes do Centro Histórico de Elvas!
No transacto mês de Maio a revista "Focus" desenvolveu um trabalho ao qual foi posto o título de "Os grandes narcisistas portugueses", no qual foram estudados por duas eminências da psicanálise nacional, o Prof. Dr. Carlos Amaral e o Prof. Dr. Jaime Milheiro, 17 personalidades de Portugal e onde se dedicou atenção a Rondão Almeida, único autarca entre desportistas, empresários e outros politicos, a qual transcrevemos hoje.
O povoamento do sitio de Barbacena, possivelmente desenvolvido sobre um castro pré-romano, fez-se a partir da doação de Barbacena a D. Estêvão Anes, Chanceler-Mor de D. Afonso III, casado com uma filha ilegítima do monarca, e senhor do Alvito, no ano de 1251. Em 1519, D. Manuel daria novo foral à vila, ordenando a reconstrução do seu castelo, que assim se pode supor em mau estado de conservação.
Em 1645, as tropas castelhanas assaltam o castelo, e em 1658 a guarnição é mesmo forçada a render-se ao Duque de Ossuna. Os ataques e as pilhagens, bem como a constante necessidade de modernização das defesas numa zona de tal importância estratégica, determinam a necessidade de novas obras de remodelação e fortificação, desta feita a cargo de Afonso Furtado de Mendonça, chanceler-mor do reino e primeiro Visconde de Barbacena.