edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 24.6.09
Etiquetas: ,


Aos poucos a Cidade e o Concelho de Elvas apresentam uma variedade consideravel de arte pública, nomeadamente através de estátuas que homenageiam personalidades ilustres e artes tradicionais.


Durante anos as únicas estátuas que exitiram em Elvas eram a d'El Rei D. Sancho II e as que ladeiam a entrada do Palácio de Justiça local. A estas temos que anexar uma série de bustos existentes em algumas aldeias do Concelho.

Anunciadas que estão para breve a colocação das estátuas d'El Rei D. Manuel I e a do Curtidor, quer este Velho Conselheiro deixar hoje uma sugestão ao Regedor e à sua equipa.

Uma das personagens essenciais para a visionomia que o Centro Histórico apresenta hoje, e para a possibilidade que as Muralhas do burgo sejam classificadas pela UNESCO, é sem duvida Cosmander, o padre jesuíta holandês que traçou definitivamente a cerca seiscentista da pós-Restauração.

Uma digna homenagem seria colocar junto a estas muralhas, e a um dos tramos de mais dificil execução, uma estátua a este matemático que vindo da Holanda marcou Elvas para o sempre. O miradouro da Conceição, com o devido arranjo urbanistico será no futuro um dos pontos essenciais para quem deseje conhecer as Muralhas de Elvas. Um estátua colocada ao nível do solo enriqueceria esse espaço e seria concerteza motivo para uma recordação fotográfica para os turistas, tendo a cidade como pano de fundo.

Fica a ideia!

3 comentários:

Elvascidade disse...

Sem dúvida uma grande sugestão.
Apoio a ideia.

democracia século 21 disse...

Boa ideia! vamos meter estátuas de tudo e de todos em toda a cidade!
Então é que isto ficava uma lindeza!

Armas-te em esperto a copiar os livros onde outros escreveram sobre os monumentos. E agora, ouviste falar dessa figura no dia da apresentação do Património Mundial e lá atirar com mais uma ideia parva de outra estátua!

Ou tu és escultor e queres encher os bolsos, ou queres parecer muito esperto a inventar as coisas mais disparatadas de que nem o sr. Torneiro se havia de lembrar!

Mas haverá alguém na Câmara que dê cobertura a estas cretinices?!!!!

Registos Pessoais disse...

Gostava de esclarecer que há 2 democracia século 21 no Zé de Mello.

O que acima escreve com aquela linguagem ordinária é o apoiante de Rondão Almeida.

Search