O Museu Militar de Elvas, inaugurado (hoje) 29 de Outubro'09, ocupa um quarto da totalidade da Muralha Seiscentista do burgo, numa extensão total de 150.000 m2.
- Convento e Claustro do Mosteiro de S. Domingos, do sec. XIII;
- Muralha Medieval (pano de muralhas e torre), do sec. XIV;
- Obra Coroa e Muralhas Seiscentistas;
- Quartéis Oitocentistas, desenhados por Guillerme Valleré em 1767;
- Fonte de S. José, do mesmo autor da anterior.
- Serviços de Saúde Militar;
- Arreios e Hipomóveis;
- Viaturas Táticas e Carros de Combate.
Numa época em que os partidos em Elvas têm que avaliar o seu desempenho nas últimas autárquicas, e, em que o PS sai novamente fortalecido do combate eleitoral, são os perdedores aqueles que mais terão que reflecionar.
Se desde o domingo eleitoral desapareceu o cabeça de lista do MUDE (agora sim ficou mudo, como diziam os socialista em campanha) eis que o líder da comissão política do PSD em Elvas, José Júlio Cabaceira, reconhece que tinham as expetativas altas, auspiciando até 4 vereadores.
É sabido que a população fala da prepotência do poder instalado, e quiças esse rumores tenham feito sonhar os membros do PSD e do CDS, mas na hora da verdade os eleitores decidiram retomar a governação em Rondão.
Será porque as alternativas não se apresentavam convincentes? Ou para que apostar em quem não se conhece? Ou será que este faz como os outros não aceitando a vereação ou com o tempo perderá a confiança dos partidos por quem foi eleito?
Anunciado o fim de José Júlio Cabaceira à frente da comissão política local do PSD quem se lhe seguirá? Será que Simão das Dores está preparado para fazer quatro anos de campanha? Ou porventura os social-democratas pensam apresentar o seu próximo candidato apenas meses antes das autárquicas através de alguma outra associação?
Resumindo, este pode ser o principio da próxima corrida ou apenas o queimar de mais um elvense de centro direita.
Já agora alguém sabe do editor da Câmara dos Comuns?
TODOS SOMOS ELVAS!!Circulou este fim de semana pela internet um texto com o título "A Política em Elvas", utilizando fotos e textos do blogue zedemello.blogspot.com
Declaramos que somos totalmente alheios ao mesmo, e que esse texto não reflecte a opinião deste Velho Conselheiro.
TODOS SOMOS ELVAS!!
Domingo, dia 11 de Outubro'09, apartir das 19H00, acompanhe o escrutínio aqui.
Caros co-Conselheiros,
No domingo os Elvenses maiores de 18 anos decidem quem será o novo Regedor.
Muito provavelmente Rondão Almeida será reconduzido no cargo.
O forte apoio popular e populista fazem com os eleitores reconheçam positivamente o trabalho que se tem desenvolvido ao longo da última década, e lhe confiem cegamente a sua confiança.
Para além do betão, que o PSD e CDS muito criticaram nas últimas eleições, este mandato foi dirigido para a ação social. A denominada “Idade de Ouro”, viu reforçadas as ajudas públicas do Município, sendo que se descobriu que para garantizar o futuro se teria de reforçar o investimento na juventude. Em verdade não foi um investimento na juventude mas sim o remediar de uma situação, em verdade grave, mas que em nada se procurou alterar metodologias para prevenir que a situação continue.
Os programas sociais de emprego, quer da responsabilidade exclusiva do Município quer em conjunto com o Centro de Emprego, são apenas “pensos rápidos” para uma situação mais grave. O que o Concelho necessita é repensar estratégias de desenvolvimento.
Os jovens saem de Elvas porque não existe estrutura empresarial que lhes dê resposta às suas pretensões.
A aposta terá que ser na formação. Nestas eleições todos os candidatos falam em aumentar o ensino superior em Elvas. Pensa este Velho Conselheiro que essa não é a solução. Veja-se que a ESAE ficou com muitíssimas vagas por preencher nos seus cursos. Qual será o estabelecimento de ensino superior que apostará assim em abrir novos cursos aqui quando em todo o país se reduzem cursos e alunos. A aposta terá que ser por exemplo na formação profissional, focada para o turismo (deixámos que Portalegre fica-se com a Escola Superior de Turismo do Alentejo!) para as técnicas auxiliares de enfermagem e geriatria e para a formação de técnicos com vista à atividade logística.
Neste campo, educação, o futuro próximo do Concelho não vislumbra uma luz ao fundo do túnel.
Relembremos por exemplo que em 2005 se prometeu um novo edifício para a Escola Profissional em Elvas e que essa é mais uma “prometemos e cumprimos” por concretizar.
Rondão Almeida é um dos melhores na gestão autárquica em Portugal, é um dos mais narcisos e vaidosos políticos nacionais e neste momento é o candidato mais cansado e com mais falta de ideias e projetos para o futuro de Elvas e das suas aldeias e vilas.
É urgente rentabilizar o betão já construído! Ter um programador cultural para o Cine Teatro. Ter uma programação de qualidade internacional no Coliseu Cidade de Elvas. Apostar numa estrategia de promoção nacional e na Extremadura espanhola de Elvas enquanto Cidade de Comércio de Qualidade, de Gastronomia e de Cultura. Apostar nos empresários e não no emprego precário que vai “mastigar” jovens como a PT.
É necessário ventilar o Palácio e deixar que entre sangue novo na gestão do futuro do Concelho.
Seguramente no domingo ganhará a democracia em Elvas, sendo que cabe a cada um dos eleitores escolher a melhor opção de futuro, segundo a sua óptica.
Continuaremos depois de domingo desde este blogue lutando por Elvas, concordando e discordando das ações da governação, sugerindo outras e exigindo sempre mais, seja quem for o futuro Regedor, porque TODOS SOMOS ELVAS!
*Fazer a renovação da canalização de água e rede de esgotos dos bairros periféricos de Elvas.
*Criação de um Centro de Alto Rendimento junto ao Estádio de Atletismo.
Das cinco medidas destacadas neste blogue em 2005, provenientes do programa de Rondão Almeida, faltam concretizar estas duas, sendo que o PDM foi alterado recentemente e de forma pouco transparente e sem a devida participação popular.
Por primeira vez na história democratica do Concelho de Elvas, surge uma lista de candidatos independentes que concorrem a uma autárquia, neste caso à Assembleia de Freguesia de Vila Boim.
- melhorar as condições arquitectónicas e a qualidade urbana;
- novo loteamento habitacional e outro industrial;
- um novo lar para a 3ª idade;
Como nos comprometemos vamos "molhar-nos".
Nenhum, repito, nenhum candidato apresentou uma proposta de futuro para o Concelho. Não há uma ideia do que poderá ser Elvas daqui a 10 anos. Nenhum apresenta uma ideia de futuro.
Mas pior é que Rondão está esgotado e não há uma palavra sobre isso dos candidatos.
Veja-se por exemplo, a Rua de Évora sofreu obras de infraestruturação (a melhor obra de Rondão) e no dia da sua inauguração anuncia-se que passa a pedonal, quando esta não foi preparada para tal, antes o contrário foi executada para receber trânsito! A pressão e a vontade de agradar a todos fez com que Rondão de imediato, nos ecos da população a mandasse fechar à circulação!
As obras estão a surgir mas sem visão de futuro, sem criar riqueza, e ao sabor do vento.
Vejamos outro exemplo recente: foi feito um investimento na nova sinalização da Cidade, mas na última fase da Circular Urbana não foi prevista a sua utilização, nem obrigatório contratualmente ao empreiteiro a sua utilização. Não há projeto... Vai-se fazendo aos retalhos.
Rondão está cansado e é necessário sangue novo no Palácio.
O PSD desiludiu os seus eleitores. Os candidatos eleitos não aceitam os cargos para os quais são eleitos e quando os aceitam terminam os mandatos sem a sua confiança politica. Agora e novamente junta-se ao CDS de Tiago Abreu, num esforço de "todos contra Rondão".
Elvas precisa de pessoas construtivas e não de velhos do Restelo, basta de conservadores. São precisos empreendedores!
Rondão poderá governar mais quatro anos, fruto desta lei eleitoral, sem maioria, pelo que é preciso que as forças politicas sejam construtivas e não obstáculos à sua governação. Já antes este Velho Conselheiro manifestou que é urgente reformular esta lei e que as eleições sejam apenas às assembleias, municipal e de freguesias. Daí quem tenha maior votaçao formará a sua equipa de vereação, deixando o combate politico fora do órgão executivo e centrado na Assembleia Municipal, devidamente reforçada de mecanismos de controlo.
Obviamente este Velho Conselheiro não é de esquerdas e muito menos marxista, mas nestas eleições aconselha votar Luis Pedras e na sua equipa.
Acreditamos que servirão melhor os interesses do Concelho e não os próprios ou os do seu partido.
UM COMPROMISSO POSITIVO!
O Bloco de Esquerda, através do seu candidato a Regedor, Luis Pedras, apresenta o seu programa, de onde destacamos:
- Montra Eletrónica do Comércio e Serviços do Concelho;
- Praia Fluvial totalmente equipada;
- Festival de Música da Raia e Festival Multicultural;
- Serviço Municipal Especializado na Conservação e Limpeza de Monumentos;
- Ciclovia nos Fossos;
- Aumento do IMI para edificios abandonados no Centro;
- Construção de Centro Cultural, se possível na Casa de Reclusão, incluindo Escola de Artes e Ofícios, Escola de Artes, Companhia Municipal de Teatro, Festival de curtametragens e Museu Etnográfico e Rural;
- Prémios e Bolsas de Mérito a desportistas;
- Construção de Polidesportivo e Pista de Desportos Radicais no Bairro da Boa-Fé;
- Adequação do antigo quartel da Guarda Fiscal para instalação da Divisão da PSP, mantendo a esquadra no Centro Histórico
- e finalmente a eliminação total das barreiras arquitetónicas existentes no Concelho, visando melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência.
Ouça todo o programa aqui
TODOS SOMOS ELVAS!!
