edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 15.10.09
Etiquetas:

A inclusão das Fortificações de Elvas na lista indicativa portuguesa da UNESCO, deverá em breve ser substituida pela rede ibérica transfronteiriça do conjunto de localidades e fortificações abaluartadas raianas, ainda que Elvas continue a ser a cabeça de serie e a que tem o processo mais adiantado.

Recentemente foi a vez de Valença aprovar um protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto com vista à preparação do dossiê de candidatura da Praça-Forte no âmbito desta candidatura.

Segundo adiantou a Câmara local, a proposta - que se segue ao projeto há muito acalentado pela fronteiriça edilidade e pelo vizinho concelho galego de Tui, que anseiam pela classificação dos respectivos centros históricos -, recebeu já o acolhimento dos ministérios da Cultura e Negócios Estrangeiros, encontrando-se na lista indicativa tanto de Portugal como de Espanha.

De acordo com o autarca valenciano, José Luís Serra, a apresentação do dossiê de candidatura está prevista para o final do próximo ano. Ainda este mês, a proposta será dada a conhecer na Cimeira Ibérica, que decorrerá na cidade de Elvas.

"A preparação deste processo está a implicar o envolvimento de uma equipa técnica qualificada, com experiência em casos semelhantes e capacidade para demonstrar a qualidade intrínseca dos bens a classificar", assinala, a propósito, Serra, considerando que a proposta "tem conseguido reunir à sua volta, desde a primeira hora, a sociedade da região. Um envolvimento que cresce a cada dia e que tem recebido os melhores ecos nos meios académicos e científicos, bem como na classe política de Portugal e Espanha".

Além de Valença, a candidatura contará, entre outras, com as fortificações abaluartadas de Almeida, Marvão, Estremoz e Elvas.

TODOS SOMOS ELVAS!!

3 comentários:

Justiceiro Implacável disse...

Ó Zé de Mello, já pensaste em trabalhar alguma coisita?

Comenta lá o teu PSD e a vitoriosa coligação que fez e continua a fazer em Elvas com o CDS.

Nisso é que eu te gostava de ouvir e não a largar balelas sobre matérias de que não sabes nadinha e te limitas a escrever o que lês nos jornais ou te passa pela imaginação fértil.

Ze de Mello disse...

Caro Justiceiro,

Aconselho-o a ler o édito de dia 13, em que foi feito a análise dos resultados de domingo.

Quanto ao PSD, que V. Exa. diz meu, também é referido nesse édito bem como noutros... e quiças em breve até o mesmo se extinga em Elvas por falta de conteúdos validos para a populaçao.

Quanto ao "seu" PS e ao jogo democrático, aprenda com o seu líder o respeito e a educaçao que é obrigada a quem exerce públicamente.

Queira-me atento aos seus escritos e fica o desafio a que produza V. Exa. conteúdos e publique um blogue.

A Verdade contra o Mundo disse...

Quando será que esse boçal do Justisseiro Implacavelle ... deixa de ser tao asqueroso nas suas opiniões? Pensará ele, porventura, que imitando his master´s voice, vai chegar a algum lado? Homem, desabilhe ou se nao quer desabilhar seja mais inteligente no que comenta- As eleiçoes estao passadas ganhou o vendedor de sonhos e prontos!!!
Um conselho para os Elvenses mais velhotes (recordo que alguem disse, e bem, que Elvas está trasnsformada num enorme asilo de gente idosa..)aproveitem o ultimo mandato do homem para exigirem as costumeiras passeatas e almoços da idade de ouro (ou do reumatico...de ossos e cabeça sei lá) porque me parece que tais coisas foi chao que deu uvAS!!!
Custodi nos domine...

Search