
Pois é, mais uma vez o nosso concelho volta às bocas do mundo. Se neste verão tivemos dois programas televisivos emitidos em direto desde a praça da República, também temos sido notícias por razões menos amáveis.

Declarações de Rondão Almeida ao Diário do Sul
- João José Alfacinha Pinheiro (65 Anos, Viúvo, tem quatro filhos e quatro netos, é operário Metalúrgico sendo funcionário do PCP à mais de trinta Anos, faz parte da Direcção da Organização Regional de Portalegre do PCP DORPOR, é membro da Assembleia Municipal de Campo Maior desde as primeiras eleições depois da revolução de Abril.)
- José Severiano Leonardo Batista (53 Anos, Gerente Comercial)
- Maria Alice Prates Chinita Sande Rangén (57 Anos, Funcionária Pública)
- João Luís Pina Martins (65 Anos, Comerciante)
- Manuel Charruadas Trindade (58 Anos, Técnico da Direcção Geral de Finanças)
- Carla Patrícia Belchior Cordeiro (26 Anos, Sócia Gerente)
- António Maria Vitorino (67 Anos, Empregado Bancário)
- Pedro Nuno Laço Nascimento (36 Anos, Professor)
- Maria do Céu Cortes Laço Nascimento (59 Anos, Empresária)
- Francisco Joaquim Bastos Cordeiro (57 Anos, Empregado de Mesa)
Dentro em breve será inaugurada a última fase da construção da Circular Urbana, no troço entre o Parque da Prata e o Aqueduto, completando assim esta estructura viária.
Nas últimas semanas propusemos aos co-Conselheiros e visitantes do blogue que escolhessem qual o verador que melhor desempenhou as suas funções no presente mandato, que agora finda.
Com um resultado avassalador esta autarca é considerada pela maioria dos votantes como a melhor vereadora deste mandato, deixando os seus companheiros do executivo a grande distância.
Assim temos em primeiro lugar, Elsa Grilo com 51% dos votos, seguida de José Bagorro, com 17%, e em terceiro posto na apreciação surge o Vice-Regedor Nuno Mocinha, com 12%.
Os outros três vereadores registam valores entre os 7% de Vitória Branco e os 5% de João Vintém e de Eurico Candeias.
Recordemos que este é o primeiro mandato autárquico desta senhora, embora sempre tenha pertencido ao Gabinete do Regedor, que tem nas suas atribuições coadjuvar o Regedor, o Gabinete de Informação e Propaganda, o Gabinete de Estudos e Planeamento (alma-mater do trabalho autárquico), a Canditatura das Fortificações a Património Mundial, Biblioteca, Arquivo Histórico e novos Museus, as Relações Internacionais e Juventude.
Parabéns à autarca que vê nesta votação popular reconhecido o seu trabalho.
Depois de um descanso estival, compartindo águas com as cabeças reinantes do burgo, voltámos à blogosfera no dia em que antigiremos os 200.000 visitantes.
Este ano nem Agosto deu descanso aos Elvenses, tantos foram os temas e acontecimentos que se passaram no burgo.
Será que o Regedor não pode emitir um parecer negativo à realização do Freedom Festival, que já demonstrou apenas denegrir o nome da nossa Elvas, e enviá-la ao Sr. Estorninho para que não autorize a sua realização? Sempre fomos propensos a aceitar todos, mas está demonstrado que este não é o caminho de promoção para o nosso Concelho.
E que dizer da agressão (ou não) de Eurico Candeias ao líder dos populares locais? Zangam-se as comadres.... e depois querem ser alternativas!
Outra novidade é a revisão do PDM de Elvas. Não seria mais democrático e clarificador que antes da discussão pública fosse feita uma apresentação da proposta à população?
Mais um ano o Festival Povos do Mundo, numa organização conjunta do Palácio do Regedor e da Federación Extremeña de Folklore brindou umas excelentes noites aos Elvenses no coração do burgo, pena não ter podido assistir, ao igual que às Festas Estivais das nossas freguesias.
O mesmo não se poderá dizer do cartaz do S. Mateus'09, destaque apenas para Rita Red Shoes e o regresso a Elvas da magnifica Rita Guerra, a melhor voz de Portugal. Será que vai haver palco jovem?
Outra frente de obra na Cidade é a limpeza dos fossos e escarpas das Muralhas candidatas a Património da Humanidade que já estão apresentaveis a quem nos visita.
Água, Aquelvas e o Vice-Regedor... que dor de cabeça para iniciar as funções de substituição das férias de Rondão! Demos tempo ao tempo e esperemos pelas facturas, este Velho Conselheiro ainda não está seguro desta opção de concessão do serviço público de abastecimento de água à população.
Para terminar a solução apresentada por Jacinto César na Tasca para a susbstituição do mamarracho no Largo da Misericórida merece o apoio deste Velho Conselheiro. Pena que os trabalhos já se tenham iniciado.
Quanto à política pura e dura, destaque para a entrevista do candidato a Regedor, Luís Pedras, ao Linhas em que este apresenta já algumas medidas para a sua governação, coisa que o PSD+CDS e o PS ainda não fizeram.
E para acabar este primeiro édito pós-férias uma pergunta: Sr. Cabaceira e Sr. Torneiro quando retiram os outdoors de frente da Fonte da Misericórdia? Depois não nos venham falar aos Elvenses de preservação de património!