GABINETE DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA Nº 17
edição: Zé de Mello publicado a 27 de Março'08
Não existem informações em línguas estrangeiras, alguns espaços estão em actualização e o mais grave não existem imagens apelativas! Apenas uma imagem muito "rádio elvas"! Já é tempo demais não acham!"
Como este Velho Conselheiro variadissimas vezes aqui alertou a passagem do serviço público de abastecimento de água à população do Concelho para o sector privado, pode tornar-se num presente envenenado. Olhe-se o que se passa aqui ao lado em Campo Maior.
Cuidado Elvenses!
Recordamos mais uma vez, e conforme se pode ler também aqui, ou na legislaçao que cria o SUB de Elvas que as urgências do Hospital de Sta. Luzia poderão ser apenas asseguradas por dois médicos e dois enfermeiros e ponto final. O Regedor tem "apertado" com o Ministério mas só conseguiu um carácter excepcional que acalme o povinho em época pré eleitoral.
Cuidado Elvenses!
Apartir deste sábado o Coliseu de Elvas recebe uma pista de gelo, que poderá tornar-se um atractivo para chamar à Cidade os forasteiros e quem sabe levá-los até ao Centro Histórico, para que junto dos comercios locais aproveitem para adquirir algumas prendas de natal.
Para tal é necessário lançar uma campanha junto dos utilizadores deste espaço, principalmente aos fins-de-semana, oferecendo-lhes a possibilidade de adquirir vários produtos no comércio tradicional do burgo. Lojas abertas, espaços de bar e cafetaria abertos e uma boa equipa de promoção no Coliseu podem salvar o Natal economico de empresários do Centro da Cidade.
Re-infraestruturar os Bairros Periféricos da Cidade, nomeadamente rede de água e esgotos.
O tempo da travesia do deserto parece que está findando. Muitos foram os blogues que este Velho Conselheiro aqui anunciou e recomendou que tinham a sua origem ou a sua temática base no nosso Concelho. Hoje uma nova listagem de blogues se unem à blogosfera elvense:
http://www.elvascidadeviva.blogspot.com/
http://elvasmelhor.blogspot.com/
http://flama-unex.blogspot.com/
http://sorayabranco.blogspot.com/
Benvindos e longa vida a estes novos espaços!
Recordemos que um acordo internacional deste género já existe entre o Norte de Portugal e a Galiza, onde se incluí a Eurocidade Chaves / Verín, e que se prepara para usufruir de 97 milhões de euros.
É a hora de toda a região Alentejo e a Extremadura avançarem para esta realidade, e urge que Elvas e Badajoz se criem como Capital desta futura Euroregião, avançado em direcção à criação da Eurocidade.
Várias e repetidas vezes já chamou este Velho Conselheiro a atenção para a urgência da criação e promoção nacional e além fronteiras da marca ELVAS.
Quem não tem visibilidade não existe. E Elvas, cidade, produtos, comércio e serviços não existem!
Um plano de marketing institucional, criando uma imagem forte, à qual se uniriam empresas e produtos locais, é à muito urgente para dar uma vida renovada à Cidade que cada vez tem menos empresários de sucesso, menos visitantes e imensas potencialidades!
Fica o conselho ao Palácio para esta urgência, recordada recentemente pelas novas associações empresariais.
Chegou recentemente à caixa postal dos Elvenses uma folha publicitária do Palácio do Regedor alertando para o facto de a Requalificação do Centro Histórico ser um projecto global e estudado visando um melhor Centro Histórico para quem lá habita, para quem por lá circula e para os que visitam o burgo.
Depois de enumerar várias obras que totalizam um esforço financeiro neste projecto que ultrapassa os 20 milhões de euros, o Gabinete do Regedor, anuncia, ou reanuncia, alguns projectos:
- Colocação de contentores subterrâneos, ao igual de outras muitas outras localidades. O lixo no Centro depois das 19.00h transmite ainda mais a ideia de deserto em que o mesmo se transforma apartir de essa hora.
- Requalificação do Parque Habitacional, onde além dos projectos nacionais (Recria e Solarh), o maldito Elvas, Cidade Branca, promete continuar a desvirtuar o Centro Histórico.
- Requalificar o Jardim das Laranjeiras e a Parada do Castelo, dois projectos ao abrigo do Programa Polis que espera este Velho Conselheiro transformem estes dois espaços em dignos representantes da nobreza da nossa Cidade.
- Requalificação do viaduto das Portas de Évora.
- Iluminação de Monumentos, uma obra repetidamente anunciada, e orçamentada, que não passa de intenção à vários mandatos.
- Criação de microclima na zona comercial. Até que enfim!
- Sinalização turística e abertura de monumentos. Até que enfim!
- Higiene canina nas ruas, mas por enquanto só as comerciais e no Centro Histórico.
- Zona de Estacionamento para residentes - só com habitantes o Centro Histórico tem futuro!
- Requalificação do Largo do Mamarracho (da Misericórdia), já assim denominado pelo Regedor!
- Incentivos financeiros aos jovens casais para a sua fixação no Velho Burgo.
- Plano Geral de urbanismo e gestão da zona histórica.
- etc...
Nunca Elvas ou o Alentejo assistiram um espectáculo com o glamour, charme, elegancia e qualidade daquele que o Palácio apelidou de "Maior Musical do Alentejo". Parabéns a quem organizou (José Gonçalez) e aos que rumaram ao multiusos elvense para assistir a este espectáculo.