Em Agosto de 2005, com este mesmo título, publiquei o primeiro édito sobre os Museus elvenses e posteriormente dediquei particularmente a cada uma visita e um édito. Hoje é o Dia Internacional dos Museus pelo que volto ao tema.
Desta rede elvense estão já abertos ao público o Museu de Fotografia, o Museu Militar, o Museu de Arte Sacra aos quais se juntam o Museu de Ex-Votos do Santuário do S.J.Piedade e o Museu Etnográfico de Vila Fernando os quais ainda não tive oportunidade de visitar, e ao que parecem não integram este Rede de Museus.
Olhando para os números publicados pelo Palácio do Regedor parece-me que a aposta na cultura/turismo nesta área ainda está aquém do que me parece minimamente aceitável, vejamos as visitas contabilizadas nestes espaços em 2005:
- Museu M. da Fotografia João Carpinteiro ... 6778 visitantes
- Museu de Arte Sacra ... 814 visitantes
- Museu Militar ... 4366 visitantes
Pergunta este Velho Conselheiro:
- Que promoção têm estes espaços dentro das competências do Palácio do Regedor?
- Que iniciativas fazem estes Museus para a comunidade escolar do concelho?
- Como se descobre que existe e onde estão os Museus por parte dos turistas?
- Quantos dos que lêm este édito conhecem estes espaços?
4 comentários:
acertou o Zé de Mello!
Eu confesso n conheço!
Com tanto Museu na cidade acho bem que comecem a pensar na sua promoção...
mas alguém sabe?
Zé, é assim, acho que as pessoas ainda não entenderam.
É que o Sr. Presidente antes de vir trabalhar para a CM de Elvas, também foi vereador na CM Évora, e todos nós sabemos que Évora é apelidada de Cidade Museu, por todas as suas caracteristicas e imponentes munumentos.
Pois acho que o Sr. Presidente aqui também só fáz museus para ver se isto um dia também é considerado Cidade Museu, (isto é o que ele realmente pensa) pois o realmente só se faz aqui é "MUSEUS".
Museus esses que como tu disses ninguem conhece.
Enviar um comentário