edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 25.8.05
Etiquetas:


Como aos poucos estou a redescobrir esta cidade, fui há dias até ao Posto de Turismo local (do qual me abstenho por ora de comentar) recolher alguma informação sobre esta cidade à beira do Caia, e lá parto eu de folhetos na mão para os degustar entre o já adquirido hábito moderno do café expresso.
O que logo me chamou a atenção, por factores que os caros visitantes perceberão, foi que o Antigo Colégio Jesuita de S. Tiago vinha indicado como Museu Municipal António Thomaz Pires. Obviamente a instrução já eu suponha não se realizará neste edificio, dado o grande desenvolvimento que constato na urbe. Que o tenham transformado em espaço de cultura é algo que alegra este já aposentado "reformador".
É assim que avanço passos largos em direcção ao edificio para conhecer este santuário da reserva memorial. Surpresa maior, estava encerrado para obras. Que ódio! E nem uma advertência aquando da entrega do mapa!
Zango-me e viro costas ao Largo! Vou até aos cantos da Carreira! (Zona franca em fontes informativas cá do burgo, que cada dia que passa mais aprecio.)
Ora bem! Explicação e mistério resolvido! Prepara-se o arranque de mais uma frente de obra no centro com a transformação do edificio numa moderna Biblioteca, aproveitando o espólio riquissimo que estas paredes já guardavam. E o museu? Pois, parece que esta a dotar-se a cidade duma Rede de Museus. Pelo que me foi dito já há alguns de portas abertas (espero que não para as moscas!!), especificando e musealizando espaços diversos do burgo:
Museu Militar no Forte de Sta. Luzia, Museu Municipal de Fotográfia João Carpinteiro, Museu de Arte Sacra, perfilando-se ainda o Museu de Arte Contemporânea, o da Alfaia Agricola e o Arqueologico, que espero mantenha o nome do original Museu Municipal. Ainda no Concelho os nucleos museologicos dos Ex-Votos no Santuário do Sr. Jesus da Piedade e o Etnográfico em Vila Fernando.
Meus caros visitantes e co-Conselheiros, nem Londres, aquando da minha passagem diplomática por lá, tinha uma oferta tão rica em espaços desta natureza.
Fica aqui prometido visita-los a todos e caso urja comenta-los-ei.

0 comentários:

Search