edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 31.5.10


No fim da semana passada o Regedor e o seu congénere de Badajoz, apresentaram na Alcazaba da Cidade-Irmã o projeto BALUARTES, que visa a valorização dos elementos patrimoniais militares da Eurocidade, através da sua candidaduta ao POCTEP, antigo FEDER, num investimento conjunto de quase 4 milhões de euros.

Nesta área a Cidade de Elvas, conforme declarações de Rondão Almeida, já investiu 50 milhões de euros, enquanto do lado de lá do Caia o Ayuntamiento de Badajoz começa agora a olhar para o seu património militar.

Dentro dos investimentos estatais o Governo de Espanha tem programado recuperar o Forte da Ponte de Palma, o Revelim de S. Roque ou a recuperação integral da Alcáçova. Miguel Celdrán inicia os seus investimentos no património militar da sua cidade propondo, em conjunto com Elvas, a recuperação integral do Forte de S. Cristobal, instalando nele o Museu da Fronteira e uma unidade de restauração.

O Regedor aproveita esta iniciativa, que obrigatoriamente tem que ser transfronteiriça, para nele incluir a recuperação dos Passos da Semana Santa, a limpeza e acondicionamento dos Fortins de S. Domingos e de S. Mamede, e ainda a colocação de portas de madeira, nas entradas da fortificação da Cidade, num investimento que se espera seja financiado pela UE, e que para Elvas trará 343.000 euros.

Mais uma vez Rondão demonstrou que é melhor gestor e politico que Celdrán, pois Badajoz apenas poderá avançar na recuperação do seu património com este subsidio europeu, enquanto que na nossa Cidade nos dedicamos já ao detalhe.

Haverá quem diga que em contrapartida ao Forte de S. Cristobal, Elvas deveria incluir o Forte da Graça, mas recordemos que este não é propriedade municipal e está à espera de resolução por parte do Governo da Nação.

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
Share/Bookmark

5 comentários:

Elvas e o Futuro disse...

A propósito de Museu da Fronteira o Senhor Presidente Rondão Almeida deve várias explicações aos Elvenses:

1 - Onde está o inventário do riquíssimo espólio do antigo Museu Municipal do Largo do Colégio?

2 - Onde está o espólio(ou o que resta dele)?

3 - Em que condições está armazenado (temperatura e humidade)?

4 - A quem está entregue e quem garante a sua segurança?


Ou será que o espólio do antigo museu é para esquecer e espalhar?

Foi criado em Elvas um autêntico delírio museológico à espera da multidão de "Turistas-em-Calções" que nunca chegará a Elvas.

Entretanto impedem-se e impediram-se os tradicionais visitantes"extremeños" de visitar Elvas estacionando gratuitamente o carro como há uns das aconteceu com as obras de "Descaracterização do Viaduto".

As escadas de acesso ao Quiosque já foram defecadas com cimento.
O banco de pedra circular à volta da árvore já foi desmontado.

Que mais nos irá acontecer?

portasdolivenza disse...

Caro zedemello,O FORTE DA GRAÇA,ficou novamente orfão

coisa ruim disse...

sef

coisa ruim disse...

Os dois parecem-me un poquetín inclinadotes....será pq os ventos politicos estao mudando? nao creio trata-se de dois marmanjos que passaram pela politica e nao foi em vao!!! Um pelo menos até tem tabuletas por tudo quanto é sitio na cidade!!! Ai Elvenses de caca, qdo abrem os olhos!?

Justiceiro Implacável disse...

Comentadores suinos hoje são comentadores suinos sempre. É só ler os comentários anteriores, que são uma eutêntica poca vergonha que mostram o que é este blogue.

Search