edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 29.4.10
Etiquetas:


Começa amanhã a Patrimonius - Feira Internacional do Património, que alcança assim a sua 3ª edição.

Timidamente, mas com passos certeiros este evento tem conquistado públicos, tem servido para alertar os Elvenses para o património do Concelho e para a sua revitalização, ao mesmo tempo que serve de montra para a atividade que o Palácio tem desenvolvido nesta área, podendo, num futuro a médio prazo, ser um ponto de encontro, um local de debate e uma mostra do Património Nacional.

Falta a esta feira alcançar uma projeção nacional, afirmando-se como o evento do Património Luso e Lusófono, aproveitando ainda a posição geográfica da urbe, para ter também impacto no outro lado da raia, nomeadamente na Extremadura. Para tal tem de deixar de ser um produto de consumo interno e propagandístico para ter significado fora do Concelho.

Espera este Velho Conselheiro que este ano o êxito da iniciativa se repita, que o património "imaterial", popular e humano esteja representado e que a 4ª edição conte com um amplo ciclo de conferências, afirmando-o como espaço de debate nacional sobre o Património e alcance a a projeção internacional que este evento merece e que os Elvenses desejam.

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
Share/Bookmark

12 comentários:

Elvas e o Futuro disse...

Algum do nosso Património histórico que Rondão teve a ousadia de alterar:

- Aqueduto;
- Fonte da Misericórdia ou do Cavalinho;
- Fachada da Câmara Municipal;
- Fachada traseira do Hospital da Misericórdia (travestido em MACE).


Forte da Graça, Património para o qual Rondão propõe "núcleo museológico" e "unidade hoteleira."

Património só utilizado em proveito político de poucos, que em nada o tem dignificado nem à nossa Cidade de Elvas.
Se não fosse tão triste até tinha Graça...

Justiceiro Implacável disse...

Paulinho Portinholas, andas a levantar-te cedo para comecares logo na má língua.

Eu percebo, levantas-te, vais ao computador deixar estas aldrabices na net e vais tratar do jardim de concelhos vizinhos, porque em Elvas ninguém dá trabalho a gente sem qualidade.

O Aqueduto está como estava, ó com um arranjo urbano muito mais bonito na envolvente. Projecto do teu sócio Correia Dias, um bom arquitecto paisagista.

A fonte da Misericórdia ou do Cavalinha está á vista e tem á volta um espaço de lazer simpático e agradável, em vez dos carros estacionado e mal cheirosos que o PSD e o CDS lá deixaram.

O prédio da Câmara, que o PSD e o CDS deixaram a cair de podre e completamente degradado, foi todo recuperado pelo PS e agora os trabalhadores da Câmara podem lá trabalhar com condições e sem correrem o risco de lhe cairem os telhados na cabeça. Lembro que para esta obra o Governo PSD e CDS não deram um tostão, enquanto na mesma altura deram milhões para Portalegre.

A maior vergonha do teu comentário é dizeres mal do MACE, um museu que é apreciado e elogiado por todo o país, de norte a sul, e por toda a Espanha. Mas o que se há-de fazer... és um inútil invejoso, que se sente muito mal com o sucesso de Elvas.

Elvas e o Futuro disse...

Quer mais agressões ao Património por este executivo municipal de Rondão Ameida??

- Escadas do Arco do Bispo;
- Escadas do terreno militar entre o jardim municipal e4 a parte de baixo do aqueduto!

democracia século 21 disse...

Duas grandes intervenções do Nuno Mocinha e do João Vintém enquanto vereadores das obras da Câmara.

Elvas e o Futuro disse...

É de gargalhada!!!
Começa por encher as escadas do Terreno Militar com cimento, num grave atentado ao Património,(junto ao quiosque do Viaduto) e agora supostamente, como acabei de ler no Cidadelvas, vai "embelezar" a "envolvente" onde previamente defecou o cimento...

Helena Teixeira disse...

Aproveito e deixo um convite: Participe na blogagem de Maio do blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: Vamos ao Museu. Para tal, basta enviar um texto de máximo 25 linhas, 1 foto ilustrativa, o título e o link do blog para aminhaldeia@sapo.pt até dia 10/05. Pode escrever sobre o seu museu preferido ou monumento. Há boa disposição e prémios.

Abraço
Lena

Isabel I disse...

Olá cá estou eu a menina Isabel I do Património. Não me calo e o Hugo Chavez pelos vistos também não ( mas mais valia). Farto-me de rir com alguns palpites que aqui leio. O que já não me dá tanta vontade de rir é a constatação de que há elvenses que desejam ardentemente o mal da sua cidade, que não querem que nada de positivo aconteça em Elvas, que nada fazem senão criticar. Pois já sei que agora já vem o tal que quer que he tirem as antenas e outro da Lista Nominativa e ainda o da fachada da Câmara. Enquanto os Srs. perdem tempo e energia nessas brigas, a vida continua, a história faz-se, os cães ladram mas a caravana passa.Porreiro, pá.

Isabel I disse...

Ah! E já agora um conselho: há um blog chamado Memórias de Elvas, vão lá e leiam. Está tudo bem explicado por quem sabe, mesmo.

Elvas e o Futuro disse...

Menina Isabel-I-do-Património:

Nada relativo à Candidatura consta do blog que refere do honesto Historiador Arlindo Sena.
Ora desminta-me lá:

1 - Elvas(Fortificações) faz parte da Lista Indicativa da UNESCO desde a candidatura de 2004;

2 - Elvas(Fortificações) apresentou uma nova candidatura à UNESCO em 2010(que pelos vistos faz "tábua rasa" da anterior;

3 - Dentro de algumas semanas Elvas(Fortificações) vai continuar a figurar da Lista Indicativa da UNESCO, desta vez com a data de (2010) entre parênteses;

4 - A lista Indicativa da UNESCO é só uma lista de candidaturas admitidas, como o recibo de entrega do Totobola;

5 - As possibilidade de Elvas alguma vez ser Bem ou Sítio classificados da UNESCO são tão remotas como fazer um 13 no Totobola e ganhar - por causa da deficiente instrução do processo.(O Património não devia ter culpa...)

Percebeu, ou quer que lhe explique outra vez como se fosse "uma loira muito burra"?

Isabel I disse...

1º - As fortificações de Elvas fazem parte da lista indicativa da Unesco desde 2004.
2º - O dossier de candidatura foi entregue à UNESCO em 2010.
3º - Elvas não concorre contra nenhum desses bens que costuma enumerar, pelo simples facto de que nenhum desses dossiers foi ainda entregue.
4º - A lista indicativa é só uma lista mas não tem nada a ver com o recibo do Totobola.
5º - Que sabe o Sr. das possibilidades de Elvas? da candidatura e Elvas? ou se a instrução do processo é deficiente ou não? é especialista da UNESCO? ou do ICOMOS? o que sabe o Sr. de Fortificações? ou de Património?
6º- Leia no blog Memórias de Elvas o post de 18 de Abril de 2010 " Dia Mundial do Património e dos Sítios".
7º - Centro histórico? antenas? o que se candidata à Unesco são as Fortificações de Elvas.
Isabel I, de cognome " A loura muito burra"
E pronto, é este o delírio Elvas- UNESCO- turistas em calções.

Justiceiro Implacável disse...

O Tiago Elvas Sem Futuro é mesmo muito burro!

Só um gajo mesmo burro e ignorante é que escreve as anormalidades que fulano aqui despejou.

Com a mente fixa numa Vereadora, o gajo destila ódio, veneno e faz figuras de completo descerebrado. Coitado!...

Elvas e o Futuro disse...

Menina Isabel-I-do-Património:
Nunca esperei que me respondesse porque vai expor as fragilidades da sua "candidatura???"

Ora veja este link:

http://whc.unesco.org/en/tentativelists/1982/

Com esta informação:


Fortifications of Elvas

Property names are listed in the language in which they have been submitted by the State Party.

Portugal (Europe and North America)
Date of Submission: 26/11/2004
Criteria: (i)(ii)(iv)
Category: Cultural
Submitted by: National Commission of Portugal to UNESCO

Coordinates: City of Elvas, Elvas Administrative District
Ref.: 1982

A um quadro que contém a informação reproduzida acima segue-se uma descrição do Bem admitido "Data de admissão" em inglês "Date of Submission".

Portanto foi admitido uma primeira candidatura em 2004 - sem a qual Elvas seria ignorada pela UNESCO - e agora uma segunda candidatura de 2010 de exactamente o mesmo bem "Fortalezas de Elvas".

Ou seja, quando da apresentação da 2.ª candidatura em 2010 há a desfaçatez de dizer “Não havia nada em termos de documentação das fortificações e património militar da cidade", quando uma similar candidatura já tinha sido feita 6 anos antes...

Ou se diz:
"as instâncias internacionais que terão de se pronunciar e, eventualmente, pedir elementos complementares como já aconteceu em processos semelhantes” sabe-se do que se está a falar...

Do dossier/candidatura de 2004 a UNESCO não pediu documentação avulsa, mas OUTRO dossier completo...
falava-se porque se sabia

Search