edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 21.4.10
Etiquetas: ,


A imagem que hoje vos apresentamos vem na continuação da que ontem publicámos.

As Capelas dos Passos de Elvas, classificadas como Imóvel de Interesse Público, estão a definhar. Estas capelas, construídas no séc. XVIII, pela Confraria das Chagas de Elvas, pertencem ao Património Cultural da Igreja, e estiveram durante anos entregues a famílias que as conservavam, limpavam e mantinham. Com os tempos essas pessoas ou faleceram ou deixaram de prestar esse trabalho gratuito às "suas" capelas. A substituição dessas pessoas não tem sido feita, talvez pelo afastamento da Igreja do seu povo, o que deixou algumas capelas como hoje as vemos. Em ruína!

Recentemente a Regedora-Adjunta anunciou que, apesar de não ser da sua obrigação fazê-lo, o Palácio irá protocolar com as Paróquias de Elvas a sua recuperação. Saúda-se a iniciativa!

Aproveitando ainda a fotografia de ontem deixamos a alerta para o estacionamento que se faz em frente do Passo do Largo de S. João de Deus. Está proibido ali estacionar? Se o está onde pará a polícia! Se não o está fica o pedido para a colocação de bolardos altos que possibilitem aos Elvenses vê-los, sem a dificuldade de ter que passar entre o automóvel e a grade!

Sabe este Velho Conselheiro que o Regedor, desta vez, não vai colocar uma placa em mármore nos ditos Passos, mas fica escrito que não nos oporemos a que seja colocada uma informação que os mesmos foram restaurados pelo Palácio, desde que essa informação seja transitória e removível.

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE

Share/Bookmark

4 comentários:

portasdolivenza disse...

As boas noticias vem a conta gotas,agora vamos das noticias para os factos se não vai uma eternidade.

issope disse...

O que eu ouvi da vereadora foi que a Câmara ia apresentar uma candidatura com Badajoz onde Elvas ia incluir a recuperação dos Passos. Quem sabe se as paróquias querem fazer o protocolo ou se a candidatura é aprovada.
Não sendo responsabilidade da Câmara recuperar os Passos porque não é a dona deles, podem nem sequer ser recuperados.
Se demorar tempo mas forem recuperados com dinheiro que não é dos seus proprietários podemos dar-nos por contentes, porque se não for a Câmara, o futuro dos Passos é a destruição completa porque mais ninguém quer sabes deles.
É a minha modesta opinião.

Elvas e o Futuro disse...

Este "issope" lá está a gozar com a Câmara com a sua fina ironia.
É que a Câmara CANDIDATA-SE muito.

1 - Em 26 Novembro de 2004 candidatou(1) as Fortificações à UNESCO;

2 - Em 27 de Março de 2010 Elsa Grilo chamou a Agência Lusa para anunciar a candidatura(2) das Fortificações à UNESCO;

3 - Agora aparece este pândego, o issope, a gozar com a Câmara, anunciando uma 3.ª candidatura com Badajoz!

AS FORTIFICAÇÕES JÁ SE CANDIDATARAM 2 VEZES(2004 e 2010) e agora este senhor vem com a 3.ª...

issope disse...

Uma candidatura a património mundial só pode ser confundida com uma candidatura a dinheiros comunitários por um burro ou por alguém muito mal intencionado.
É muito lamentável que gente da tua espécie, que muitos chamam portinholeira, desejem o insucesso de tudo o que pode ser positivo para Elvas.
Não passas de um triste coitadinho sem vida própria...

Search