edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 25.2.10
Etiquetas: ,


Aproveitando um programa estatal espanhol de apoio económico, o PlanE, o Ayuntamiento de Badajoz inicia o restauro das partes da Muralha Abaluartada existentes na cidade-irmã.

Segundo o projeto apresentado as ações decorrerão nas Portas da Trinidad e do Pilar, e o Revelim de San Roque será transformado em Pousada da Juventude. Segundo a proposta da Asociación Civica Ciudad de Badajoz o Forte de San Cristobal deve ser aproveitado para aí instalar um centro de interpretação de arquitetura militar.

Ainda dentro das ações patrimoniais a realizar em Badajoz neste 2010 está a recuperação integral da Alcaçova de Badajoz, a maior da Península Ibérica, datada no sec. IX/XII. Segundo declarações de José Manuel Bueno, da Asociación Civica, "...La Asociación Cívica pone el ejemplo de las medidas que se han adoptado en Elvas y espera que en Badajoz también hagan los deberes. Además de las fortificaciones que se restaurarán en pocos meses, reclaman que se diseñe un proyecto más ambicioso de recuperación integral"

a notícia completa aqui: La muralla se sacude el polvo

Recordemos que Elvas apresentou a candidatura das Fortificações, como cabeça de serie, à qual se juntarão posteriormente outros sistemas fortificados do sec. XVII, entre os quais esperamos ver Badajoz e outras localidades vizinhas.

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE

5 comentários:

Registos Pessoais disse...

Todos conhecemos nem que seja por imagens a italiana Torre de Pisa. Está num grande terreiro chamado Piazza dei Miracoli.
Nunca seria razoável, antes pelo contrário, plantar umas árvores e colocar uns candeeiros para esconder este Monumento.
Ora isto em Elvas foi feito no nosso Aqueduto, sem a indignação dos intelectuais.

Já vi, pelo contrário, indignação privada de um blogger intelectual de Elvas, contra um prédio revestido a "mosaico" azul na Praça do Salvador, ali junto à antiga oficina do Bau ao qual chama grande "mamarracho de Elvas".
Nunca vi a indignação deste intelectual contra o revestimento das paredes da Câmara em "mosaico" de granito cinzento.

Admito que tenham querido adornar o Aqueduto privando-o das vistas da crua pedra nua.
Ou que ao esconder a Aqueduto evitem uns quantos acidentes mortais de turistas distraídos com tão opulentes vistas.

Admito que as paredes da Câmara tenham sido forradas para melhor as preservar da erosão do tempo e dentro de algumas gerações possam ser mostradas aos turistas.

Isto vem a propósito das obsessões Municipais por introduzir apêndices onde deveria haver respeito.(Rua da Cadeia)
RESPEITO pelo património que nos foi legado.

Património que nos foi legado e que a Câmara Socialista negou às gerações vindouras.

Respeito que a avaliar pela leitura deste artigo do Zé de Mello existe em Espanha, onde a palavra de ordem é RESTAURAR E RECUPERAR.

Por cá a palavra de ordem é ADORNAR.

À respeitadora austeridade espanhola, contrapõe-se por cá a ARQUITECTURA PIMBA, expressão crida por outro, que não o anterior, Blogger da Nossa Elvas.

Registos Pessoais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Registos Pessoais disse...

Fiquei um pouco mais atarantado quando vi o meu comentário desaparecer. O Zé de Mello tem sido um espaço de Liberdade com Responsabilidade dentro da blogosfera elvense.

Aqui tem sido concedida a voz a quem de outra maneira nunca a teria.

Aqui tem sido dada voz àqueles que com respeito se permitem discordar da Voz Oficial.

Sem este veículo de comunicação outros tabus haveria, outros inquestionáveis dogmas ficariam sem opinião alternativa.

De momento e ao que parece, fica atenuado o efeito de resposta e os comentários, verdadeiro "sal" dos blogs, prevê-se que diminuam em número e qualidade.

Fernando disse...

Será mesmo que a opiniao eliminada do Elvense (nada)Atarantado teve origem no Ze de Mello!!!???
Será que existem assim tantas opinioes e de tanta actualidade e lucidez, <para que alguem se dê ao luxo de eliminar uma opiniao do EA ?
Gostaria de ter uma resposta

Fernando disse...

Ate pode ser verdade mas.... a sê-lo, devo admitir e sem reticencias, que o Pai de tantas personlidades é bem mais prolixo do que o nosso Fernando Pessoa com os seus heterónimos! E se o digo é pq encontro diferenças nas redacçoes dos textos publicados. Contudo, desde que vi um burro branco voando eu já vou acreditando em tudo...em tudo mesmo!

Search