Foi assinado na segunda-feira, 21 de setembro, o acordo de criação da EUROACE, Eurorregião Alentejo – Centro – Extremadura. Este novo organismo de cooperação internacional de carácter europeu, surge como reforma dos anteriores celebrados entre Extremadura e Alentejo, em janeiro de 1992, e Extremadura e Centro, em maio de 1995. A constituição da EUROACE será subscrita ao abrigo da Convenção Quadro Europeia para a Cooperação Transfronteiras entre as Comunidades ou Autoridades Territoriais.
A EUROACE vai juntar as três regiões e ter mais de uma dezena de áreas temáticas prioritárias, tão diversas como a agricultura, saúde, tecnologia, energia ou cultura.
Por Portugal, e na falta de Governos Regionais, o acordo foi assinado pelos presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Maria Leal Monteiro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alfredo Marques, e pelo Presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado de Política Territorial espanhol, Gaspar Zarrías Arévalo, e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional português, Rui Baleiras.
Este novo organismo de cooperação transnacional, que será presidido no primeiro biénio pela Extremadura, é uma estrutura de trabalho aberta à participação de todas as entidades, públicas ou privadas das três regiões que estejam interessadas nas politicas transfronteiriças.
Antecedendo a assinatura do acordo de criação da Eurorregiao EUROACE estiveram reunidas os sete grupos de trabalho, que em breve se transformarão nas Comissões Sectoriais.
Os órgãos da EUROACE são o Presidente, os Vice presidentes (um por região), o Conselho Plenário, o Conselho Executivo, o Secretariado e as Comissões Sectoriais que se criem consoante as necessidades de cooperação.
Esta estrutura agora criada dá assim resposta aos desafios e politicas europeias de cooperação transnacional, dentro da qual a Eurocidade Elvas/Badajoz pode e debe ser uma realidade dentro em breve e como é sabido conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, da Junta da Extremadura e do Palácio do Regedor.
2 comentários:
Ouvi dizer que o MUDE, ou seja, o PSD, CDS e sindicalistas da extrema-esquerda pediram à Câmara para voltar a meter à frente da estátua do D. Manuel a faixa do MUDE a dizer mal da obra, porque a Cãmara tinha-lha mudado para poder pintar o gradeamento!
Também ouvi dizer que o PS, que tinha lá metido outra faixa a responder à do PSD, já tirou a sua para não interferir com a inauguração nem com o monumento.
A ser verdade, acho isso que é uma VERGONHA os senhores do PSD e CDS de Elvas SUJAREM a memória de D. Manuel com as sua mensagens de campanha eleitoral. É uma falta de respeito para com a memória de Elvas! Nem no dia da inauguração deixam a população poder desfrutar da estátua!!!!????
Não respeitam os monumentos, nem a história da cidade. Se não respeitam Elvas nem os Elvenses dasapareçam daqui!
Que não tenham o descaramento de pedir o meu voto!
EURORREGIAO........irra que coisa mais feia..........ah bom a nova ortografia nao é mesmo?
somos mesmo um bando de idiotas com a mania de independencia!! Razao tinha o Saramago (e eu já vou acreditando nisso)ao dizer que naio crescemos o suficiente para tomarmos conta de nosso nariz. Ah e outra coisa: abstenham-se de responder os que sofrem de ejaculaçoes pàtrioteiras tá!??
Enviar um comentário