O Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI) realizou um estudo sobre a qualidade de vida nos 278 concelhos de Portugal continental. Neste estudo, coordenado pelo professor universitário José Pires Manso, o concelho de Lisboa surge no primeiro lugar da lista e o de Sabugal em último.
E Elvas? Pois bem, este estudo, o único científico que se realiza em Portugal, que tem por base várias variáveis, tais como Condições Materiais (Equipamentos de Comunicação, Equipamentos Culturais, Equipamentos de Saúde, Equipamentos Educativos e Infra-Estruturas Básicas), Condições Sociais (Dinâmica Cultural, Educação, População, Saúde, Segurança e Ambiente), e Condições Económicas (Dinamismo Económico, Mercado de Habitação, Mercado de Trabalho e Rendimento/Consumo), coloca o nosso Concelho no 89º lugar.
A edição de 2009 do índice foi feita com base no anuário de 2006 do Instituto Nacional de Estatística, “o mais recente disponível”.
Podem aceder a este estudo aqui e conferir a metodologia utilizada.
TODOS SOMOS ELVAS!!
5 comentários:
E que vergonha eu sentiria se fosse autarca de Elvas. Tanta arrogância nos discursos o egocentrismo das suas palavras caiem por terra com os números aqui apresentados.E de pouco serve que no tempo da outra sra. era pior é que já são muitos anos à frente da cidade e os resultados não se medem pelos nomes colocados nas obras feitas.
Portalegre está em 66º lugar neste estudo...
Como detesto os elvenses.
Palavras para quê?!
Está tudo dito. Continuem a votar PS...
Acerca deste ralatório, perdi alguns minutos a tentar perceber a metodologia utilizada para a elaboração dos mesmo, e as conclusões que retirei em Relação a Elvas e ao estudo Foram as Seguintes:
1- O factor 1 tem peso muito significativo das variáveis: Educação,População; Mercado de Trabalho e Rendimento/Consumo; Elvas Apresenta 124,6951 de pontução maior que por exemplo Campo Maior que fico a nossa frente.
2 - O factor 2 tem peso igualmente muito significativo das variáveis:
Equipamentos Culturais,Equipamentos de Saúde e Infra-Estruturas Básicas
Elvas tem uma valorização de 74,87088 contra 107,1323 de Campo Maior, aqui realço o seguinte se formos ver Elvas tem um Coliseu, tem Inumeros Museus, a nível de Infra Estruturas esta muito mas bem equipado que Campo Maior, mas este indicador mediu a utilização das infra estruturas, ou seja de que nos serve ter essas estruturas se não a utilizamos, falta de politica de educação cultural, de educação civica.
3- O factor 3 é sobretudo explicado pelas variáveis:
Ambiente, Dinamismo Económico e Mercado de Habitação
Elvas teve 34,18448 e Campo Maior 36,58429 este factor esta directamente ligado com os indicadores Mercado de
Habitação, Mercado de Trabalho e Rendimento/Consumo.
Ou seja Campo Maior tem um concelho sem desemprego com várias unidades fabris(fábrica dos pneus que Rondão não Consegui ou não teve vontade de a ter em elvas).
Assim depreende-se o seguinte deste Estudo Elvas: apresenta excelente condições para cá morar tem inumeros "infra-estruturas", mas falta: Emprego; Lares de Idosos e de Criança a níveis acessíveis, Falta Política de Educação; Politca de Apoio ao Pequenos Comerciantes já instalados; Politica de Fixação de Jovens; De Jovens que sairam de Elvas para estudar; Falta de Visão Estrategica e de Futurismos.
Atentamente
ramboelvas@gmail.com
Hugo
Enviar um comentário