edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 30.7.09


Uma das coqueluches do Concelho de Elvas, e uma das âncoras futuras do turismo local, o MACE - Museu de Arte Contemporanea de Elvas / Colecção António Cachola, tem já patente a sua 5ª exposição, com o título génerico: Lista de Verbos.


Partindo da obra de João Leonardo, Lista de Verbos, o Director do MACE - Colecção António Cachola, João Pinharanda volta a propor percorrer os espaços do antigo Hospital da Misericordia com uma nova visão para peças já antes exposta e para as que são novidade nesta exposição. Também o Paiol de N. Srª. Conceição, extensão cedida pelo Ministério da Defesa ao MACE, apresenta a instalação "O Estado do Sono”, da luso-alemã Susanne Themlitz.

Segundo a Vereadora Elsa Grilo, em declarações à Radio Elvas, "em apenas dois anos o Museu de Arte Contemporânea de Elvas conseguiu obter uma projecção internacional, trazendo até nós o chamado turismo cultural, um turismo de qualidade que muito nos orgulha”. Complementado esta ideia chamamos a atenção dos nossos co-Conselheiros para o trabalho de Cecília Folgado na Revista Autor em que aborda o tema do MACE como possível instrumento de desenvolvimento local: "Questionar-se-á então se o (re)posicionamento se pode constituir ou não elemento de desenvolvimento ou pelo menos ser seu potenciador. O desenvolvimento local poderá assentar em projectos e em iniciativas, mas estará sempre dependente do capital humano que consiga estimular. A delimitação existente entre os centros urbanos mais desenvolvidos, a capital e o interior do país é marcada por aspectos como a oferta de emprego, a deslocação do investimento e, muito fortemente, a desertificação e a migração das populações (em idade activa) em busca de meios que ofereçam ‘mais’. Essa procura é sobretudo no sentido da empregabilidade, no entanto há outros factores a considerar."

Desanconselhamos a visita ao mini-sitio electrónico do Museu!

Foto de Manuel Botelho, da série confidencial/desclassificado: emboscada.


TODOS SOMOS ELVAS!!

0 comentários:

Search