edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 20.2.09
Etiquetas:

Comemora-se no domingo o aniversário desta freguesia. Num apontamento anterior já aqui lhe tinhamos dedicado o édito que abaixo reproduzimos.

O programa das Festas é o seguinte: 

Hoje, sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Vila Boim, animação musical, dedicada aos anos 70 e 80.

Amanhã, sábado, pelas 21 horas, Procissão de recolha da imagem do Imaculado Coração de Maria à Igreja Matriz.  Às 22 horas, Inauguração, no Pavilhão Multiusos de uma exposição de pintura de artistas vila-boinense, seguido pelo 2.º Encontro de Grupos de Dança.

Domingo pela manhã, Eucaristia na Igreja Matriz, seguida de procissão com a imagem do Imaculado Coração de Maria; e, finalmente, um almoço de convívio, oferecido pela Junta de Freguesia de Vila Boim.

Parabéns aos residentes e naturais desta freguesia rural do nosso Concelho, que não é de gente ruim!

VILA BOIM

edição: Ze de Mello | 26.3.07 |  | 

Vila Boim é uma freguesia do Concelho de Elvas e está limitada a norte pela freguesia de Vila Fernando, a sul pelo munícipio de Vila Viçosa, a oeste pela freguesia da Terrugem e a leste pela freguesia de S. Brás e S. Lourenço. Dista 10km de Elvas, 20km de Vila Viçoas, 16km de Borba. Tem com 25,54 km² de área e 1 331 habitantes (Censos 2001)e uma Densidade: 52,1 hab/km².
Vila Boim tem vestigios de povoamento desde a época pré-histórica como comprovam algumas antas
 descobertos na freguesia. No século II a.C., chegaram os romanos a Vila Boim.
O início da história documentada de Vila Boim, dá-se com a chegada dos muçulmanos
. Os muçulmanos baptizaram Vila Boim de Moçarava. Em 1226 D. Sancho II expulsa os muçulmanos de Elvas. Supõe-se assim que esse tenha sido o mesmo ano em que os muçulmanos tenham sido expulsos de Vila Boim.
Já no reinado de D. Afonso II
, Vila Boim foi doada a D. João de Aboim, deixando a designação de Moçarava, para adoptar numa primeira fase o nome de Vila Aboim e posteriormente a nomenclatura de Vila de Boim. Ao longo da segunda metade do século XII, D. João de Aboim foi adquirindo mais terras, até que em data incerteza e quando Elvas delimitou por padrões as possessões senhoriais, surgiu o Concelho de Vila Boim.
Desde 1305
, o Concelho de Vila Boim andou na posse da coroa, até que em 23 de Janeiro de 1374, D. Fernando extinguiu o Concelho de Vila Boim e o integrou no Concelho de Elvas. Mas a 14 de Julho de 1374, D. Fernandovoltou a restituir o Concelho de Vila Boim e a sua autonomia.
Em 1451
, Fernando de Abreu vendeu Vila Boim a Fernando I de Bragança, fazendo Vila Boim parte do Ducado de Bragança até 1876. Em 1505 iniciou-se a construção do Castelo de Vila Boim, que foi destruido na Guerra da Restauração.
Os principais monumentos de Vila Boim já não existem. A lembrar: Castelo de Vila Boim, Paço dos Duques de Bragança e o Pelourinho. Resta apenas a Igreja de São João Baptista do século XVIII. A 1 de Julho de 1518
 Vila Boim recebeu foral manuelino.
Em 1836
 aquando das reformas administrativas o Concelho de Vila Boim foi definitivamente extinto e integrado no Concelho de Elvas.

2 comentários:

A Verdade contra o Mundo disse...

Parabens para Vila Boim. Podem nao existir monumentos mas a historia continua gravada. Que a festa possa ser um sucesso.

Wikinet disse...

Artigo sobre Vila Boim na wiki enciclopédia Memória Portuguesa:

http://terrasdeportugal.wikidot.com/vila-boim

Consulte e ajude-nos a preservar a nossa memória colectiva.

Search