edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 2.1.09
Etiquetas: ,




No dia 11 de Dezembro reuniram-se em Mérida os representantes dos 14 municipios alentejanos e extremenhos que formam a Rede Tranfronteirça 7x7 para a assinatura da Carta de Principios, que está baseada na cooperação, identidade, autonomia, competitividade, inovação, conhecimento mutúo e desenvolvimento sustentado que servem de base aos 48 projectos apresentados como agenda de acção para 2009.

De entre os projectos abrangidos por esta agenda é já conhecido que o Certame de Jovens Criadores de Badajoz (JABA), que terá a sua exposição final apartir de 15 de Janeiro em Badajoz, incluindo trabalhos dos 7 municipioes extremenhos (Cáceres, Plasencia, Mérida, Zafra, Almendralejo, Coria e Badajoz) e dos 7 alentejanos (Évora, Estremoz, Moura, Portalegre, Elvas, Beja e Montemor-o-Novo), para além da realização em Mérida do dia do Empreendedor (29 de Maio) e as Jornadas Hispanolusas de comércio tradicional (24 de Outubro).

No tocante às iniciativas no Alentejo destaque para a Exposição Tranfronteiriça de Produtos Regionais do Alentejo e Extremadura de Elvas que se incluirá neste plano de acção, bem como a Feira "EncontrArtres", de Estremoz.

4 comentários:

Afonso da Maia disse...

Um Próspero 2009, com muitos sucessos e saúde para todos.
Prosperidade para a nossa Elvas, para que continue uma Cidade Viva.

Abraços,
Afonso da Maia
Elvas Cidade Viva - www.elvascidadeviva.blogspot.com

Unknown disse...

A propósito da zona transfronteiriça, li hoje uma notícia que me deixou muito interessado sobre desemprego:

No primeiro dia do ano vi uma notícia na RTP que me deu conta de que o Instituto de Emprego e Formação Profissional registou no passado mês de Novembro mais de 59 mil novos inscritos, um crescimento de cerca de 25 por cento em relação a Novembro de 2008.
Em termos absolutos, foi contudo Outubro o pior mês de sempre em termos de inscrições nos centros de emprego, com uma afluência de mais de 66 mil pessoas que perderam o posto de trabalho. O aumento de novos desempregados verificou-se em todas as regiões do país.

Situação preocupante na Beira Interior, onde o coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da Beira Interior alerta que a taxa de desemprego na região poderá vir a ultrapassar os 10 por cento este ano em 2009.

Também a USDP, emitia um comunicado onde referia a situação difícil de várias fábricas e instituições do Distrito de Portalegre, com os postos de trabalho em risco:
LACTOGAL, Avis, Encerrou a 31 de Dezembro
HUTCHINSON, Campo Maior, Em paragens técnicas
HUTCHINSON, Portalegre, Em paragens técnicas
SINGRANOVA, Nisa, Com salários em atraso
DELPHI, Ponte de Sôr, Sob ameaça de Encerramento
SUBERCENTRO, Ponte de Sôr, Com salários em atraso
ROBINSON BROS, Portalegre, Com salários em atraso
CERCI, Portalegre, Com despedimentos em curso.

A comunicação social fez-nos chegar que também no Distrito de Évora começam a surgir problemas:
LEE, em Évora, fechou.
TYCO, em Évora, suspendeu produção

Não fico satisfeito com a "desgraça" dos outros, até porque somos todos portugueses e vivemos todos no mesmo país, mas que a situação não está fácil, isso é que não está mesmo.

Apesar de tudo, acho que em Elvas ainda não se sente tanto o efeito da crise.

Registos Pessoais disse...

"Não fico satisfeito com a "desgraça""

CURIOSO!!!
A JOANA QUANDO ESCREVE SATISFEITO EM VEZ DE SATISFEITA, ENGANA-SE NO SEU PRÓPRIO SEXO.

A avaliar pelo estilo o profissional bloguista ao seviço da administração de Rondão Almeida, tem múltiplas personalidades ou ao estilo de Fernando Pessoa heterónimos:

Afonso da Maia;
Patrício Baena;
e Joana...

O que mais me espanta é a transexualidade!

Unknown disse...

O senhor Tiago Abreu é que me vem tratando mal com vários nomes deste que eu comecei a fazer comentários, sempre identificados com o meu nome.

Não sei se quer o número do meu BI e uma fotografia tipo poster para me poder ofender também na rua!

Já vi que é o senhor Tiago que usa vários nomes como este do "21" porque não tem mais nada com que ocupar.

O senhor também já se enganou a escrever num computador, ou não? Não tem lapsos? É perfeitinho? Tenho pena de gente como o senhor, que veêm fantasmas em todos os sítios.

Tranquilize-se senhor Tiago Abreu que eu não sou candidata a nada. Sou uma simples cidadã que tem direito a ter uma opinião, diferente da sua, e tenho tanto direito como o senhor a apresentá-la com o meu nome e não com os nomes que o senhor me quer dar.

Diga as suas opiniões e deixe-me com as minhas. E deixe-me em paz!

Search