edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 30.1.09
Etiquetas:


A riqueza patrimonial de Elvas, que é indubitavelmente imensa, corre perigo de ficar amputada de um dos seus espaços barrocos, e um dos mais tradicionais da Cidade. A Igreja de N. Sra. das Dores, de onde saí tradicionalmente a Procissão dos Pendões e que dava vida à "da Mulinha" (que belas recordações nos traz), está neste momento em perigo de ver como os seus tectos e abobadas se derrubam, pondo em perigo, inclusivé, os trabalhos de gesso do "Santinho", que, apesar de não serem de excepcional valor, são uma marca do barroco no Concelho de Elvas. São urgentes trabalhos nas coberturas daquele templo de forma a travar um cenário que este Inverno parece estar a acelerar, e que pode levar à derrucada daquele edifício.

Fica também o pedido ao Palácio do Regedor para que classifique o imóvel como valor artistico municipal, possibilitando assim obras que cabem ao proprietário (Arquidiocese?) mas ao qual o Município se deve associar!

Faltam menos de 8 meses para os P
endões e provavelmente este templo já não permita que daí saiam os Pendões. Recordemos que este espaço está contiguo ao Cemitério da Madalena, primeiro campo santo da Cidade ligado à Misericordia Elvense.

1 comentários:

Sr Inspector Elvense disse...

Caro "Zé de mello", o estado de esta nossa igreja é deveras lamentavel e custa perceber como se permite chegar a um estado tao lastimavel este pedaço importante de património.
No entanto, a situação das igrejas elvenses e de outros pontos turisticos interessantes se arrasta á algum tempo. Seja pelo facto de alguns necessitarem de atenção urgente, seja por os turistas (e elvenses) não os poderem contemplar.
Lanço aqui o desafio para falar nesse tema de interesse publico.
Cumprimentos

Search