edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 1.8.08
Etiquetas: ,

O portal alentejano, Tudoben.com, sediado na nossa Cidade de Elvas, e, que já recebeu por parte dos visitantes do nosso blogue o Prémio Zé de Mello, na categoria de internet em 2005, aproveitou a passagem do terceiro aniversário deste blogue para nos brindar com a honra de lhe dedicar uma pequena entrevista que podem encontrar aqui reproduzida:

- Que diferença entre os blogues de hoje e os de há 3 anos atrás?
O aumento exponencial do aparecimento de blogues é demonstrativo da atractividade que este meio electrónico possibilita aos cidadãos. Existem blogues para todos os tipos de público e cada dia surgem blogues que tratam de assuntos mais variados. O maior leque de blogues a nível local é notório mas certamente há espaço para todos e para ainda mais.

- O que o/a motivou para entrar neste mundo dos blogues?
O blogue surge numa altura em que o Município utiliza um método pouco democrático e transparente, utilizando abusivamente do seu eleitorado para a atribuição do nome de Rondão Almeida ao parque de estacionamento subterrâneo. O blogue possibilitou-nos expressar livremente o nosso descontentamento pelo facto.

- O Blog "Zé de Mello" é a revista ou o jornal que gostava de ter tido?
Apesar de o blogue ter uma periodicidade, uma linha editorial e compartir com a comunidade informações e até algumas entrevistas inéditas nos orgãos de comunicação social locais, é sobretudo um bloco de apontamentos, pensamentos, opiniões e conselhos a quem nos lê.

- O que mais o/a atrai nos Blogues?
A liberdade, na sua definição mais pura e democrática, e a possibilidade de partilhar opiniões com aqueles que as quiserem ler.

- Acredita que os políticos que usam este meio de comunicar com o publico, poderão ter maior sucesso em resultados eleitorais.
As populações, passados 30 anos da Revolução, estão algo cansadas dos tradicionais partidos políticos. Uma das armas que estes e suas equipas utilizam hoje em dia para se aproximar das pessoas, ou de alguns sectores dela, são os blogues. Os efeitos eleitorais desta ferramenta só serão medíveis num futuro a médio prazo.

- Numa recente entrevista concedida à Antena 1 Pacheco Pereira editor de um dos blogues mais lidos a nível nacional "Abrupto" referiu: " é muito fácil saber qual vai ser o tratamento jornalístico de uma determinada matéria lendo os blogs dois ou três dias antes". Concorda?
Sim. As opiniões dos bloggers são lidas por todos os sectores de decisão, incluídos os "media", que podem extrapolar delas a opinião pública mais alargada.

Em algum momento se apercebeu que foram tomadas decisões pelos responsáveis políticos locais (Concelho de Elvas) influenciados pelo que escreve no "Zé de Mello"?
Sim. É esse o motivo pelo que continuamos a alertar todos os que passam pelo blogue para a situação escandalosa do órgão oitocentista da Antiga Sé elvense.


- Se um dia sair do anonimato e todos ficarmos a saber quem é o "Zé de Mello" que poderá mudar?
O anonimato tem o seu encanto e charme. É nele que o Zé de Mello tem sentido, certamente o estilo de um blogue de autor seria outro. Convém lembrar que este anonimato não reflecte uma forma de criticar pessoalmente ninguém, escondendo-se no pseudónimo.

- Por quanto tempo mais vamos poder ler os textos do "Zé de Mello"?
Começámos sem ambições de nada, apercebemo-nos que reforçámos a participação cidadã através da internet, que muitos nos consideram elo de ligação à sua Elvas natal, e que somos lidos assiduamente pelos decisores e pelos cidadãos que amam o seu Concelho, pelo que o futuro será sempre o post, ou como dizemos nós, o édito, do dia seguinte.

Que pergunta faltou fazer-lhe?
Existem ambições pessoais detrás do Zé de Mello? O protagonismo que porventura o Zé de Mello possa ter, será sempre medido pela expressão das suas opiniões no blogue, tendo em mente que este é apenas um personagem nascido e que será sepultado dentro da blogosfera.
Fica aqui o agradecimento ao Luís Damiao e toda a sua equipa, bem como a todos aqueles que nos enviaram felicitações.

1 comentários:

Elvascidade disse...

Parabéns e continue a dignificar a blogosfera elvense como até aqui.

Search