edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 10.3.08
Etiquetas:


Nesta segunda feira quer este Velho Conselheiro deixar-vos a chamada de atenção para mais um blogue elvense Histórias de Elvas.


«Durante alguns anos e por dever do ofício passei dias a fio enclausurado na antiga Biblioteca Municipal de Elvas a pesquisar documentos antigos que nos revelassem alguns pormenores da nossa história.

Entre manuscritos, livros e jornais compilei muita informação que fui guardando e ordenando ao longo de muito tempo.

Tais informações, que me foram úteis para o trabalho que fazia então, resolvi colocá-las á disposição dos curiosos do assunto e de uma forma cómoda, pois já não terão que decifrar caligrafias que para mim inicialmente mais me pareciam “arabescos” que letras.

Reflecti muito no assunto sobre o critério a aplicar para a publicação dos textos, mas dos muitos que compilei, resolvi começar este novo Blog com uma obra que considero de excepcional interesse: Os Annaes de Elvas do Dr. José Avelino da Silva e Matta. Assim sendo irei publicar diariamente um capítulo. Outros autores elvenses se seguirão.

Espero ser útil para quem gosta de história local e para todos os amantes da nossa terra. Por fim desejava esclarecer que resolvi preservar o português que era utilizado na época, respeitando integralmente a originalidade desses textos.

Jacinto César»

1 comentários:

Registos Pessoais disse...

Excelente trabalho de copista, que traz de facto aos bloguistas um importante conhecimento sobre factos concretos e importantes mas isolados da cidade de elvas.

Depois tem a vantagem de que não se entretem a defender o Rondão, como sempre tem feito no essencial, fingindo, pontualmente discordar no acessório.

Esperemos ainda que lhe sobre tempo para se envolver na justa luta da Digna Classe a que pertece, a dos Professores!

Search