edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 20.2.08
Etiquetas:


Ao longo da história há evidências que nos dão conta de povoações que existiram e que, depois, desapareceram completamente. De algumas não resta nada.

Esta aldeia de Caia, no concelho de Elvas, foi povoada até meados do século XX. Era um pequeno aglomerado, com pouco mais de meia dúzia de casas e com uma igreja, talvez grande demais para a população residente. A sua dimensão justificava-se pelo facto de ser o centro uma área povoada de montes, sedes das explorações agrícolas do latifúndio alentejano, com o seu cortejo de trabalhadores rurais habitando as casas que lhes eram destinadas...

continuar a leitura em Entre Tejo e Odiana

5 comentários:

Elvascidade disse...

Desertificação ... a quanto obrigas! E pelos vistos pelas políticas adoptadas ainda vai ficar pior, esperemos que assim não seja e que voltemos a ver o nosso Alentejo mais povoado. Que venham Espanhóis, Holandeses, quem quer que seja mas precisamos de dar vida ao nosso lindo Alentejo.

Anónimo disse...

É o que mais há por este país! Aldeias que antes foram cheias de pessoas e vida, agora resumem-se a uma série de casas abandonadas!

Vamos todos viver para o mesmo sitio, para cima uns dos outros!

Dualidades JP

A Verdade contra o Mundo disse...

Há muito que estou afastado dessas realidades... a fotografia apenas me provocou uma grande nostalgia mas também uma enorme tristeza. Vejo o meu país, vejo a minha regiao, um cada vez mais pequenino e a outra cada vez mais vilipendiada. Custodi nos Domine...

X disse...

pois é tal é o abandono a que chegamos quando do passado nos esquecemos...

ora ai vai novo blog para ajudar na luta..hehehehe

http://bacanalelvense.blogspot.com/

Registos Pessoais disse...

O Caia podia ser uma grande cidade se os terrenos fossem reclassificados para Urbanos, à custa da prosperidade espanhola poderiam fixar-se aí centenas milhares de espanhóis por causa das casas mais baratas e portugueses à custa das novas infraestruturas TGV, comboio de sines etc.

Foi mais importante reclassificar as Sochinhas...

É assim é preferível manter Elvas pequena e "controlada", que perder os "tachos!

Search