edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 21.7.07



«Caro Zé de Melo,
Queria apenas dar o meu contributo sobre o artigo do “circuito das fortificações de Elvas”, porque sendo Elvense, apenas há cerca de 1 mês tive a oportunidade de as visitar com algum cuidado e constatar que a sua beleza é única e que em grande parte deriva da sua grandiosidade.
Não sei escrever para o “blog” e por isso faço-o directamente para si.

Concordo 100% com o artigo apresentado pelo “bloguista”, pois se eu nasci dentro das muralhas e se desconhecia a verdadeira beleza e grandiosidade das mesmas, como poderão outros, de fora, conhecê-la?
Como é possível, as fortificações de Elvas, não fazerem parte da lista das principais maravilhas de Portugal? Ou do mundo?

Apenas por má fé ou no desconhecimento da realidade, poderemos encontrar as verdadeiras razões…

Deixando a má fé de parte, acredito que a principal razão esteja no desconhecimento da real dimensão do património, por parte das nossas elites culturais, intelectuais e governativas!
Essa parece-me a verdadeira razão.

E por isso, tem tanto interesse o texto do “bloguista”….

É que os governantes de Elvas (antigos e actuais), não tiveram e não têm visão cultural e artística. Desvalorizam o processo histórico e artístico e apenas se regem pela mediania nacional, que apenas valoriza a constrição civil em detrimento do património artístico e histórico.
O valor do património de Elvas não se pode ficar a dever apenas à sua singela beleza (como alguns pretendem), mas sim á sua enorme “Grandiosidade”. É essa “Grandiosidade” que as torna únicas no mundo….tal como as pirâmides do Egipto, cuja eterna beleza deriva se fica a dever na sua grande parte á sua grande dimensão………. e será, por ventura, essa mesma dimensão, que as mantém de pé 3.000 anos depois e ser eventualmente na actualidade, a principal maravilha do mundo !

Por isso é tão importante o que nos diz o “bloguista”: mostrar às pessoas, o que ali temos.

Mas isso não é tarefa fácil. É preciso não só “arregaçar as mangas” mas também, muito saber e muito querer…...
É preciso entregar essa tarefa a quem saiba! E é preciso que essa pessoa saiba convencer as outras…… e para isso é preciso que sinta o que se propões defender (não se pode ter uma pessoa que goste de “vender gato por lebre”).

É preciso que essa pessoa sinta e entenda, que tão importante do que prestar um serviço a Elvas é prestar um serviço à humanidade!


Também nesta área se terá de encontrar um Pinharanda qualquer, de preferência nascido em Elvas, pois esta tarefa é bem mais grandiosa do que a direcção do que a MACE possa exigir……..
Talvez o bloguista nos queira dar uma pista…….pergunte-lhe!
Só assim conseguiremos obter o reconhecimento do nosso património, como gostaríamos …..

Para sermos reconhecidos, temos primeiro de ser conhecidos…..como propões o bloguista !

Saudações elvenses»

50 comentários:

Anónimo disse...

Hojo, não posso concordar que "todos somos Elvenses". Hoje e amanhã, há uns mais elvenses do que outros...
Ser mais elvense, hoje e amanhã, é acreditar nas potencialidades das fortificações da cidade e fazer votos para que a Cimeira Internacional decorre o melhor possível para os interesses de Elvas.
Ser menos elvense - ontem, hoje e amanhã - é rezar para que estas corram o pior possível, pois a classificação de Património Mundial é uma derrota profunda dos objectivos políticos pessoais.
Basta andar pela blogosfera elvense e ver que, hoje e amanhã, há uns mais elvenses do que outros

Anónimo disse...

A classificação das Fortificações de Elvas como Património Mundial é um daqueles temas que deveria unir toda a gente, todos os partidos políticos, todos os candidatos, etc. e tal.
Quem não é a favor que se ponha ao lado; não faz falta a Elvas para andar para a frente.

Anónimo disse...

...ao fundo da Rua do Grivão há um bloco de apartamentos cujo promotor foi o Sr Monteiro, avô de uma arquitecta da câmara,infelizmente já desaparecida, provavelmente foi esta arquitecta que fez o projecto...

...que por ter sido construido sobre ruínas de 50 anos não tinha as habituais reservas que são normalmente impostas à manutenção da fachada...

...esta construção de raíz no centro é um exemplo do que deveria ser a recuperação do centro histórico, em que não deveria haver limitações quanto a mexidas nas fachadas...

...o facto de ser novo não significa que seja de mau gosto, como é o edifício mata-gatos ou deslocado como o banco espírito santo...

... a construção de raíz entregue a privados poderia ser a solução para o estacionamento, o prédio feito pelo Sr Monteiro até tem garagem...

...é que se para ser património mundial fôr preciso sacrificar o centro deixando-o em ruínas aos pombos, eu não quero que o centro seja património da humanidade...

...só não haverá abandono do centro se quem lá viver puder ter o mesmo que têm os dos bairros, TV digital espanhola com antena exterior e lugar para o carro, bem como antena para internet móvel sem ligação à rede fixa de telefone...

...é que com o centro em ruínas, os monumentos serão um espelho da decadência, daqueles que estão presos ao dogma imobilista dos socialistas...

Anónimo disse...

...dogma socialista tão bem encarnado pelos seguidisras que aqui habitualmente escrevem, bem como aquele senhorzinho que escreve no linhas...

...é que a cultura e o amor pelo património não é exclusivo dos seguidistas...

...que com os seus dogmas querem impedir que o centro se mantenha vivo...

...seguidistas que há muito deixaram o centro, porque já não precisam do centro para viver trabalhar ou sequer ir à farmácia ou multibanco...

Anónimo disse...

Dogma é dogma. Aqui e em todo o lado. E o pior dogma é aquele que assente na ignorância do dogmático!
Ora veja: o que pode ser (o que vai ser, com a ajuda de muita gente)classificado Património Mundial não é o Centro Histórico de Elvas. O que está candidatado é o conjunto de fortificações. Ou seja: Muralhas Seiscentistas, Forte de Graça, Forte de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos e por aí fora.
Dogma não é socialista, esquerdista, direitista. Dogma é dos dogmáticos.
E dogmáticos são aqueles que defendem as antenas nos telhados quando o sinal lhes pode chegar por cabo.
De resto, em grandes cidades de grandes países evoluídos, todos nós sabemos que o desenvolvimento se mede pelo número de antenas nos telhados, não é assim?...

Anónimo disse...

Em Lisboa, depois de uma brilhante candidatura paulo-portista, o fantástico Telmo Correia teve uma votação brilhante e ficou no Largo do Município, à porta da Câmara Municipal.
Em Elvas, depois de uma brilhante candidatura paulo-portista, o fantástico Tiago Abreu vai ter uma votação brilhante e fica na Rua Isabel Maria Picão, à porta da Câmara Municipal.
Às vezes, a história, em política, repete-se mesmo. Quase todos vêem; mas há sepre aqueles que fecham os olhos e não querem ver...

Anónimo disse...

Neste fim-de-semana, Elvas de novo na SIC e na SIC-Notícias!
Museu de Arte Contemporânea de Elvas é o tema da reportagem.
António Cachola e Rondão Almeida tiveram a ideia e encontraram meios para concretizar grande projecto cultural.
Estão de parabéns todos os elvenses que se sentem felizes com a obra.
Estão de luto carregado todos os elvenses que, na defesa de interesses partidários particulares, acham que o MACE vai solidificar o trabalho autárquico de Rondão.

Anónimo disse...

Este fim-de-semana, Elvas recebe a Cimeira Mundial de Fortificações Abaluartadas. Mais de 20 grandes especialistas internacionais vêm ver as nossas potencialidades.
Com um trabalho honesto de uma equipa coesa (várias vezes ridicularizada pelo Telmo Correia elvense), o objectivo será atingido.
No dia em que sair a classificação de Património Mundial, os Elvenses farão uma grande festa.
Apenas meia dúzia vai ficar de ressaca.

Anónimo disse...

No próximo fim-de-semana, dias 28 e 29, já se anuncia mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas: um Festival Medieval.
Mais uma vez, a equipa de Rondão "mete uma lança em África", com uma organização a merecer aplauso.
Aplauso não generalizado, contudo. Nestas coisas a unanimidade é impossível. O grande Telmo Correia elvense vai dizer mal...
- O quê? É no Castelo? Devia era ser no Forte de Santa Luzia!

Anónimo disse...

E dentro de duas semanas, de 3 a 5 de Agosto, Torneio Internacional de Basquetebol, no Coliseu, com quatro selecções nacionais AA masculinas.
A televisão vem transmitir jogos em directo!
Elvas e o Coliseu atraem acontecimentos desportivos internacionais. A malta acha fixe.
- Fixe?... Nem pensar!, afirmou o Telmo Correia elvense, em mais uma conferência de imprensa, esta dedicada ao Desporto e realizada no ring da Boa-Fé, onde afirmou que o local deveria ser aquele e a modalidade o futebol de salão.

Anónimo disse...

E ainda este mês, o Rondão vai abrir a loja da juventude e o espaço internet, naquele prédio onde esteve a EDP e o banco, na Praça da República.
Mais um prédio recuperado, com nova utilização e a avivar o centro histórico de Elvas.
Esta política de recuperar-reutilizar-revitalizar tem mais uma peça.
O Telmo Correia elvense grita:
- A ideia foi minha, foi minha, porra! E, se fosse eu a concretizá-la, fazia isto no largo do Nautilus, é lá que está a malta nova.

Anónimo disse...

A zona verde colocada na rotunda do Aquetudo não vale nada. Está feia, deitaa água da rega para o alcatrão e o verde não é à Sporting!
Tiago Silvestre, especialista em jardins.

Anónimo disse...

O arranjo do rossio ao lado do aqueduto está giro; está polémico; está discutível; mas está muito melhor do que estava.
O Telmo Correia elvense não pode dizer mal. O autor do projecto executado é seu amigo.

Anónimo disse...

...assim se podem avaliar os golpes de cintura da fantástica elsa da PURIFICAÇÂO, que começou por nos querer vender elvas património da humanidade e agora já se cinge às muralhas seiscentisras e fortificações...

...o que é normal, a elsa deve estar envergonhada com o que os socialistas fizeram às paredes da câmara, aqueduto detrás dos candeeiros, fachada traseira do MACE, fonte da praça 25 de abril, etc...

...o facciosismo dos seguidistas não os deixe ver as asneiras do dono...

...e quando têm crises de imaginação resolvem chatear quem vive no centro e impor-lhes as suas soluções ditatoriais...

...não pode haver um fornecedor único de serviços como com a TV, a imposiçao de TV única, não é certamente sinal de evolução...

...na china e no irão a tv não oficial é punida com pena de morte...

...e a questão das antenas vai ser a primeira grande humilhação do rondão e seguidistas...

...e as antenas não serão retiradas porque as pessoas não são parvas, por preguiça ou simplesmente porque o rondão tem obrigado ao abandono das casas equipadas com antena...

Anónimo disse...

O polidesportivo de Barbacena tem a construção da cobertura em curso.
O telmo Correia elvense já discordou: "onde é que já se viu o Desporto, no Alentejo, ser tapado? Nós gostamos é de sol. A ideia é péssima".

Anónimo disse...

Rondão anunciou, na Terrugem, que a terra vai ter um Centro Cultural, a aproveitar as instalações fechadas da velha casa do Povo. Mais uma do tipo recuperar-reutilizar-revitalizar.
O Telmo Correia elvense achou mal: "quem é que disse que esta terra precisa de um centro cultural? Para quê? Eu fazie era um Museu das Peles! Isso sim, seria uma obra boa para a Terrugem"

Anónimo disse...

Caros amigos:

Se por vezes, para não dizer a maioria das vezes, fico com uma tristeza profunda com o que aqui se diz. Hoje pelo contrário, estão todos a "mijar" no mesmo penico ou seja pela Nossa querida Elvas.

Acho eu que quando estão interesses tão grandes em jogo deveríamos todos fazer força em conjunto para que projectos desta dimensão se concretizassem. A elevação a Património da Humanidade do conjunto amuralhado e suas fortificações coloca Elvas num local bem alto, lugar que merece sem favor nenhum pois é único.
Será que com isso nos vamos desenvolver? Bem, aí já depende de outros factores que não só políticos, mas também. Mas que seria um grande passo, penso que não restam dúvidas a ninguém, a não ser àqueles que muito protestam mas nada fazem em prol do bem comum.

Fala-se muito da degradação das portas da nossa cidade, mas com que eu saiba não são elas sozinhas que se cobrem de grafites e de frases em letras garrafais, ora para protestar ( ver o que se passou esta semana nas paredes do antigo hospital militar) ora para dizer umas quantas asneiras sem nexo.

Vamos lutar por este objectivo independentemente das cores partidárias e dos interesses individuais.

Para a frente é que é caminho e depois logo se verá o que vem a seguir.

Jacinto César

Anónimo disse...

...ó jscinto, já te estava a estranhar, manda lá cumprimentos do carroceiro ao teu colega venâncio...

Anónimo disse...

Porra que falei demais. Afinal a guerra abitual já tinha começado enquando escrevi o meu comentário. Arre que é demais.

Já sei, sou comunista, seguidista, e tudo mais em ista. Como tal não vale apena dedicarem-me mais prosa.

Jacinto César

Anónimo disse...

Amígo César:
senhor pertence à maioria dos que querem e acreditam que Elvas vai em frente e tem potencialidades únicas para ser distinguida com o título de Património Mundial. parabéns, por pensar assim!
Mas, como pode ver três comentários acima, nem todos estão neste barco.
Há os que persistem em uir contra a maré. Assim ao jeito de andar para trás. Do g+enero: estamos em 2007, recuar para 1995, recuar pata 1981, recuar para 1973. É isso! Para 73 já não era mau.

Anónimo disse...

Uma "Cimeira" ou meia Cimeira de especialistas??? Tanto quanto sabe alguns dos alegados especialistas são-no de facto em Patrimonio mas noutros campos que não o do Pat Abaluartado. Campos como por exemplo do Croquetismo, Lambe-Botismo ao Poder ou mesmo Boysismo Aparelhistae vem cá para encher a foto de familia e para depois o Dueto da Corda nos vir explicar que o ajuntamento de Catedraticos decretou (à porta fechada) que Patrimonio Mundial só o Cericá com Ameixa ao som das Saias de Campo Maior pq as Muralhas estão rebentadas com Lidl's, Tanatorios, Campos de Bola e outras Perolas do Urbanismo Rondonico.

Anónimo disse...

Tás a ver, César!
Este mano, do comentário anterior, é daqueles que Elvas precisa mesmo!
Faz-me lembrar o Estado Novo: nos anos 50, quando o prof. Egas Moniz foi Nobel da Medicina, um jornal do regime, o "Diário da Manhã" publicou tinha vindo para Portugal um meio Nobel.
Como vês, César, temos sempre aquela meia dúzia que sabe. Até julga que sabe desvalorizar os que têm valor!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
...ó jscinto, já te estava a estranhar, manda lá cumprimentos do carroceiro ao teu colega venâncio...

21 de Julho de 2007 16:05


"Caro anónimo"

Você deve gostar de mim pois persegue-me por todo o lado onde vá!
Atenção que já sou velho demais para essa cavalerias.

Por outro lado é manifesto que sofre de qualquer trauma! Já nasceu assim ou foi adquirido?
Faça-me um favor: dê o nome para que todos nós o conheçamos e assim ficarmos a saber a moral que tem em dizer aquilo que gosta de deizer a coberto do anonimato!

Anónimo disse...

Oh Mano Revoltilho:
Diz me lá desde quando é que o Xuxa Ventura de Portalegre sabe de baluartes? e o Virgolino Jorge de Hornaveques? em comum só têm serem amigalhaços do Bucho e so vieram para compor a moldurinha intelectual da dra Elsa!

Anónimo disse...

Caro Elvense mesmo sem Pachorra para Lambe-Botas

Ao falar das pessoas de quem fala, premumo que as conhece. Eu também!

Esse seu modo de falar também não me é estranho! Será que é a pessoa que estou a pensar? Espero que não seja!!!

Do mano Jacinto César

Anónimo disse...

Aqui está a listagem como a CMElvas não nos deu.
Como se pode ver existem imensos especialistas em fortificações análogas (Franceses, Italianos, Suiços, Alemães...) Não sei porquê mas cheira a um grupo de amiguinhos em fim-de-semana gastronomico alentejano! Se for para fazer lobby na votação...AO MENOS ISSO.


MÁRIO MENDONÇA DE OLIVEIRA (Brasil) arquiteto, professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e dos CECRE, Notório Saber pela Universidade Federal da Bahia, pesquisador 1-A do CNPq, especialista em Restauração de Monumentos (Florença) e em Conservação de Pedra (Veneza).
ROBERTO TONERA (Brasil) Arquitecto. Coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia.Universidade Federal de Santa Catarina
ÁNJELA ROCHAS (Cuba) ?
TAMARA BLANES (Cuba) Licenciada de Historia del Arte en la Universidad de La Habana, Investigadora Auxiliar, Profesora Titular y Máster en Rehabilitación del Patrimonio Cultural. Labora en el Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (CENCREM) del Ministerio de Cultura de Cuba donde se ha especializado en la historia y conservación de las fortificaciones del Caribe desde 1977.
MILAGROS FLORES (Estados Unidos da América) Historian—Museum Program Manager, Outer Banks Group—Resources Management Division, Fort Raleigh National Historic Site, National Park Service, Manteo, NC, USA
EDWIN PAAR (Holanda) Autor de “Dutch influences on the Portuguese military architecture in the Atlantic region”
RAY BONDIN (Malta) ICOMOS Malta. B.A. (Hons.), M.A. Bar. Stud., Ph. D.
PHILIPPE LA HAUSSE DE LALOUVIÈRE (Ilhas Maurícias) presidente do National Heritage Trust.

Portugal (8)
ANTÓNIO VENTURA Prof Catedratico c Agregação da Univ Lisboa
DOMINGOS BUCHO Coordenador da Equipa de Candidatura de Elvas a Patrimonio Mundial. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Coordenador do curso de Informação turistica
ELSA GRILO CM Elvas
FRANCISCO SOUSA LOBO Presidente da Assoc Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
JOÃO CAMPOS Arquitecto, Mestre em Relações Interculturais. A par de continuada e intensa actividade no domínio do planeamento urbano e do projecto de arquitectura, exerceu funções docentes no Curso Superior de Arquitectura da ESAP entre 1986 e 1998, foi secretário-geral da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) entre 1996 e 1997, pertence ao Comité sobre o Património Colonial e é membro do bureau do Comité Internacional das Cidades Históricas – CIVVIH / ICOMOS.Desde 1992 presta colaboração regular ao Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian, no domínio do Património estrangeiro de origem portuguesa, quer como Consultor quer como Autor de diversos projectos de reabilitação (Marrocos, Malta, Brasil, Senegal, Etiópia, Moçambique, Quénia, Tanzânia, Irão, Índia, Bangladesh, Indonésia, Sri Lanka, Uruguai, Holanda, etc.).Foi Consultor da Câmara Municipal para o Centro Histórico do Porto – Património Mundial (1997 / 2002). A partir de Março de 2006 desempenha actividade como Consultor do Município para a Salvaguarda do Património Histórico e Monumental de Almeida
MARGARIDA VALA Mestre Arquitecto(?). Univ Lusiada. Lisboa
VIRGOLINO FERREIRA JORGE Professor assoc. c/ agregação do Dep.de Arquitectura da Univ de Evora
WALTER ROSSA Doutor em Arquitectura pela Universidade de Coimbra . Dep. de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Espanha (8)
ALBERTO DARIAS PRÍNCIPE Catedrático do Departamento de Historia da Arte da Universidad de La Laguna
ANTÓNIO CAMPESINO Catedrático do Departamento de Geografia de la Universidad de Extremadura
FERNANDO COBOS GUERRA Arquitecto especialista emrestauro e fortificacões abaluartadas
J A RODRÍGUEZ-VILLASANTE PRIETO Coronel de Intendencia da Armada. para el estudio y conservación del Patrimonio Histórico de Ferrol (Cidade Portuaria galega)
MARÍA CRUZ VILLALÓN Historiografa de Badajoz. Dep.de Historia da Arte Univ Extremadura
NATALIA DIAZ BAGULHO Dep.de Historia da Arte Univ Extremadura
SOLEDAD PITA (Espanha) ?
JOSÉ M. PAGÉS Y MADRIGAL Especialista em Olivença. Catedratico de Arquitectura Univ Moderna de Lisboa

Anónimo disse...

Amigo Zé de Mello:
Há poucos dias, num édito seu, podia ler-se que o site da CME, no Turismo, estava em actualização há um ano.
Estava. Nâo está. Já se vê qualquer coisa.
A rapaziada do Gbinete de Informação e Propaganda anda a esmerar-se...

Anónimo disse...

Deixemo-nos de facciosismos político-partidários ou pessoais!
Uma cimeira mundial em Elvas é sempre boa, nem que seja de berlinde.
Agora, uma cimeira mundial de especialistas de arquitectura militar abaluartado pode ser muito importante para atingir o que a maioria dos Elvenses deseja: a classifciação de Património Mundial.
Parabéns Elvas!
E parabéns todos os que apoiam tam finalidade.

Anónimo disse...

"Enquanto o TGV vem e não vem, vamos ficando a ver passar comboios, parados no tempo e estagnados no espaço", afirma o Telmo Correia elvense no seu blog.
O que o candidato do CDS/PP não quer é comparar Elvas 2007 com Elvas 1993, o último ano em que o seu partido (em coligação com o PSD e Carpinteiros) tinha responsabilidades executivas.
"Parados no tempo"; alguém tem dúvidas?...
"Estagnados no espaço"; há quem ponha em causa?...
Tudo quanto se vê por aí é virtual. Reais são apenas as promessas do Telmo Correia elvense, para nunca concretizar. Por uma razão: para partir as nozes tem de ganhar eleições. E ganhar quer dizer "ter mais votos que os outrops concorrentes.
Estás mesmo a ver, não estás?...

Anónimo disse...

A blogosfera elvense abriu os olhos de espanto pela análise feita pelo nosso Telmo Correia à cimeira mundial de especialistas em fortificações militares abaluartadas.
Ficámos a saber que, na hipótese virtual de ele vir a ser responsável pela câmara, o Telmo faria parecido. Já não é mau! Temos homem, para lutar com o Manuel António pelo último lugar da grelha de partida.

Anónimo disse...

Oh, Boa-Fé e Raposeira:
Têm de ter compreensão, porque o CDS/PP não é um partido de poder, é um grupito de espalha-brasas. Não viram o que sucedeu em Lisboa, há oito dias?
Telmo Correia à porta da câmara e demitindo-se dos cargos parlamentares. paulo Portas a pensar sobre a democracia portuguesa.
Assim sendo, em Elvas, para quê exigir tanto a Tiago Abreu? O seu trabalho é fazer barulho, dizer mal da comunicação social quando não tem lá espaço, e ridicularizar aquilo que Rondão e a sua equipa vão fazendo.
É simples. É só isto.
Alternativa é outra coisa; tem de ter confiança (votos, sabem o que é?...) do povo.
Deixai-o espernear. Não vai a lado nenhum. Deputadozito na Assembleia ainda dá; agora quando se candidatar a presidente da câmara, nem vereador há-de ser.
Não atingirá nem o patamar do mano Eurico

Anónimo disse...

...o artista dos 3 pseudónimos anteriores está aflito para manter o tacho e por isso se socorre de um blog mediocre em que estabelece um chat com ele proprio...

...fala só imaginando interlocutores, tal é o desespero deste socialista que inventa diálogos com ele próprio...

...fala só inventando interlocutores, demência causada pelo medo de perder o tacho...

...PSD e PP vão-se unir com o tiago à cabeça, a vitória socialista já só é uma possibilidade...

Anónimo disse...

No Verão de 2007, conferiremos se PSD e CDS se unem com o Telmo Correia à cabeça.
Durante a campanha, mediremos como está a adesão.
Em Outubro de 2007, olhamos para os resultados finais.
Veremos, então, de quem foi a possibilidade de vitória, meu anónimo, frequentador e postador de "um blog medíocre".

Anónimo disse...

falando em demência...
O tempo vai encarregar-se de saber quem é o demente:
- se aquele que acredita que o Rondão volta a ganhar com à vontade e o Telmo Correia fica de fora;
- se aquele que acredita que o Telmo vai cabeça de lista com CDS+PSD e ganha a câmara de Elvas ao PS.
Vai uma aposta?
Quem perder tem direito a uma consulta de psiquitria grátis!

Anónimo disse...

...possibilidade é possibilidade até à contagem dos votos, eu não tenho certezas, embora não possa esconder o desejo de extrair toda a dentadura podre e já mal-cheirosa que se que perpetuar à frente de Elvas...

Anónimo disse...

Nunca VI ALGUEM DEDICAR TANTO TEMPO E TANTAS LINHAS A ALGUEM QUE DIZ NÃO VALER NADA NEM TER HIPOTESES. SE ASSIM É PORQUÊ ENTÃO PREOCUPAR-SE? É UM CONTRA-SENSO NÃO ACHA? É QUE É PRECISO PACHORRA, TEMPO E DISPONIBILIDADE PARA PASSAR O DIA AQUI A COLOCAR COMENTÁRIOS SOB NOMES DE BAIRROS DE ELVAS. UM ANÓNIMO ACIMA DEFINIU BEM, INVENTA INTERLOCUTORES, PERGUNTA E RESPONDE A SI MESMO. ESTARÁ NA SUA PERFEITA SANIDADE MENTAL? DEIXEM LÁ O TIAGO, SE CONFORME DIZ NÃO TEM CHANCES PARA QUÊ PREOCUPAR-SE? VÉ DESCANSAR QUE BEM NECESSITA.

Anónimo disse...

...queria dizer que se quer perpetuar...

Anónimo disse...

E JÁ VIRAM QUE O BLOG SÓ ANIMA QUANDO FALAM DO TIAGO? É UMA VERDADE. VEJAM ESTA COLUNA E OUTRAS ATRÁS. QUE FALTA DE IMAGINAÇÃO, IMAGINO O QUE FARIAM SE PENSASSEM QUE ALGUEM TINHA HIPOTESES, NO MINIMO ERA A TIRO, NÃO?

Anónimo disse...

Continuo a verificar que sou o único que dou a cara e o nome aqui nos comentadores!

Será que sofrem todos de amnésia e já nem do nome se lembram ou são um grande grupo de cobardes?

Eu sei! Têm telhados de vidro que lhes podem cair em cima a qualquer momento.

Vá lá rapaziada dêem lá a cara que eu gosto sempre de saber com quem falo

Jacinto César

Anónimo disse...

Dou a cara e um murro e uma cacetada se disserem o nome. Cobardes. Apareçam, saiam debaixo das pedras, deem as fucias e eu rebento-lhas.

Cuidado comigo que sou mau. Muito mau e tenho amigos com força que me ajudam.

Digam os vossos nomes. Digam onde moram e esperem por mim que sou mesmo mau. Eu mais o venêncio partimos tudo.

Jacinto César

Anónimo disse...

jacinto césar disse...
Dou a cara e um murro e uma cacetada se disserem o nome. Cobardes. Apareçam, saiam debaixo das pedras, deem as fucias e eu rebento-lhas.

Cuidado comigo que sou mau. Muito mau e tenho amigos com força que me ajudam.

Digam os vossos nomes. Digam onde moram e esperem por mim que sou mesmo mau. Eu mais o venêncio partimos tudo.

Jacinto César

22 de Julho de 2007 18:57



Grande artista este!!!

Anónimo disse...

É preciso paxorra para vir aqui escrever 20 ou 30 comentários sobre o Abreu. Já tou como o outro, se dizem que não presta para que falam dele. Isto só lhe dá força e eu tb. FORÇA TIAGO que pelos vistos andas a incomodar muito boa gente.

Anónimo disse...

...ó jacinto césar, parecias-me uma pessoa equilibrada, não acredito que sejas tu...

...dás a cara e é o que acontece, apropriam-se do teu nome ó seguidista e o nome do teu colega vanâncio...

...o abstémio venâncio que se aborrece em vila boim quando os outros se divertem.
assina o caceteiro, perdão o carroceiro...

Anónimo disse...

...ó jacinto césar não te passes, estás entre pessoas civilizadas, passas dos insultos(carroceiro) à ameaça física?...

Anónimo disse...

Jacinto, Jacinto, já tens idade pa teres juizo, nao achas?

Anónimo disse...

Até te digo o meu nome, chamo-me Elsa e vivo no bairro de são pedro, queres vir bater? olha que eu digo ao meu amigo pa me defender.

Anónimo disse...

Caro Zé de Mello:

Tenho a infelicidade de verificar que só eu dou a cara.
Estes cobardes que me provocam só não dão a cara porque têm telhados de vidro. A mim pelo contrário ninguém tem nada a apontar, não tenho máculas pessoais nem profissionais.
Esta gente que me provoca tinha que ser censurada ou terei que procurar os seus IP's
Muito obrigado.
Cumprimentos do Zé do Jacinto César.

Anónimo disse...

Caros comentadores

Julgo que seria desnecessário dizer aquilo que vou dizer, mas para quem ainda não entendeu o que se passa terei que dizer que há por aí a circular um "clone" meu e que ainda por cima é cobarde. Não só não tem coragem de colocar o seu nome como ainda se faz assinar com o meu nome.

Mas houve logo quem se aproveitasse para me dizer o que bem entendeu. Estou muito "agradecido" por tal facto incluindo o anónimo que deve ter um fraquinho por mim.

Jacinto César

Anónimo disse...

...anónimmo?fraquinho? será homosexualidade? elvas sempre foi uma cidade avançada e percursora dos direitos das minorias...

...direitos que em elvas já eram exercidos há 40 anos, quando no resto do país esses direitos eram ferozmente reprimidos...

Anónimo disse...

Cada vez que a rapoza purificação da boa- fé escreve eu fico encantado com as mais diversas realizações e o progresso e então quando é o O amigo olival do bastos e do moreno e já agora das sochinhas já que tambem vai ser uma urbanização que vai dar muito dinheiro a alguns nao é? Ou não covem falar desse progresso?!Porque é que não falam? Têm medo do Tiago? Entao porque é que num tema destes só falam dele?
Agora já acredito que estão receosos, o dia em que vão ser corridos está perto. VIVA A LIBERDADE.

Search