edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 17.5.07


No último domingo, 13 de Maio, teve lugar no Caia um encontro entre o Bloco de Esquerda, encabeçado pela Deputada da Nação, Alda Macedo, a Esquerda Unida Badajoz, bem com diversas associações ambientalistas: Quercus, Ecologistas en Acción e a Plataforma Refineria No de Badajoz.


Desta reunião saiu um comunicado intitulado Acordos do Caia / Acuerdos de Caya onde é defendida a ampliação da Lei sobre águas internacionais para que "não se contemple só o caudal que devem levar os rios compartilhados na entrada em território português, mas também se deve controlar a qualidade das águas".


No comunicado Acordos do Caia / Acuerdos de Caya são apresentados os seguintes 8 pontos:

  1. Promulgar uma ampliação da Lei sobre Águas internacionais para que não se contemple só o caudal que devem levar os rios compartilhados na entrada em território português, mas também se deve controlar a qualidade das águas.
  2. Do mesmo modo que nas freguesias portuguesas em especial de Elvas investe nas estações de tratamentos, promover a construção de estações de tratamentos em todas as pedanias de Badajoz, actualmente nenhuma povoação conta com essas infra estruturas.
  3. Lutar conjuntamente contra o avanço do Camalote e contra a introdução de espécies animais não autóctones, como o peixe gato e o siluro, que acabam com a fauna autóctone.
  4. Trabalhar conjuntamente para a criação do Parque Natural Transfronteiriço "Guadiana Internacional".
  5. Lutar conjuntamente contra os incêndios florestais, incidindo a ambos os lados da fronteira com a reflorestação de espécies autóctones evitando árvores como o eucalipto e o pinho.
  6. Criar uma Via Bici Internacional que uniria as cidades de Elvas e Badajoz por bicicleta.
  7. Trabalhar conjuntamente para a implantação da Agenda Local-21 em Badajoz, quando Elvas já está em marcha a primeira fase.
  8. Potenciar as comunicações por ferrovia convencional de forma transversal entre as cidades portuguesas (Castelo Branco, Portalegre, Évora. e Beja) e extremenhas (Plasencia, Cáceres, Mérida y Badajoz).

8 comentários:

Anónimo disse...

Isto só tem uma saída: Tiago Abreu cabeça de lista pelo CDS. Fica assegurada, com o Manuel António, uma grande luta pelo último lugar

Anónimo disse...

Viva a democracia do Zé de Mello! Abaixo a censura do Tiago Abreu! Neste blog, os posts que se escrevem aparecem; no rapaz do CDS só aparecem aqueles que ele quer. Para quem tanto tem falado em liberdade de expressão, não está mau.

Anónimo disse...

ora aqui está uma razão para o renascimento da importância deste blog: ser um espaço livre! É que isto de permitir que os outros digam o que querem, mas com correção, não está ao alcance de um qualquer; apenas ao alcance dos que têm essa prática. Parabéns Zé de Mello! Elvenses somos todos, mas há uns qua fazem mais falta.

Anónimo disse...

Isto já se sabia. O Zé de Mello tem tido uma prática a favor da cidade e do concelho. O Tiago Abreu coça-se muito para dentro.

Anónimo disse...

Mas a solução parece simples: o candidato do CDS faz o blog dele como quiser; quem pretender um espaço de liberdade escreve aqui!

Anónimo disse...

Mais uma vez se prova: não basta falar ou escrever, a prática é que faz os Homens. Sim porque há Homens, homens, rapazinhos e putos

Anónimo disse...

Insisto: há sempre a possibilidade de espreitar o "Blog da Má-Língua" e vir aqui postar em liberdade. No fundo, quem tem raízes no 24 de Abril pode dar flores do dia 26?

Anónimo disse...

BOA FÉ NÃO ANDA SEMPTREATENTO MAS, SEMPRATENTENTO NÃO ME PARECE TER BOA FÉ, A MIM PARECEM-ME OS DOIS COM MUITA PARRA E POUCA UVA OU DITO DOUTRA MANEIRA, COMPRAM GALP SÓ PORQUE TÊM DOIS(dedos) NA TESTA.
Eu tanto leio um como o outro blogue e só comento quando me aparecem a comentar pseudo democratas como estes que não eram suficientemente crescidos quando do 25 de Abril mas falam do antes e depois como catedráticos na matéria.
O Zé de Mello na sua entrevista disse e bem, que uma das razões porque permanece incógnito é por receio de represálias porque sabe que o poder em Elvas, haje dessa maneira para quem discorda ou pensa de maneira diferente do poder instituido.
Ora convido o boa fé sempre atento e o sempre atento boa fé a explicar-me, onde existe a liberdade em Elvas com este regime de represálias.
Ora um dos poucos que tem "TOMATES" para expor as suas ideas sem medo e dando a cara é o SR TIAGO não é cobarde como voces os dois e mais o anónimo anterior e não utilizem o 25 de Abril em vão seus democratas de pacotilha.
Apesar de anónimo o Zé de Mello tem prestado um bom serviço á democracia e a Elvas nem sempre concordo com o seu ponto de vista, nem ele quer unanimidade(democracia) e até permite com o seu blogue, que uns quantos estranhos consigam discordar como é o caso.

Search