edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 10.4.07
Etiquetas:

"(...)Há quem pense que Évora terá uma grande importância, dada a sua localização no eixo Lisboa – Madrid. É um ângulo de abordagem interessante mas, na minha opinião, não é fundamental.
A zona urbana mais importante no eixo Lisboa – Madrid será uma possível cidade transfronteiriça que junte Elvas e Badajoz, isto se os portugueses tiverem inteligência para saberem aproveitar essa oportunidade, se não, será apenas Badajoz.
Évora fica a noventa quilómetros a oeste desta futura área metropolitana e a menos de cento e cinquenta quilómetros a leste de Lisboa. Para norte, até ao rio Tejo, apenas temos Portalegre e para sul, até à serra algaravia, apenas Beja.
A península de Setúbal faz, cada vez mais, parte integrante da área metropolitana de Lisboa e, apesar do obstáculo natural que é o rio Sado, a área Santiago do Cacém – Sines tenderá a aproximar-se-lhe mais do que de Évora ou de Beja. Por isso, a importância de Évora jogar-se-á pela centralidade entre a área metropolitana de Lisboa e a área metropolitana de Elvas - Badajoz e entre o rio Tejo e o Algarve.Évora, ou se tornará numa área metropolitana própria, ou será absorvida pela de Lisboa ou pela de Elvas – Badajoz. Faço notar a continuidade que Vendas Novas e Montemor proporcionam com Lisboa e a que o triângulo Estremoz – Borba – Vila Viçosa proporciona a Elvas - Badajoz.Se o futuro aeroporto de Lisboa fosse na margem sul do Tejo, Évora juntar-se-ia rapidamente à área metropolitana de Lisboa. (...)"
Évora – Que futuro? por José Faustino in www.dianafm.com
Segunda, 09 Abril 2007

1 comentários:

Anónimo disse...

Pois é. Évora teme mais o nosso potencial do que o nosso Regedor dele tem consciencia. Quem anda preocupado a dar empregos (do POC) a "coxos e paraliticos", levar as avózinhas a Fátima (santa heresia) ou desviar verbas públicas para Futebois duvidosos (faça-se Justiça)não pode ter a noção do "gigante" adormecido que esta dualidade ELvas-Badajoz constitui. Interessam mais as pimbalhices do costume ou o tamanho da letrinha (em INOX como é moda nos arquitectos). Que é feito do Parque de Negócios de 150 ha? Que é feito do Patrimonio Mundial?
Que feito do Plano do Centro Historico e da Sociedade de Reabilitação Urbana? Qual a estratégia de comunicação e promoção da cidade e da região? Tony Carreira? Isabel Pantoja?

Oh Elvas Oh Elvas
Com esta Regencia não vais lá

Search