edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 16.1.07
Etiquetas:

Como todas as cidades com um centro histórico, também Elvas se debate com o problema do aumento da circulação automóvel e estacionamento dentro do burgo antigo.
Nos últimos anos definiram-se as zonas de estacionamento criando parques gratuítos nas zonas periféricas, por exemplo no fosso do baluarte do Principe, e colocaram-se parquimetros nas arterias mais centrais, de forma a provocar a rotação, disponibilizando esses lugares para aqueles que rumam ao Centro da Cidade procurando o comércio ou serviços aqui localizados.
O principal arruamento comercial, Rua de Alcamim, foi completamente restringido ao trânsito automovel, passando assim a ser o único corredor pedonal na Zona Comercial do Centro. A criação recente do Parque de Estacionamento Subterrâneo, foi outra das medidas tomadas para possibilitar a visitantes e turístas um local central para estacionarem as suas viaturas.
A delimitação das zonas pagas, que por agora se resumem ao Centro Histórico, provocou novas atitudes nos Elvenses residentes nas arterias principais, ao impossibilita-los de colocarem as suas viaturas próximas dos seus domicilios, ou a apenas o fazerem fora dos horários pagos provocando transtornos diários aos mesmos, sem que lhes tenham sido dada um lugar de residente, agravando deste modo a desertificação do burgo histórico, dado que hoje em dia os casais novos, que por vezes detêm duas viaturas, têm esse factor em conta aquando da procura de nova residência.
Seria interessante para a Cidade de Elvas, que ao igual que acontece noutras paragens, houvesse uma política concertada entre o estacionamento e a rede de transportes colectivos, promovendo o seu uso e oferecendo aos Elvenses linhas e horários compatíveis com as suas necessidades. Uma articulação valída e real do problema da mobilidade em Elvas terá que passar pela oferta de serviços integrados e de gestão conjunta, subsidiando a receita do parqueamento os transportes colectivos.

1 comentários:

Anónimo disse...

Pertinente..boa ideia..

Agora, especificar dando umas dicas..levantar o problema ás pessoas, ouvindo sugestões..pôr as pessoas a pensar, a comentar..

Primeiro que tudo.. um politico, deve ser um "lider"..
(na vida há dois caminhos..a direito ou à volta..escolhe o certo)..

um abraço
intruso

Search