edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 15.1.07
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Quando despertei do meu sonho uma das coisas que mais admiração me causou foi a grande expansão que existia fora das muralhas, com centos de casas por todos os lados.

Com a abertura do Viaduto das Portas de Évora nos anos 50, começaram a crescer bairros rodeando o burgo e com eles aumentaram as pessoas que deixaram de estar em permanência dentro das muralhas para, ao seu interior, voltarem apenas para trabalhar ou ir "à cidade" resolver burocracias e ao comércio.

Hoje em dia, por inúmeras razões os centros históricos estão povoados de idosos, e, são cada vez mais as habitações encerradas, sendo que algumas em perigo de derrocada por falta de quem lhes faça a manutenção. Recordemos que o Regedor prometeu uma Sociedade de Reabilitação Urbana para Elvas, de forma a culmatar alguns dos problemas que vão atingindo o Centro Histórico.

O PDM de Elvas está ultrapassadíssimo e as novas urbanizações estão a levar algumas arterias de ligação Periferia / Centro Histórico ao colapso em horas de maior afluência. A Circular à Cidade facilita a circulação, mas com o tempo e os Planos de Urbanização futuros o problemas vai ser chegar a ela.

A utilização massíva de viaturas particulares e a inexistente rede de carreiras urbanas fazem com que o Centro Histórico lata hoje em dia ao ritmo dos motores. Para os mais idosos retiraram-se-lhes do burgo os centros hospitalares fazendo-os deslocarem-se a pé ou em taxi até à Fonte Nova ou ao Bairro de São Pedro. Aos jovens obrigar-se-lhes-á a conduzir após a deslocação da zona de bares para o Morgadinho, enquanto a Cidade-Jardim se vai afirmando como novo centro cívico e comercial da Cidade.

Que politica de mobilidade para Elvas? Que visão estratégica para o futuro do burgo? São necessárias medidas para que no futuro o Centro Histórico e a Cidade não necessitem de vibrilação?

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