edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 5.12.06


Vai hoje ser presente à reunião do Palácio do Regedor uma moção sobre a nova Lei Quadro das Regiões de Turismo na qual o Governo da Nação pretende criar 10 regiões contras os 23 organismos regionais e locais agora existentes, propondo para o Alentejo a criação de duas: Uma a sul englobando o distrito de Beja e municípios do Litoral Alentejano, e outra a norte agregando a Região de Turismo de (RT) Évora e a RT Norte Alentejano.

Muitas têm sido as entidades que já tomaram posição sobre o assunto. Destaco por exemplo a RT Planície Dourada que se congratula com a proposta do Governo de criação da Nova Agência Regional de Turismo (nova denominação das RT) do Litoral Alentejano e Planície. Por seu lado a RT Évora apoia a criação de uma Região de Turismo do Alentejo única. Quanto à RT Norte Alentejano não se conhece qual a sua posição, apesar de porventura ser a única em que o seu Presidente é também deputado na Assembleia Nacional.

Quanto à moção elvense, e como já é publico, o Regedor apoiará a criação de uma única RT para o Alentejo, o que parece a este Velho Conselheiro a melhor forma de garantir uma mais exequível venda do produto turístico que Elvas e o Alentejo têm para ofertar aos turistas, e desta forma adaptar o território nacional aos NUTSII, com vista à desejada criação duma região politica no Alentejo.

0 comentários:

Search