edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 9.11.06
Etiquetas:


Como estou um bocado constipado, resolvi sentar-me frente a esta máquina chamado computador e dar umas voltas pela Internet, e como estava um bocado aborrecido decidi ir consultar o Boletim da CME on-line para me pôr bem disposto.
Realmente fico extasiado com o meu Concelho, não há uma pessoa que diga mal da obra realizada, tudo é um mar de rosas.
De repente começo a ler uma notícia em que a CME vai investir 215 000.00 € para acabar com as antenas nos telhados no Centro Histórico.
Cada um tem as suas prioridades, a do lixo com a criação de " contentores " subterrâneos creio que era mais importante, e também mais benéfica para a saúde publica , mas explicar isso a alguém que tem á sua porta um contentor dedicado e sempre limpo é bastante difícil , mas voltemos ás " antenas ".
Até ao 25 de Abril de 1974 quem queria beber Coca-cola tinha que ir a Espanha, porque em Portugal não havia e era proibida. No entanto nunca jamais em tempo algum houve alguém que nos impediu de ver as imagens emitidas pela TVE do lado de lá da fronteira.
Os anos foram passando, e em vez de "termos" somente a TVE e a TVE2, começamos também ver a Antena 3, a Tele 5, o Canal +, a Localia, etc., e para os apreciadores do zaping não houve melhor coisa que o aparecimento da TDT (Televisão Digital Terrestre), algo que em Portugal vai a acontecer durante o Século XXI.
Realmente a quantidade, e a qualidade das emissões televisivas dos nossos vizinhos nada tem a ver com a oferta deste jardim á beira-mar plantado.
Eis então que, quem no Rege teve a brilhante ideia de acabar com as antenas no Centro Histórico de Elvas, e em substituição colocar a TV Cabo de borla em casa de cada morador.
Até aqui tudo bem, mas eis que não há bela sem senão. Os ÚNICOS canais que as mentes pensadoras querem que as pessoas vejam no Centro Histórico de Elvas são RTP1, RTP2, SIC e TVI, que é o que vem descrito no " Boletim do Regedor " pese embora o mesmo já tenha dito algo de diferente , mas em política o que é verdade hoje é mentira amanhã , então quem quiser ver a Localia, a Tele 5 , a Antena 3, a TVE2 etc., não vê nem a pagar.
Realmente dou os meus parabéns a estas mentes pensadoras, porque só de uma mente brilhante poderia vir uma ideia destas.
Expliquem a um velhote com setenta e tal anos morador dentro do centro histórico que a partir do dia XPTO de 2007 quando quiser ver um jogo na "espanhola" tem que ir para " fora de portas " . É uma loucura que em pleno Século XXI existam Elvenses de 1ª e 2ª.
Os de 1ª vivem em quintas nos arredores de Elvas, podem ter quantas antenas de televisão quiserem, além de mais regalias que ficam para mais tarde, os de 2ª além de não poderem ter antenas sejam elas para o Satélite ou para a TDT, só têm direito a ver o que quem nos Rege quer, chama-se a isso educar os hábitos televisivos.

No entanto também há algo que me intriga, talvez por falta de conhecimento. Que se saiba não me lembro de ter sido lançado qualquer concurso público para a adjudicação da rede de cabo no Centro Histórico de Elvas. Se tal não aconteceu porque é que foi adjudicado á TV Cabo este serviço, para que servem então os concursos, ou será que a Cabo Visão e todas as outras TV por Cabo nem sequer foram convidadas para tal.
Talvez tenha chegado a hora da Revolução Cultural, como aconteceu há muitos anos numa ditadura popular, ou será que esta atitude irresponsável não irá provocar outro tipo de Revolução.
Voltámos ao tempo da censura, ou os iluminados dos nossos Regedores julgam que podem mandar em nossa CASA assim sem mais nem menos, essa é que tinha graça.
Nem mandam nas minhas ideias, nem não minha pessoa, nem naquilo que é meu , pois pago uma enormidade de impostos por tudo e por nada .
Como o grito revolucionário diz " Não passarão " eu digo " NÃO TIRO ".

Édito enviado por Endovelico Bronconcios

5 comentários:

Ze de Mello disse...

Eis uma questão que o Endovelico Broconcios nos desperta e com alguma razão.

Apesar deste Velho Conselheiro concordar na generalidade com a retirada das antenas no centro do burgo, fico, agora, também com estas questões:

- E quem quiser continuar a ver o canal +, a Localia, a Sexta ou o Canal Extremadura?

- E quem quiser continuar a utilizar os receptores de satelite para aceder a canais internacionais?

- a retirada de antenas é obrigatório?

Falta informação Sr. Regedor, e com o inicio das obras a população questiona-se na rua e nos cafés. Esclaraça os Elvenses sff!

jade disse...

Parabéns pelo seu artigo, um muito abrigada por não ter esquecido da Sua, nem da história do Seu país...Obrigada pelo seu grito.
Pena que os homens não gritem mais...pena que as vozes deste povo se tenha calado.
Pena que a bola seja o unico motivo que arrasta multidões.
Fátima com as suas aparições que alguns esploraram para sacar mais uns milhões ao pôvo e depois vem a epidemia da banda larga "net"
Pena que as mulheres só discutam o valor dos trapos e a quantidade de roupa que tem no armário...
Pena ....
Obrigada pelo seu édito

um bom dia

LuisC disse...

Uma questão bastante pertinente para os elvenses! Eu vejo na minha casa a TVE (1/2), Antena 3, Tele 5, Cuatro, La Sexta, Canal Extremadura, Tele Mérida e mais uma mão-cheia de emissões "piratas" com conteúdos impróprios para canais livres, tudo utilizando uma normal antena de UHF! Felizmente vivo fora do centro histórico! Mas já agora, algúem tem experiência de ver a TDT espanhola em Elvas? tenho um receptor TDT, mas não sei se é da minha antena, se da potência do emissor, que vejo muito mal as emissões de Montánchez, só vejo muito mal o mux do Canal Extremadura via TDT e por vezes outros canais, mas sempre com sinal fraquíssimo!



Um abraço,
LC

Jovem Elvense disse...

Caro amigo Zé de Mello sabia que com uma antena interna (daquelas que se colocam em cima do televisor)na cidade consegue ver todos esses canais que referiu? Mas mesmo assim acaba por ser uma ideia estupida, tirar as antenas ehehe em 1º lugar ninguem sera obrigado a faze-lo penso eu porque em minha casa mando eu e no meu telhado só quem esta autorizado a la passar são os gatos dos meus vizinhos em 2º lugar vou já entregar um projeto ao centro de emprego para abrir um negocio porque se a ideia for avante acaba por ser rentavel a maioria dos residentes da cidade são já da idade de ouro não os estou a ver a subirem ao telhado ehehehe A EMPRESA IRA CHAMAR-SE O TIRA ANTENAS...Lol. não se precipitem esta é mais uma ideia do nosso regedor que não se cumprira sonhou com as antenas... ou sera para distrair o povo já que a tvcabo tem muitos canais ehehe... UM BEM HAJA

LuisC disse...

Oh "anti-reaccao":
"Em Évora já tiraram as antenas há quase 20 anos"

Eu estive em Évora três anos (2002-2005) e sempre vi antenas de televisão nos telhados das casas, até mesmo nas artérias principais da cidade (Pça do Giraldo, Portas de Moura, etc... Portanto, não é por aí que se tiram ilações... A imagem da cidade-museu não mudou de certeza nos últimos meses...


Ao "Jovem Elvense":

Sim, apanha-se praticamente todos os canais espanhóis, mesmo com uma antena interior. Obviamente que a qualidade de recepção não é tão boa quanto uma antena exterior, mas o emissor de Montánchez é muito poderoso. Só os canais com potência mais baixa (La Sexta, Tele Mérida,)é que se vêem pior... Chega-se ao ponto de ver melhor a TVE, Antena 3, Cuatro, Tele 5 e Canal Extremadura com sinal mais forte que o retransmissor de Vila Boim da PT/RETI (RTP 1, 2:, SIC e TVI)!

Não é querer fazer directamente publicidade ao meu blogue, mas para os interessados, visitem o meu último artigo em http://radioetvemelvas.blogspot.com/ onde tem os canais de tv espanhóis que recebo com uma antena exterior.


abraços
LC

Search