edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 6.9.06
Etiquetas:


Designação: Mosaico dos Peixes
Proveniência: Herdade da Torre do Cabedal
Dimensões: 198cm x130cm
Datação: Romano
Descrição: Painel de mosaico policromo, tendo como tema figurativo a fauna marinha, através da representação de nove peixes e uma lula. A água é representada por meio de linhas descontínuas de tesselas acinzentadas.
Um mosaico é um revestimento de pavimento ou de parede, feito com pequenos cubos de pedra (tesselas), cujo tamanho varia entre os 2 milímetros e os 2 centímetros de lado.
As tesselas eram colocadas sobre uma superfície previamente preparada, de forma a obter desenhos geométricos ou figurativos. Recorria-se à utilização de calcário, xisto, mármore, terracota ou pasta de vidro colorida, criando uma gama variada de cores.
A composição decorativa do mosaico evoluiu desde os pavimentos geométricos a preto e branco do séc. I antes de Cristo, até ao mosaico dos sécs. III e IV depois de Cristo, com uma variedade de cores e de efeitos decorativos.
O mosaico romano é uma das expressões artísticas mais originais do mundo romano.
Esta peça do espólio do futuro Museu de Arqueologia pode ser observado no átrio de entrada do edifício-sede do Palácio do Regedor, e integra-se num conjunto de iniciativas com o lema “Elvas, História Viva”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa iniciativa por acaso

Anónimo disse...

Bom "post", por acaso. Bom e isento, já agora: as iniciativas "boas" são por acaso; as "màs" iniciativas são todas intencionais.

Apache disse...

Onde fica Essa Herdade???

Search