edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 20.7.06
Etiquetas:

Esta localidade, a única em Portugal que esta atravessada ao meio por uma auto estrada, será no futuro uma nova centralidade no desenvolvimento do Concelho.
Hoje em dia é uma aldeia fantasma, a pior área de serviço da Europa e a degradação urbanística é bem evidente para quem passa pela A6. As estruturas aduaneiras fechadas e ao abandono, as residências da antiga Guarda Fiscal às aranhas, o posto de turismo/bar do ICEP fechado e substituído por nova estrutura, a Capela do Caia servindo de abrigo aos seus morcegos e todas as zonas verdes e quintais verdadeiras selvas.
Enquanto se aguarda o estudo de desenvolvimento para a zona Sochinhas/Caia, e antes da putativa discussão pública, quer este Velho Conselheiro deixar também o seu grão de areia.
Que solução para aquela localidade?

Na minha opinião aquela zona deverá vocacionar-se como uma zona de apoio e habitacional para a futura Plataforma Logística. Ali se deveriam localizar restaurantes, hóteis e cafetarias para usufruto dos trabalhadores da zona, mas também uma zona residêncial que possa acolher os técnicos e quadros superiores das empresas que se instalem na Plataforma do Caia. A negociação com o Ministério da Administração Interna para a venda a preço simbolico de vários edificios no Caia de modo a libertar espaço de modo a que se possa urbanizar dignamente e com qualidade para oferecer uma alternativa para a fixação naquele lugar e que não fujam para Badajozos futuros trabalhadores da dita Plataforma. Dar uma centralidade ao Caia e não o abandonar!

4 comentários:

Dina disse...

Concordo com a ideia,seria apenas necessário recuperar os edifícios que lá se encontram ao abandono. Quantas vezes passei ali e olhando para um dos edifícios em concreto pensei: "que pena estar assim abandonado, ficaria lindo depois de recuperado." Gosto de casas mais antigas, com alma e identidade próprias que não encontramos nos modernos edifícios de apartamentos.

jade disse...

Brilhante ideia ,mas será rentavel para o palácio?
Não me parece....

Anónimo disse...

Mesmo sem qualquer plataforma seja logistica ou outra qualquer (não tenham ilusões com a plataforma logistica!) aquela área está "colada" a badajoz. Seria bastante fácil se houvesse vontade, rentabilizá-la e urbanizá-la, aproximando cada vez mais badajoz de elvas, algo que mais cedo ou mais tarde será inevitavél e a meu ver muito útil.

A Verdade contra o Mundo disse...

Jocas vc acertou na mosca! Curiosamente nunca me havia ocorrido tal ideia... pode ser quem sabe?

Search