edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 13.12.05
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É apresentado hoje o projecto de Alta Velocidade para Portugal. Este projecto estruturante, segundo o Governo, para a economia lusa, terá também repercussões aqui no nosso torrão natal.
Veja a apresentação via internet
A Rede Ferroviária de Alta Velocidade, que se irá iniciar com a ligação Lisboa /Caia, com um total de 207 kms, estando previsto um investimento que atingirá os 3 mil milhões de euros (600.000.000.000$00), incluindo a terceira travessia do Tejo (TTT) entre Chelas e o Barreiro, seguirá depois o trajecto nas proximidades da A12 até pegões, A6 até Évora, seguindo depois pelo sul da Serra de Ossa, passando nas proximidades de Redondo e Alandroal, subindo junto ao Guadiana até à zona do Caia.
Previsto o inicio da construção em 2008 e termino em 2013 esta ligação ferroviária mista de passageiros e mercadorias terá três estações intermédias: Pegões (apenas mercadorias), Évora e Caia.
A Estação do Caia/Caya, a construir na zona transfronteriça com Espanha, fará com que a ligação a Lisboa se faça em 55 minutos, ficando Évora a 20 minutos e Madrid a 1 hora e 50 minutos. O custo da passagem ferroviária, a preços actuais, será de 25/35 euros na ligação Elvas/Lisboa, prevendo-se a circulação de 6,1 milhoes de passageiros em 2013, subindo aos 9,3 milhões num período de 20 anos de exploração, com um tráfego diário de 14 composições sendo que destas 7 pararão no Caia.
Recordemos que ao igual que aconteceu com a A6, o comboio de alta velocidade espanhol (AVE) vai chegar à zona do "Caya" em 2010, que será fim de linha durante 3 anos, até que o governo português estabeleça a ligação do lado nacional.
Que impactos terá a Alta Velocidade na economia local? Como tirar dividendos desta ligação previligiada às duas capitais ibéricas? Que estratégias para fugir ao dominio pacense sobre a estrutura? Onde ficará edificada a Estação Transfronteiriça? Caia ou Caya?

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