edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.7.10
Etiquetas:


Elvas e Badajoz, duas cidades unidas pela história, pela cultura e pela proximidade, onde homens e mulheres se tratam como irmãos.

A constituição da Eurocidade Elvas/Badajoz é um desafio que deve ser alcançado o mais breve possível, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da nossa região.
A Eurocidade é um termo que se designa por Agrupamento Europeu de cooperação Territorial (AECT), e foi publicado em 31/07/2006, no Jornal Oficial da EU, através do Regulamento n.º 1082/2006 do Parlamento Europeu.

Tem no seu conteúdo como um dos principais objectivos a eliminação de obstáculos a uma cooperação territorial, reforçando a coesão económica e social das regiões.
Se nos dias de hoje já existe cooperação ao nível da saúde, com a prestação de serviços médicos no outro lado da raia, cooperação ao nível da educação (UNEX/IPP), realização de eventos desportivos em conjunto, realização de actos culturais…..etc.

Desta forma, podemos afirmar se a cooperação existe, porque não oficializa-la com a constituição da Eurocidade Elvas/Badajoz, e alargar a cooperação transfronteiriça a todas as áreas possíveis.
Com o recente anúncio da construção do TGV e Plataforma Logística, que beneficiará as duas localidades, está lançada a oportunidade de favorecer e incrementar as relações de cooperação transfronteiriça, de forma, a incrementar as relações comerciais e captar novos investimentos, nas zonas de ligação da fronteira, visto ser uma localização privilegiada, estando no centro logístico da Península Ibérica e no eixo das duas grandes capitais Lisboa e Madrid.

Contando, com uma aliança estratégica entre as duas cidades, podemos dizer que estamos perante um desenvolvimento sócio económico de grande escala.

Sendo novato nesta matéria, já que só agora iniciei o meu estudo e investigação no tema da Eurocidade, achei que este local seria o sítio ideal para dar a conhecer a minha opinião, e a de outras pessoas sobre o tema em questão.

Eurocidade Elvas/Badajoz, o futuro de todos nós!!!
ver o blogue

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
Share/Bookmark

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Eurocidade? Sim, por que não? No entanto a verdadeira aproximação que dará visibilidade a Elvas, será a aproximação geográfica pela urbanização da Herdade do Estado que é a Herdade da Comenda e deve ser privatizada com urgência.

O Bairro das Pias, que chegou a ter uma escola primária e ainda hoje tem um infantário cresceu à custa de velhinha Estação da CP.

A infra-estruturação do futuro Caia Português é muito fácil, porque a água canalizada não precisaria de uma nova estação elevatória porque o Caia está a uma cota mais baixa e a Estação de tratamento de esgotos é muito barata, existe em qualquer aldeia.

Que o Plano Director Municipal não sirva de desculpa, o Poder Autárquico de Elvas alterou o PDM tantas vezes quantas lhe conveio e até produziu aquele absurdo urbanístico que é a Ilha das Sochinhas(no meio do nada), que tem por núcleo um bairro que me recuso a classificar para não ofender.

O Futuro de Elvas passa pelo Caia. Alguns parece é que querem ignora-lo, para melhor poder manipular a nossa Cidade!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Resolvi aproveitar o tema da Eurocidade para a minha excelente e profundíssima publicação de hoje, acerca da minha particularíssima perspectiva da Eurocidade.

A perspectiva contrária à do Partido Socialista.

Notícias curiosas de Elvas disse...

Perdão, onde escrevi Pias queria escrever Fontaínhas.

Search