edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 19.7.10
Etiquetas:

Entre os dias 25 de Julho e 3 de Agosto tem lugar em Brasilia, Cidade Património da Humanidade, a 34ª sessão da Comissão de Património Mundial da UNESCO para deliberar sobre as novas candidaturas e o estado de conservação e de risco dos bens já declarados Património da Humanidade.


Este ano Portugal apresenta duas candidaturas em conjunto com Espanha. Como bem natural é apresentada as Pegadas de Dinossauro na Península Ibérica, enquanto como bem Cultural é pedido o alargamento da área do bem pré-histórico das Gravuras Rupestres de Vale do Côa a Siega Verde, tornando assim este bem transnacional.

Recordemos que a inclusão no restrito clube de Património Mundial é cada vez mais complicado e uma vez mais a Comissão dará preferência a paises sem este tipo de reconhecimento, como são o Tajaquistão, as Ilhas Marshall e Kiribati, bem como às nomeações transnacionais.

Recordemos que as Fortificações de Elvas, integrante da lista nominativa desde 2004, têm já o dossier entregue a esta Comissão, enquanto as Fortificações Abaluartadas da Raia o estão desde 1998, sem que o mesmo esteja em curso. Como nota final a inclusão recente de Plasencia / Trujillo e Monfragüe requerida pela Junta da Extremadura, como bem misto.

TODOS SOMOS ELVAS!!
2010 ANO DA EUROCIDADE
Share/Bookmark

4 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Infelizmente o processo está a ser muito mal conduzido.

Elvas faz parte da Lista Indicativa da UNESCO desde 2004 e Elsa Grilo em 27 de Março de 2010 chama a Agência Lusa para anunciar com "pompa e circunstância" a "Candidatura em Série por Ciclos".

Ver aqui:

http://www.portalalentejano.com/?p=14459

Começou por ser uma "Candidatura de Fortificações" para degenerar em "Candidatura em Série por Ciclos".
Em 10 anos nada foi feito!

Ou seja, houve uma inversão, um recuo, uma desorientação flagrante!

Quanto ao link de 1998, nada tem que ver com Elvas.

A ideia posterior da "candidatura" por ciclos" foi uma ideia "requentada" 12 anos depois de 1998.


MAS LEIAM SOBRETUDO O MEU PROFUNDO E EXCELENTE ARTIGO SOBRE TRÂNSITO EM ELVAS!

Justiceiro Implacável disse...

A seu tempo, os factos vão desmentir as insinuações maldosas do senhor Zé de Melo, que não é melhor que do que o Zé de Melro. São os dois, faces da mesma moeda. Não é por acaso que o Zé de Melo filtra os comentários de toda a gente e publica os do seu sócio que é o próprio com um estilo mais ordinário.

Vai-te matar disse...

Chegaram os lambe-botas do Rondão que se vendem por umas míseras migalhas.

Justiceiro Implacável disse...

Pois claro, aqui só se pode usar má língua e mentiras contra a Câmara!
Isto é que é um blogue do PSD.

Search