edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 7.9.09
Etiquetas: ,



A região vizinha da Extremadura festeja amanhã o seu feriado autonómico. Este dia 8 de setembro passou a ser comemorado desde 1985, quando se iniciou o processo autonómico extremenho, coincidindo com a celebração do dia da Virgem de Guadalupe, padroeira da Extremadura.

Este ano todos os atos têm como referência o nosso pais, porque entendem que ao ser raianos Portugal faz parte das suas vidas. Obviamente que todos os que somos Elvas, sentimos também que a Extremadura é “parte de nosotros”.

Mas a escolha de Portugal como tema desta edição não é “folclore”, o presidente da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, justifica-a com os acordos luso espanhóis que fazem que a língua de Camões seja uma disciplina obrigatória nos curricula dos estudantes extremenhos; com a recente abertura da “Oficina de Extremadura”, uma especie de embaixada, que divulga a economia e cultura da região espanhola em Portugal; e c om a inclusão dum capitulo do estatuto de autonomia, uma especie de constituição regional, sobre Portugal e as relações entre os dois lados da raia.

De realçar a entrega da medalha da Extremadura, hoje à noite no Teatro Romano de Mérida, à Vila de Barrancos, pela sua colaboraçao humanitária durante a Guerra Civil Espanhola.

Desde Elvas, ciudad que sabe vivir a ambos lados del Caya, saludamos a nuestros vecinos de Badajoz y de toda Extremadura, deseando que en poco tiempo la realidad de una eurociudad hispano portuguesa sea una realidad y se cumpla el destino de dos ciudades gemelas: Elvas y Badajoz! Felicidades!

TODOS SOMOS ELVAS!!

2 comentários:

Manolo Sobrero disse...

Olé!!!!!!!

Jed Dickens disse...

Olá companheiro da blogesfera. Vinha por este comentário fazer uma pequena divulgação, o nosso blog conta com novo aspecto e conteúdo convidava a visitar e contar com o seu comentário. Somos uma banda jovem de Elvas e queremos dar a conhecer melhor agora que lançamos o nosso primeiro EP. Obrigado, boa continuação

www.jeddickens.blogspot.com

Search