edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.1.09


Ora aqui uma notícia que orgulha todos os Elvenses, desde o Regedor ao mais humilde servidor: Elvas acolhe ao final deste ano a XXV Cimeira Luso-Espanhola! Recordemos que aqui ao lado em Badajoz já se realizou esta cimeira em Novembro de 2006, e que agora cabe a vez a este lado do Caia receber os Chefes de Governo de Portugal e Espanha.

Como cidade raiana e verdadeira Eurocidade ibérica para além de celebrar o anúncio de Elvas como local do próximo encontro temos que olhar para o que de Zamora saiu que diz respeito a Elvas.

O primeiro comentário vai para o investimento tranfronteiriço de 180 milhões de euros entre este ano e 2010, muito dinheiro para alguns projectos em que Elvas está já empenhada. Também a criação do Centro de Investigação de Energias Renováveis em Badajoz, cujo Presidente será o presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis, António Sá da Costa. O compromisso de continuar esta rede de centros de excelência, iniciado com a criação do Centro de Nanotecnologia de Braga, e anunciando que o próximo será localizado no Alentejo. E diz este Velho Conselheiro porque não em Elvas?!

Também o ensino das línguas patrias foi discutido,assindando o Ministério da Educação português e a Junta da Extremadura um memorando de entendimento para a introdução do Português como língua Estrangeira de opção curricular no sistema educativo daquela comunidade autónoma espanhola. Em Elvas quase todos os habitantes são bilingues e é agradavel ver que o esforço contrário começa a dar frutos. Como última nota, e como aqui anunciamos recentemente a Estação Internacional do TGV Elvas/Badajoz, localizada no Caia, terá o seu terminal de passageiros em território de Badajoz enquanto o terminal de cargas ficará terrenos de Elvas. Qualquer dos terminais será acessível dos dois lados do Caia e estará em funcionamento em 2013.

1 comentários:

Brigada 14 de Janeiro disse...

A BRIGADA14JANEIRO agradece a todos os que estiveram presentes no Lançamento Oficial do Novo Site.
Apesar de algumas ausências notórias, o grupo concretizou o previsto:
- levando a bandeira da Cidade de Elvas, mais uma vez, a todos os cantos do mundo através da Internet;
- dinamizou a Sociedade 1º Dezembro ao acolher este evento;
- convidou e motivou outros grupos e entidades locais ligados ao desporto e à cultura;
- obteve dos seus convidados especiais (Local - Maestro Vilar Pires e Nacional - Gonçalo da Câmara Pereira) uma rítica positiva, construtiva e de ânimo para "um futuro que se prevê duradouro e de sucesso";

Assim sendo resta-nos convidar toda a população elvense, mais ou menos cibernauta, a visitarem-nos em:

www.brigada14janeiro.com


Cumprimentos

Search