edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 23.6.08
Etiquetas:



Depois do último édito da semana passada e após várias pesquisas e contactos parece a este Velho Conselheiro uma vergonha para a Cidade e para o Concelho que as forças vivas de Elvas, estejam adormecidas há mais de 18 anos!
Por várias vezes aqui trouxemos o tema do órgão oitocentista da Antiga Sé, que retirado pelo órgão de soberania nacional para restauro, viu-se este envolvido num processo judicial que subtraí fruição dos Elvenses este instrumento.
Considerado pelos especialistas em património, como o mais belo órgão do Alentejo, este instrumento aguarda que voltar ao seu sitio. Parece que ninguém se preocupa, Diocese de Évora, Município, GADICE, e inclusive a população... mas enfim se esta não se preocupa sequer com a espoliação diária que sofre o Concelho, com a saída de todos os serviços públicos do Concelho.
Se naqueles o Regedor baixou as orelhas porque as directivas vinham da cupula socialista, neste caso do Órgão da Sé, a principal responsabilidade recai-lhe directamente sobre os ombros. Como é possível que os cofres do Município tenham verbas em reserva na ordem dos 9 milhões de euros, e deixe que a recuperada igreja matriz elvense continue manchada com aquela chaga?
Mais uma vez, o Zé de Mello, contactou o restaurador, que tem em seu poder o órgão, e sabe que são necessarios 50.000 euros para o trazer de novo, e em pleno funcionamento, para a Cidade... uma quantia que o Palácio do Regedor poderia facilmente disponibilizar para o efeito, mas que faz orelhas surdas. Cabe pois a sociedade civil mobilizar-se e iniciar o caminho que trará esta peça musical e histórica de regresso ao concelho.
Existe já um pequeno grupo de pessoas, que tendo contactado este Velho Conselheiro se disponibilizam para prosseguir esta Campanha. Vamos todos pensar que uma doação pessoal por habitante do Concelho é suficiente para restituir o órgão à Antiga Sé. Cristão, devotos do S. Jesus da Piedade, Agnosticos, Ateus, ou de outras religiões, mais que uma alfaia liturgica esta é uma obra de arte pertença de todos os Elvenses.
Todos Somos Elvas! Todos Somos Capazes de Salvar o Património dos nossos Antepassados!

3 comentários:

Dina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dina disse...

Lá puder...podemos mas duvido que a maior parte da população esteja realmente interessada. Se nem quem devia estar na linha da frente está realmente interessado em resolver o problema, acha que é a população que o vai fazer?
Os elvenses já há muito tempo que deixaram de lutar pelo que é seu de direito.

Tozé disse...

Sou responsável por dois grupos corais da cidade e sou organista de várias igrejas.
O orgão da Sé é muito importante e dava-me muito gosto toca-lo mas, existem mais 6 orgãos de tubos na cidade que precisam de reparação concretamente o da Igreja de São Domingos um pouco mais pequeno que o da Sé mas também muito importante.
A caixa foi restaurada á 10 anos pelo IPPAR, mas ficou sem tocar por falta de verbas, e ali está aos ratos como tudo em que o IPPAR se mete e não dá conta do recado, e depois nem faz nem deixa fazer porque dizem que a Igreja de São Domingos é Património do Nacional mas se não fosse a Irmandade de São Domingos manter a Igreja já tinha caido.
Todos estes orgãos estão registados nos Orgâos Históricos Portugueses e não nuinguém que olhe por eles.
Podem ser propriedade da Igreja mas ao contrário do que se pense a Igreja de Elvas não tem verbas para suportar tal despesa porque vive de esmolas que os cristãos lhe dá e não é o suficiente

Search