edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 5.5.08



O programa “Política de Cidades Polis XXI” prevê, no âmbito dos Programas Operacionais Regionais, «a promoção e formulação de estratégias de cooperação e a constituição de redes com massa crítica suficiente para atrair e desenvolver novas funções urbanas e actividades inovadoras, assim estimulando a cooperação urbana em rede».
Esta área de investimentos visa abrir um novo ciclo de intervenção urbana que contribua significativamente para tornar as cidades portuguesas:
  • Territórios de inovação e competitividade;
  • Territórios de cidadania e coesão social;
  • Territórios de qualidade de ambiente e de vida;
  • Territórios bem planeados e governados.

A Política de Cidades POLIS XXI integra-se nos objectivos da Estratégia de Lisboa (PNACE) e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) e concorre para o seu cumprimento. O Modelo Territorial consagrado no PNPOT (já aqui analisado no blogue) e as Orientações Estratégicas para os sistemas urbanos dos diversos espaços regionais que dele constam são o principal referencial para a definição dos critérios de avaliação das candidaturas propostas.



A Política de Cidades POLIS XXI será implementada no período 2008-2013 através do apoio a projectos de iniciativa local, seleccionados em 3 grandes vectores de intervenção (designados instrumentos de política):
  • Parcerias para a regeneração urbana;
  • Redes urbanas para a competitividade e a inovação;
  • Acções inovadoras para o desenvolvimento urbano.

O financiamento destes instrumentos de política está assegurado nos programas operacionais do QREN 2007-2013. Prevê-se também que a Política de Cidades POLIS XXI se venha a socorrer de outras fontes de financiamento, compreendendo recursos públicos nacionais e comunitários, neste último caso com origem noutros programas operacionais, e também instrumentos de financiamento europeus, como o Mecanismo Financeiro EEE e, em particular, o BEI. Adicionalmente, o Estado procurará novas fontes de financiamento , quer no quadro de parcerias público-privado, quer criando condições para um maior envolvimento de fundos privados.


No que respeita a Elvas, encontramo-la enquadrada, dentro das Orientações Estratégicas para o Alentejo em três acções e planos a desenvolver:

  • Organizar o sistema urbano de fronteira, em particular o pólo transfronteiriço Elvas – Campo Maior / Badajoz, cuja importância estratégica será fortemente ampliada pelas novas acessibilidades em comboio de alta velocidade às duas capitais ibéricas e pela nova plataforma logística transfronteiriça de Elvas/Caia;
Consolidar o corredor Lisboa – Évora - Badajoz e infraestruturar os corredores Algarve – Beja – Évora – Portalegre - Castelo Branco, Sines – Grândola – Beja – Vila Verde de Ficalho e Sines – Évora – Elvas/Badajoz como elementos estruturantes de um sistema urbano regional policêntrico;
  • Reforçar a cooperação urbana transfronteiriça quer de proximidade quer de relacionamento dos principais centros urbanos do Norte Alentejano (Portalegre, Elvas e Campo Maior) com as cidades da Extremadura, e de Beja e outros centros do Baixo Alentejo com as cidades da Andaluzia.
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