edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 17.4.08
Etiquetas:

ELVENSES, CIDADÃOS DE SEGUNDA?
publicado neste blogue em 1 de Março'07
Com a reformulação do Serviço Nacional de Saúde efectuada pelo Governo da Nação, a Cidade de Elvas vai perder valências e serviços médicos, apesar de o Regedor se esforçar em dizer o contrario.
Com a criação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, englobando o hospital local, o Hospital José Maria Grande de Portalegre e todos os Centros de Saúde do distrito, o Hospital de Sta. Luzia irá ficar reduzido de pessoal médico, que entretanto já começou a procurar novos locais de trabalho, bem como está em estudo a concentração do Serviço de Cirurgia e Cardiologia em Portalegre ficando em Elvas apenas a Ortopedia. Isto é, se alguém no distrito cair e partir o fémur será encaminhado para Elvas, enquanto que se tiver um AVC ou tiver que ser submetido a qualquer outro tipo de cirurgia será transferido para a capital de distrito.
Quanto às urgências estas passarão a ser classificadas como básicas e contarão apenas com 2 médicos “de banco” para acudir a gripes, alergias, etc. sendo que se um utente recorrer a este serviço com qualquer outra patologia mais complicada, por exemplo, um AVC será transferido para Portalegre. Se for um acidente de trabalho em que alguém seja amputado então a “via sacra” será Hospital Sta. Luzia, Hospital de Portalegre e daí para o Hospital de S. José em Lisboa.
Para “remediar” esta situação o Governo da Nação prometeu agora colocar em Elvas uma unidade rápida de suporte intermédio de vida, que na prática será uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) que é um veículo de intervenção pré-hospitalar, concebido para o transporte rápido de uma equipa médica directamente ao local onde se encontra o doente, mas no caso de Elvas não será tripulado por um médico!
Afinal de contas são os Elvense cidadãos de segunda? Ou procura-se a emigração para o Litoral e a desertificação da “província”?
Que dizem as forças vivas de Elvas sobre o tema?
Ou será que todos os Elvenses já dispõem de Cartões de Saúde Europeus ou Seguros de Saúde para recorrer ao Serviço Extremenho de Saúde?

1 comentários:

Elvascidade disse...

É impressionante que depois de tanto tempo nada tenha sido feito pelos “carolas” da nossa cidade. Não há quem acorde a população? Não há quem possa fazer alguma coisa?

Search