edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 28.11.07



Segundo a Ceia da Silva, em declarações à Lusa, garante que o Governo da Nação prevê ligar as auto-estradas A23 e A6 em 2009, num projecto que permitirá ligar Portalegre aos principais eixos rodoviários.

«O Ministério garantiu que em 2009 teremos o início da construção ou a adjudicação da obra», afirmou Ceia da Silva.

A cidade de Portalegre é a única capital de distrito em Portugal continental que não possui, actualmente, qualquer ligação por auto-estrada.
A A6, que liga Marateca ao Caia, constitui a principal ligação entre Lisboa e a fronteira espanhola, em direcção a Madrid. Por seu turno, a A23, a Auto-Estrada da Beira Interior, atravessa os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando a Guarda (nó da A25) a Torres Novas (nó da A1) com ligação a Lisboa.

O deputado do PS considerou «estruturante» e «decisiva» a ligação de Portalegre à rede de auto-estradas. «Passamos a estar em contacto mais fluente com o Sul e Norte do país e, principalmente, com a vizinha Espanha», justificou.

Num requerimento enviado ao presidente da Assembleia da Republica, os dois deputados eleitos por Portalegre consideram ainda «prioritária» para o desenvolvimento regional a ligação entre Portalegre e a fronteira do Caia, entre Elvas e a cidade espanhola de Badajoz.
Os deputados alegam que a ligação de Portalegre ao Caia permitirá «rentabilizar» a plataforma logística prevista para a zona fronteiriça.

«A ligação da A23 à A6 tem que contemplar este troço até ao Caia para que fique cimentada uma ligação sustentada e que oferecerá outra dinâmica à região», defendeu.

2 comentários:

Registos Pessoais disse...

O Ceia da Silva e muita estupido.

Em vez de ligar a auto-estrada a unica capital de distrito que nao tem, era muito mais barato mudar a sede do distrito para Elvas.

O estado ao longo de 100 anos de Republica tudo mandou para Portalegre e ate a auto-estrada nos invejam.

Mas nos nao precisariamos disso, bastava urbanizar o Caia para que Elvas se tornasse a 3.a cidade do Pais.

Hoje tudo explicado em "O Despertador"

Unknown disse...

Pois é mas se a Auto estrada fosse do tempo do rondão, querem apostar que ia de Evora para Portalegre sem passar por Elvas...
Finalmente vamos poder ir até Portalegre sem ter de estragar os carros no Vedor e S.Vicente, sem ter de atravessar estas Aldeias, que só a trapalham, ufa até que enfim... o regedor já não vai ter de pintar a tal estrada. Só coisas boas sim sr...

Search