edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 22.10.07




Começou já a edição deste ano do Ágora - Debate Peninsular. Trata-se de de um ambicioso projecto que pretende converter a Extremadura num ponto de encontro anual, com um ambiente privilegiado para falar com total liberdade dos temas que preocupam espanhóis e portugueses, que devia servir, ao mesmo tempo, para desfazer mal-entendidos, desafiar estereótipos e ultrapassar as barreiras psicológicas que durante tantos anos separaram os dois países.

Este debate Peninsular é composto por:

  • ÁGORA Academia. É um programa de três cursos monográficos e especializados, cada um com um ou dois dias de duração. Os cursos debruçam-se sobre questões de interesse ou actualidade para ambos países e estão dirigidos a especialistas, profissionais ou estudantes do tema em questão, mediante um sistema de inscrição formal e com a participação de conferencistas de prestígio, espanhóis e portugueses. A coordenação de cada curso está atribuída a dois especialistas nas matérias, um espanhol e o outro português, que seleccionam os oradores e, eventualmente, os participantes.


  • ÁGORA Palestra. É uma conferência, debate ou mesa redonda, aberta ao público em geral, sobre algum tema de especial actualidade e repercussão ou que tenha gerado uma particular polémica no âmbito das relações entre Espanha e Portugal.


  • ÁGORA Cena. É um conjunto de actividades culturais, artísticas, recreativas ou de lazer que se celebram paralelamente aos cursos em espaços públicos da cidade sede (representações dramáticas, exposições, actuações musicais, etc.). Estas actividades servem para expor o trabalho de criadores portugueses, cujas trajectórias ou obras exprimem esse mundo de relações ou transmitem uma visão da outra realidade social e cultural.


  • ÁGORA Crónica. Cada ano edita-se uma crónica, na qual especialistas nos temas abordados resumem de forma amena o conteúdo dos cursos e outras secções do Ágora, reflectindo o ambiente vivido durante a celebração dos encontros.

Pode consultar o programa completo aqui.

1 comentários:

Unknown disse...

Estes programas cheios de boas intenções e com objectivos tão nobres, não serve senão para encher o bolso de meia duzia de afilhados dos regimes. Deixem-se de tretas e trabalhem....

Search