edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 4.9.07
Etiquetas:



Surgiram rumores, na comunicação social, de que vão ser extintas as direcções distritais de Finanças, sendo os respectivos serviços concentrados em direcções regionais sedeadas nas cidades onde se situam as comissões de coordenação e desenvolvimento regionais (ccdr’s).

No caso do Alentejo deverão ser extintas as direcções distritais de Finanças de Beja e Portalegre e concentrados os serviços em Évora.Logo surgiu, em Beja, o líder distrital e deputado do PS e incansável defensor de todas as medidas do governo a afirmar que as coisas não se vão passar bem assim e que Beja ainda vai ganhar com a reorganização dos serviços.

Também há algum tempo atrás, o Governador Civil de Beja tinha uma argumentação semelhante, chegando a garantir que a Direcção Regional de Agricultura passaria de Évora, onde sempre esteve, para Beja.Mais tarde acabou por reconhecer que não seria assim, embora tenha continuado a prometer que Beja não ficaria a perder com aquela reorganização.

Será bom que os que acusam o PCP e as autarquias da CDU de serem responsáveis pelo atraso e desertificação do Alentejo, em geral, e de Beja, em particular, reflictam sobre as medidas de preparação para a regionalização que o PS e o governo que suporta estão a levar a cabo.Valerá a pena recordar quem, ao longo dos tempos, tem concentrado serviços da Administração Central em Évora, retirando competências ou extinguido mesmo serviços distritais em Beja e Portalegre.

Valerá ainda a pena apreciar as posições de resignação e acomodação dos paladinos da defesa do Baixo Alentejo, para se concluir se tal defesa é feita por convicção ou por oportunismo.Esta é a pior forma de fazer a regionalização. Regionalizar através da centralização, neste caso em Évora, de todos os serviços desconcentrados da Administração Central contribuirá para afastar ainda mais as pessoas deles e reduzir a sua eficiência.

Não é esta a regionalização que defendemos!A regionalização que queremos é a que seja feita através da descentralização de competências da Administração Central para as regiões administrativas a criar, com órgãos eleitos democraticamente e serviços estrategicamente distribuídos pelos seus principais centros urbanos.

A regionalização que queremos é a que respeite o princípio da subsidiariedade, tão propagandeado há uns anos atrás e hoje tão esquecido, através do qual os órgãos e serviços de nível superior só devem fazer o que os de nível inferior não puderem.A regionalização que queremos é a que contribua para o reforço do Poder Local democrático, no respeito por aquele princípio.

A regionalização que queremos é a que melhore, desburocratize e torne mais transparente o funcionamento da Administração Pública, a que a democratize e a aproxime mais dos cidadãos.A regionalização que queremos é a que traga menos encargos e maior controlo da Administração Pública para os cidadãos.

Mais do que o desenho físico das regiões é a sua estrutura orgânica, incluindo as competências, organização e funcionamento, que deve merecer a nossa atenção. É por ela, mais do que pelo território, que a regionalização contribuirá para os objectivos que atrás enunciámos.

in: Regionalização

22 comentários:

Anónimo disse...

..." para as regiões administrativas a criar, com órgãos eleitos democraticamente e serviços estrategicamente distribuídos pelos seus principais centros urbanos. " É assim a lógica comunista do Zé de Mello...

...multiplicar por 5 os tiranos regionais tipo alberto joão jardim, a pretexto da regionalização o Zé de Mello quer deixar aos seus filhos um país ingovernável

Anónimo disse...

... criar rivalidades e inimizades entre regiões, pela repartição do bolo do orçamento...

...multiplicar os motoristas e as administrativas do estado, aquelas classes que nada produzindo penalizam as contas do estado...

...e adicionar um governo regional e um parlamento regional, criando assim mais uma classe política e de funcionários públicos regionais...

Anónimo disse...

...os princípios da esquerda que o Zé de Mello defende vão matar o país...

Anónimo disse...

...a única regionalização que não penalizará o país será efectivamente aquela que o Zé de Mello abomina, o concentração de serviços na capital de regiões fruto de fusão de distritos...

...norte beiras, ribatejo-oeste-tejo, alentejo e algarve para concentrar serviços e diminuir o peso do estado...

Anónimo disse...

...o Zé de Mello na sua lógica esquerdista nunca perceberá que não somos a bilingue Bélgica, nem a Espanha das nações...

...e multiplicar os poderes políticos regionais vai asfixiar o pais co m impostos e gerar lutas fraticidas...

Anónimo disse...

...além de que o povo já rejeitou nas urnas a regionalização...

...mas a ideologia tem que se pagar, não é ó Zé de Mello?...

Anónimo disse...

Estes últimos anónimos têm todos o mesmo modo de escrita!!! E ainda dizem que não há coincidências... Começam e acabam as frases sempre por reticências... Onde é que eu ja vi isto??!! Ah ja sei, é também em grande parte dos comentários anónimos do blogue do outro! Quem será?? Dá-se prémio a quem adivinhar... Vamos la ser mais discretos aí com os pc´s não acham?!

Anónimo disse...

Esse gajo apaga os comentarios que nao lhe convém... Inda no outro dia a proposito do que ele escreveu sobre o socrates, somente por nao concordar com algumas coisas que ele escreveu apagou o meu comentario! Nem sequer fui malcriado ( não tenho esse habito quando expresso a minha opinião) como ele quando nao gosta de ouvir o que nao lhe interessa! Eu que respeito todas opinioes, agora que respeitem também a minha! Disse la no blogue dele que apesar de nao ter votado no socrates acho que foi bom para a nossa cidade ele ter vindo cá! É o meu ponto de vista, apesar de estar descontente com a sua governação. E ate lhe disse de facto que os computadores que o paulo portas deu aos elvenses quando foi ministro eram bem melhores... Mas o menino não devia ter gostado desta "graçola", confesso, e apaga tudo o que de mal diga respeito ao seu chefe! Isto sim é que é Democracia?... Diz k o Rondao é ditador e no fim é o k se vê! Contudo tenho que reconhecer que aki no ze de mello as coisas sao diferentes! ha quase sempre opinioes para todos os gostos e feitios! E assim é k deve ser.. ELEVAÇÃO no debate politico e respeito mutuo pelas opinioes dos outros! Isso sim é DEMOCRACIA! bem haja a todos!

templario disse...

Enviei um comentário e não
aparece. Porque é que faz isso?

Anónimo disse...

...ó anónimo das 15:56 se precisar de apoio psicológico escreva para joaquim232@sapo.pt, eu prometo dar uma ajuda gratuita e desinteressada...

...não precisa de ir ao bruxo africano...

Anónimo disse...

Ah!... Ainda não sabias quem é o Abreu... O dono da Câmara da Má-Língua...
Pronto: ficaste a conhecê-lo melhor.
É daqueles gajos que, se ficar apertado no deserto, troca o pai ou o filho por um camelo... (passe o exagero, claro, mas dá ideia de uma pessoa que pouco se importa com os meios, quando a finalidade se impõe.

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo D. Ana Silva! E alem disso de "politicos" como ele está o povo farto... O homem não " se enxerga"! Conta as coisas sempre à meneira dele, como lhe convém! Exemplo disso é o que ele escreveu agora recentemente la na má-lingua acerca da rodoviaria... No site da camara e aki no ze de mello diz uma coisa, mas ele, como sempre, resolve dar uns contornos mágicos " à coisa", para ser mais bombástico! Ja com a vinda do socrates e elvas, a mesma conversa... Segundo a minha opinião esta gente não vai a lado nenhum, porque o povo também não é parvo! Mas eu se fosse ao Rondão também nao me preocupava minimamente com o k esse gajo diz... também nunca vi um elefante ligar a uma formiguinha!

Anónimo disse...

Ahah, isto ta a ficar giro, escreve como ana silva e depois diz que concorda como anonimo. Ahahah. Vamos lá ver se o elefante se safa do tribunal. ahahah

Anónimo disse...

Isto está a ficar é com aprendizes de adivinho. Aprendizes, mas maus.
Eu, Ana Silva, não sou o anónimo das 18.23 horas.
Até discordo de um ponto: que "esta gente não vai a lado nenhum". Vai.
Vai lutar, dentro de dois anos, pelo último lugar na votação para a Câmara.

Anónimo disse...

O anónimo das 20.30 horas cheira muito a CDS/PP. Cheira muito a candidato à Câmara.
A propósito de Tribunal: o Rondão ou é considerado inocente ou culpado.
Se for condenado, o foguetório encomendado pode subir nos céus!
Mas se for ilibado, já viram a azia que o Tiaguito agarra?...

Anónimo disse...

O anónimo das 20:30 é que precisa de internamento... Quer dizer, criticava-o a si, tiaguinho, e depois ia fazer o mesmo??!! Olhe que se isso é o que voce aprendeu la no cds com o paulinho, tenho-lhe a dizer k n costumo reger a minha vida por esses padrões! Mais uma vez afirmo, concordo plenamente com o 2º comentario da Sra. D. Ana Silva!

Anónimo disse...

Pela primeira vez vim a este blog e verifico que a maior "raiva" vai para o autor de outro blog perguntei e fui lá ver para me certificar do motivo de tanta raiva nos comentários conclui que o autor (TIAGO)escreve muito bem, além disso expôe as suas ideias de uma maneira muito clara e critica sobre o atual poder e quando assim é os detratores fazem muito mal em criticarem não as ideas mas a pessoa se assim continuarem ele ao contrário do que perconizam os autores dos comentários mais dia menos dia vai atingir os seus objectivos.
Em democracia o debate é sobre as ideas.

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior:

Passando ao lado da afirmação "o autor escreve muito bem", desafio-o para uma aposta:

- Quanto quer apostar que ele "mais dia menos dia" não "vai atingir os seus aobjectivos"?

Se houvesse apostas, como em Inglaterra como exemplo, o seu palpite, caro anónimo, era pago aí a 500 para um!

A Verdade contra o Mundo disse...

Regionalizaçao num país que cabe num chapeu é demasiado, ou nao? Mais cargos (vários) o que implica mais despesa,será que isso terá alguma utilidade pratica mais alem de alimentar alguns egos?
E creio que sobram as razoes que presidem a tal decisao.

A Verdade contra o Mundo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

E por aqui...mais Tiago Abreu, Tiago Abreu. Não sabem falar de mais nada? Começo a acreditar que ele os incomoda e bastante. Tanto tema que o Zé de MElo propõe e os comentários que consegue são sobre o ....Tiago Abreu. Bem haja Tiago, os cães ladram e a caravana passa.

Anónimo disse...

Claro... os cães ( Paulinho Portinhola) ladram e a caravana ( socialista) passa! Mas caguem para o paulinho portinhola que ele não merece tanto!

Search