edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 3.9.07
Etiquetas:

Um dos temas que nos últimos dias tem cativado os Elvenses é "a merda" (foi esta a expressão que escutei) de programação que o S. Mateus'07 reserva aos romeiros e festeiros.



Segundo o Palácio Digital os artistas serão:





  • 20 Setembro - Dulce Guimarães


  • 21 Setembro - Fados com D. Vicente da Câmara, Teresa Tapadas e José Gonçalez


  • 22 Setembro - “4 Taste”


  • 23 Setembro - “Sons Ibéricos”


  • 24 Setembro - José Reza


  • 25 Setembro - Ana


  • 26 Setembro - Quinzinho de Portugal


  • 27 Setembro - Fados com Lenita Gentil, António Zambujo e Ana Sofia Varela


  • 28 Setembro - Micaela


  • 29 Setembro - “Peste & Sida”




São vários os estilos que passarão pelo palco da Expo S. Mateus e para todos os gostos, mas apresenta-se um cartaz nada atractivo para trazer ao burgo romeiros da geração melódica. Com isto os Elvenses terão que fazer a sua romaria até Nisa, Alandroal ou ao Crato para assistirem a bons espectáculos. Novamente outras localidades ganham o protagonismo que em tempos teve o "nosso" S. Mateus. No Alandroal esteve recentemente Ana Moura, em Nisa apresentaram-se The Gift, Paulo Gonzo, Blasted Mecanism e Tony Carreira, enquanto no Crato, no Festival do Norte Alentejano, os Elvenses poderam ver os Vaya con Dios, Joanna, Rui Veloso e Mariza entre outros.



É este o preço que os Elvenses estão a pagar para que outras estruturas sejam apresentadas como exemplos de sucesso?



Uma das ideias de que se fala, e aqui fica o repto à Confraria e Palácio do Regedor, é a instalação de um Palco Jovem na zona dos bares, permitindo assim outro tipo de animação para o público jovem que: "não grama Morangadas mas curte Quinzinhos de Portugal e Quim's Barreiros". É assim tão caro trazer bandas de garagem e deslocar os Peste & Sida para este palco?



Os tempos são de modernidade, os públicos estão mais exigentes, sofisticados e sabem o que querem. Não apostar nos artistas é empobrecer a Feira, desprestigiar Elvas e condenar o S. Mateus a ser uma feira de 2ª categoria. A Maior Romaria do Alentejo já não é aqui!

28 comentários:

Anónimo disse...

...http://javierfigueiredo.blogspot.com/
este comunista pró-homossexal espanhol, não aceita comentários de portugueses democratas e heterossexuais...

...como democrata, português e heterossexual, sinto um enorme desgosto pela descriminação...

Anónimo disse...

Realmente o cartaz é fraco. Em relação aos outros concelhos não sei quem é a Ana Moura e os Vaya con Dios recusaram tocar no Crato. Não nos podemos queixar de espectáculos depois dos que já passaram e vão passar no Coliseu. Afinal qual é a cidade de interior que traz o Joaquin Cortez? Qual é a cidade que enche um coliseu com 6000 pessoas? Pois. Não devemos esquecer estes pormenores.

Anónimo disse...

E com o capricho dos espectáculos no coliseu, pagamos com espectáculos miseros no S. Mateus?

Anónimo disse...

O Importante não é o cartaz mas o discurso do " dono" da festa

Anónimo disse...

...a propaganda rosa tem lugar no pavilhão rondão almeida e em data que possa realçar a obra do rondão, sem se diluir num programa de festas...

...quem está bem montado no tacho não brinca em serviço...

Anónimo disse...

Quando estava o Carpinteiro no tacho é que o São Mateus era bom!

Anónimo disse...

Os Vaya com Dios não recusaram actuar, infelizmente a mãe da vocalista está muito mal de saúde. Só um socialista merdoso para brincar com isso. O Joaquim Cortez não há duvida que é um fabuloso artista, mas não tem publico em Elvas. Encher um coliseu com 6.000 pessoas de borla nem precisa ser uma cidade, qualquer vila onde nunca sucede nada e onde não há dinheiro para nada, um espectáculo de borla não se recusa mesmo que não tenhamos conhecimento de quem é o artista. Pormenores que não deve esquecer seu lambe botas são as centenas ou milhares de jovens naturais deste concelho que têm de sair porque aqui só contam com os idosos, porque votam e se deixam influenciar melhor, nada mais, pormenores desses é que o teu dono tem de ter em conta, não as pimbalhadas e pedófilos, que normalmente enchem esta cidade. O S. Mateus desde que foi "vendido" ao regedor perdeu toda a sua identidade. Estes artistas numa cidade que se diz moderna e avançada como querem fazer passar, nem na festa dos hortelões deveriam pisar. Haja qualidade, haja trabalho. No lugar de tantos espectaculos de baixissima qualidade, mais valia um ou dois como manda a sapatilha, mas atenção um desses teria de ser obrigatóriamente no S.Mateus e no recinto da Piedade. Fraco? Bobby's!

Anónimo disse...

No tempo do Carpinteiro o dinheiro não corria como agora. Dá até para o regedor mandar o Carpinteiro de férias. Algum interesse deve ter havido....

Anónimo disse...

Sou elvense, e apesar de n viver na cidade vou lá mtas vezes, acabei de passar um mês lá. Sou jovem, os meus amigos sao tds jovens, pelo que penso entender o que eles pensam em Elvas. Admito que o cartaz é uma "m..." como dizem aqui, foleiro, com os mesmos cantorzecos de smp, e eu n irei ver nada de certeza... mas sinceramente, estao a pensar mudar a estrategia... por causa dos jovens? Estive no torneio de basket, grATIS,com ekipas de qualidade (apesar de n parecer, vejam a qualificação para o eurobasket, e vejam em que lugares ficaram romenia e georgia...afinal n eram tao maus...), e jovens...kuase n havia!falei com mtos amigos para irem cmg, e olhavam para mim com cara de n entenderem o que ia pa lá eu fazer... o museu? que eu saiba é pa jovens, é contemporaneo...pois os meus amigos jovens de elvas, kuase nenhum pôs lá os pés nem quer saber disso. Sinto-me triste, e estou a falar de amigos meus de entre 20 e 30 anos...
Por isso acho muito má a programaçao do sao mateus, e n vou de certeza. mas... fazer programaçao a pensar em jovens? é logico que há excepçoes, mas a maioria dos jovens elvenses nem que pusessem os rolling stones...se é em elvas, eles acham td foleiro...
É triste, e n sinto identificado com essa forma de pensar, mas... é o que vejo em elvas...com excepções, felizmente!
Um abraço a tds... e que utilizem este blog da melhor forma... discutir com respeito é o melhor que há:) E se ha mais jovens de entre 20 e 30 aqui a escreverem... digam se n pensam o mesmo que eu... posso estar enganado...embora n m pareça...

Anónimo disse...

Infelizmente Filipe partilho da mesma opiniao que tu. Tenho 23 anos e vivo em Elvas desde que sou eu. Por outro lado, penso que isso acontece devido ao facto de nunca termos tido um cartaz que aludisse as pessoas (os jovens) a visitar e a permanecer na feira. A grandiosidade do S.Mateus (nao eskecer que é esta a feira que fecha todas as feiras do alentejo) perdeu-se devido a interesses instalados entre os que nos sabemos. concordo plenamente kd dizes k discutir com respeito e o melhor.
Abraço a todos.

Anónimo disse...

Tenho alguma dificuldade em compreender por que motivo uma ou outra sugestão tem de vir acompanhada por comentários ácidos, para não dizer ordinários.

Anónimo disse...

Meu caro Filipe:
Noto sensatez e vivacidade no comentário. Destaco, sobretudo, "se é em Elvas os jovens acham tudo foleiro".
É mesmo assim! Bem observado.
Mas é preciso confiar que somos capazes de alterar um pouco estas mentalidades

Anónimo disse...

É preciso ter em atenção que alguma coisa mudou. nos últimos 25-35 anos...
O tempo das aulas abrirem em Setembro já foi!
Agora, com as aulas a abrir em 10, 12 ou 17 de Setembro, os hábitos familiares mudaram e a malta que estuda fora já cá não está em 20, 22, 24 ou 26 de Setembro.
Como o São Mateus é estático - comoça sempre dia 20, troveje ou relampeje... -, há que fazer uma festinha para quem mora em Elvas, ou quem mora à volta e aposta em especial no fim-de-semana.
À margem: comparar Crato com Elvas é querer confundir (ou querer enganar as pessoas) cinco dias com 365.
Por favor...
Ah! Já sei: aqui não se pode esperar desenvoltura intelectual, só faz falta marcar posições partidárias.

Anónimo disse...

Por amor de Deus, tanta opinião (e ainda bem que assim é) e não se chega à real conclusão que o S. Mateus está como todas as instituições em Elvas manipuladas pelo Munícipio, pelo que só é aquilo que o Sr. Presidente quer! Esperemos então pelo ano de eleições!

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior:
Não vale a pena ir por caminho enviesado. Então é assim:
1.- A Expo São Mateus é organizada pela Câmara.
2.- A Expo São Mateus tem espectáculos com entradas livres.
3.- Os elencos dos espectáculos são escolhidos e pagos pela Câmara.
4.- O programa de animação de palco da Expo São Mateus foi aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara.
Rápido, conciso e indesmentível. Mas, igualmente, aberto a comentários e especulações. Como seja, por exemplo, adivinhar os carteis de 2008, 2009 e 2010.

Anónimo disse...

Nuno Silva a expo-s.mateus nem deveria existir.
É a festa da cidade dos elvenses e dos concelhos limitrofes, é uma romaria, uma feira. Popular. Não é uma festa do avante ou uma qualquer merda do ps. É a nossa festa, não tem de ser a festa particular dos socialistas rondonicos. Expo Quê? ... infeliz

Anónimo disse...

Mas qual expo ... qual que! Nós queremos é o nosso S. Mateus, livre de pressões partidárias, queremos o S. Mateus tal como ele crescendo e adaptando-se aos novos tempos, não dependente de calendários políticos ou caprichos de ditaduras implantadas na nossa cidade!

Anónimo disse...

Experimenta a montar o São Mateus sem o apoio da Câmara e diz-me, no fim, o que foste capaz de fazer...

Anónimo disse...

Expo São Mateus é um nome infeliz...
Topa-se logo, por duas razões: "não é" exposição e "não é" no São Mateus.
Por respeito ao Senhor Jesus da Piedade: nós podemos ter preferências (ou relutâncias) partidárias, mas não devemos ser cegos. Porque nos tornamos ridículos.

Anónimo disse...

O São Mateus sempre se fez com mais ou menos apoio das camaras. Mas nunca foi monopolizado como este tipo fez. Ainda há bobbys tão estupidos que acreditam que vão enrriquecer debaixo do pé do dono?, acreditam mesmo que vão ser impunes para sempre? este penteadinho é mais um politico daqueles que aproveita a estupidez massiva de uma cidade para se armar em grande, coisa que nunca deve ter tido autorização lá em casa. Normalmente estes tipos são uns frustrados na vida pessoal. Se a confraria tivesse mais que um ou dois válidos não precisavam de dar o cú ao regedor para fazer uma boa feira, seu bobby anonimo das 11:42...

Unknown disse...

Eu sou jovem e concordo com a maioria das coisas que aqui foram ditas.

É certo e sabido que este Regedor, desde o dia 1 no Poder, nunca se interessou pelos jovens. Não me lembro de alguma vez ter havido algum tipo de celebração, festa ou evento feito totalmente a pensar nos jovens desta cidade. E se os houve, foram muito poucos.

Mas não é só por isso que os jovens desta cidade a acham "uma seca". Conheço bastante gente da minha idade e contam-se pelos dedos os que têm iniciativa e imaginação. Ou seja, aqui toda a gente é demasiado comodista! É tudo muito mole, muito pachorrento. Parece que não gostam de coisas novas... Não temos que seguir os programas dos outros, o que temos é de criar os nossos próprios programas! E isso tanto pode ser feito em Elvas, como em Lisboa, como no Caia. Claro que em alguns sítios existem mais atracções do que em outros, mas imaginação há em todo o lado!

Como excelente exemplo passo a citar o que o "conselheiro filipe" disse: "Estive no torneio de basket, (...) falei com mtos amigos para irem cmg, e olhavam para mim com cara de n entenderem o que ia pa lá eu fazer... o museu? que eu saiba é pa jovens, é contemporâneo...pois os meus amigos jovens de elvas, kuase nenhum pôs lá os pés nem quer saber disso."

Ou seja, haja ou não eventos nesta cidade, os jovens d'Elvas não mexem uma palha para mudar a rotina. Acaba por ser sempre dormir de manhã, ir ao cafezinho à tarde para a cidade jardim com a namorada e sair à noite... Depois queixam-se de que Elvas é uma seca!

Obviamente que cartazes como este do S. Mateus só nos afastam dos concertos em si e acabamos (quer queiramos, quer não) por passar a noite toda na zona dos bares à conversa... Como tal o apoio que precisamos da Câmara é igual a zero!

Anónimo disse...

E o cartaz (divulgação) pela KattyGraf... realmente há grandes taços!

Não tenho qualquer formação como suponho que devam ter mas por favor... um cartaz (divulgação/artistas) não se admite.

Tipo de letra altamente semelhante e com pouco destaque entre eles, Imagens aos riscos com que intenção? modernismo? lolol em que?

Tragam Xutos, Da Weasel, Blasted, Blind Zero, Hands On Approach, Rui Veloso, Clã, Jorge Palma, D3Ö, Oioai, The Poppers, Dapunksportif, GNR, etc... nomes n faltam... (de preferência a anteceder um final de tarde, inicio da noite com bandas de garagem de Elvas).

Anónimo disse...

Ao saudosista do fascismo anterior:
Eh, pá! A gente quando não sabe, não escreve; caso contrário, corre o risco de fazer má figura, como é o seu caso!
Não deve conhecer o designer que está na Kattygraf. É um puto novo, mas com muito valor e enorme potencial de progressão.
Enfi, neste País, a bacorada é livre. Vai em frente! Tens futuro.

Anónimo disse...

Ao Tiago Abreu e seus pseudónimos!!!
Já que apagas os comentários que não te agradam no teu blogue, e vais opinar para os blogues dos outros, porque és um hipocrita da pior especie, quero aqui deixar-te um conselho:
Não vale a pena perderes tempo com tanto bacorada que escreves, basta que te apresentes à luta nas próximas eleições e te candidates a Presidente da Câmara, e depois verás qual a tua sina. Tenho a certeza que a população elvense nunca te irá confiar uma tarefa dessas, nem que estivesses só tu e o julinho das missas à disputa por esse lugar. És tão ridiculo e ignorante ao ponto de até mesmo nas tuas opiniões não conseguires esconder que tudo aquilo que te move é o teu interesse próprio e não os dos jovens elvenses. Tu queres é tacho como na questão das arvores da praça, como na questão dos bares do São Mateus, enfim queres é arranjar alguma coisa para fazer, pois como menino mimado que és, tens 33 anos e não sabes fazer nada na vida, és um parasita da sociedade, que dorme até às tantas da tarde, acorda e vai para a net dizer mal de tudo e todos. Não vales nada hipocrita, tenho tanta pena de ti, pois vais ser outro Manuel António, já deves estar com os pés para a cova, e ainda sonhas algum dia poder vir a ser Presidente da Câmara. Até sempre.

Anónimo disse...

O comentário das 16:43 pelo conteúdo e raiva que emana só pode ser da loira. Irra que está mesmo ressábiada. E olha que não sou o Tiago, não o defendo, porque não acredito em politicos, mas que tem razaão na maioria dos posts, lá isso tem.

Anónimo disse...

E...mais Tiago Abreu. Este blog parece que começa a ser o caixote do lixo do outro blog. Aqueles que pela sua ordinarice não tem lugar no elas 2050 parece que vêm para aqui despejar as suas frustrações. Assim como frustrante deve ser alguem colocar um tema por dia e os comentários serem sempre sobre a mesma pessoa. Força Tiago.

Anónimo disse...

Ao Sr. Rui Silva
Realmente o cartaz do S. Mateus de este ano não está grande coisa. E digo com algum conhecimento de causa. Estamos no ano 2007, temos de modernizarnos, que inovação tem este cartaz, o que significam aqueles cortes na imagem?
Pesquise e veja os cartazes referentes a outras festas semelhantes e compare!

Unknown disse...

De há uns tempos a esta parte o “palácio do regedor” entrou numa de “cultura”. É bom que assim seja, e que as pessoas que estejam nessa área saibam REALMENTE o que fazem e que não nos dêem “gato por lebre”. Aplaudo a ideia “Música encanta o Património”, e espero que continuem a dar cultura verdadeira e não a música “pimba” que normalmente nos chega no Verão.

Mas pelo que vai haver no S. Mateus, na chamada “expo”, o programa musical deixa muito a desejar. Os jovens que o digam se gostam do que lhes impingem.

Search