edição:Velho Conselheiro Ze de Mello a 11.6.07
Etiquetas: ,




Bem Vindos a Badajoz! Será com esta escultura de braços abertos, representando a cidade, e a colocar em breve na primeira rotunda da Av. De Elvas na zona do Caia, que Badajoz vai receber os portugueses. Esta rotunda será em breve uma das mais importantes da Cidade-Irmã, pois será ela a distribuidora do trânsito proveniente da Estação Internacional do TGV, da Plataforma Logistica, do IFEBA, do Lusiberia, do “Caya” onde para além do Posto Misto se instalará este ano o Gabinete dos Fundos Transfronteiriços e do novo Centro Comercial a instalar nas antigas instalações da Hering com lojas do El Corte Ingles, Zara, Bershka, Pull & Bear, Oysho e Stradivarius, num investimento de 71 milhões de euros.


Passando o Rio Caia como recebe Elvas que entra em Portugal? Com a mais degradante pseudo Área de Serviço do pais, com um bairro fantasma e edifícios oficiais abandonados! É este o Caia’07. Que futuro para o Caia?

Na óptica deste Velho Conselheiro o Caia deverá tornar-se no rosto da Nova Elvas. Aliada à plataforma logística, mas não esquecendo que o PDM classifica aquela zona como de habitação, comércio e serviços, o Caia deve desde ser alvo de um plano de pormenor que se antecipe à instalação da Plataforma Transfronteiriça, redesenhando aquela que é a porta de entrada em Portugal.





  • Porque não solicita o Palácio do Regedor a alienação do bairro da Guarda Fiscal de modo a que este reviva e se possa transformar num bairro de rendas sociais?

  • Porque não se projecta e executa uma zona verde que comece na zona sul, se prolongue sobre a A6 com uma ponte pedonal ajardinada até à zona norte e daí até ao Rio, e quem sabe para além dele?

  • Porque não se infra-estrutura na Zona Norte um lote para construção de habitações de alto standart para os futuros quadros superiores que ali ocorrerão?
  • Porque não avança o Palácio do Regedor com a construção de um edifício emblemático onde possa ficar instalado a futura sede oficial do AECT (Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial) Elvas – Badajoz?

Porque Elvas começa no Caia e não nas Sochinhas é urgente socorrer este territorio!

2 comentários:

Dina disse...

Realmente está na hora de olhar para aquela zona com novos olhos.
Há ali casas ao abandono que facilmente seriam transformadas em habitação para muitas famílias que delas precisam...
Passei tantas vezes por ali e olhando para uma em particular pensava: "Gostava de viver nesta casa", como eu muitas outras pessoas pensarão que uma daquelas casas ao abandono poderia ser a sua.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com a localização da Nova Elvas, acho que a ideia e a denominação partiram de mim e ao mano Eurico então transmiti. O passado próspero de Elvas passou por Espanha com os despachantes e o comércio, o futuro também passará. À autarquia caberá infraestruturar e aos privados construir. Há 2 vectores fundamentais:
-O diferencial a nosso favor do preço das casas;
-A construção de área de lazer a concessionar a privados, que obrigatoriamente incluiria o tiro e a natação, esta última que atrai a Elvas uma multidão de praticantes com impacto na restauração, além de tenis e outros.
Deveria ainda ser incentivado o estabelecimento dos restaurantes, como produto sinérgico.
Tudo isto com uma oferta global de serviços (internet telefone)ao preço de Espanha, teria que ser infraestruturado com fibra óptica

Search